* Nova Interface: O Windows 8 abandonou o visual etéreo do Vista/Win 7 e oferece cores mais sólidas e um visual mais sóbrio. Além disso, a tela inicial é formada por blocos (chamados de "tiles") que representam aplicativos, pastas e outros itens. Antigamente chamada de Metro, a empresa chama a nova interface de Modern (moderna).
* Barra de ferramentas: O novo Windows não possui menu Iniciar, opção que existia desde 1995, agora as funções foram deslocadas para a chamada "barra de charms", espécie de barra de ferramentas que aparece à direita na tela. Com ela há opções de configurações, busca e outros processos desejados pelo usuário. Há uma maneira específica de ativar a chamada barra de charms conforme o equipamento que você utilize. Em um tablet basta deslizar o dedo da direita para a esquerda. Num PC o mais prático é teclar Windows + C ou então mover o cursor do mouse para um dos cantos à direita.
* Multitarefas: O Windows 8 permite dividir a tela em duas e então visualizar dois aplicativos ao mesmo tempo. Assim a troca de informações de um aplicativo para outro (como texto e imagens) fica mais fácil, principalmente num tablet. Esse recurso não existe para iPad nem numa infinidade de tablets que rodam Android. Um dos poucos que possuem a opção é o Galaxy Note 10.1 da Samsung.
* Redes sociais: O Windows 8 vem com o chamado People Hub, gerenciado de contatos que integra informações do Facebook, Twitter, sites da Microsoft e no caso de empresas, no servidor de e-mail Exchange. O aplicativo consegue identificar contatos duplicados, listando nomes apenas uma vez. Também é capaz de exibir as ultimas atualizações publicadas por cada um dos nomes na lista de contato.
* Windows Store: A Microsoft irá lançar juntamente com o novo sistema operacional, a Windows Store, loja online de aplicativos para o sistema. Provavelmente ela será inaugurada amanhã e oferecerá aplicativos feitos com a interface Modern. Os preços vão, além dos gratuitos, de US$ 1.49 a 999. Segundo a companhia, a Windows Store terá “mais aplicativos para computadores do que quaisquer outras lojas do tipo no mercado”.
* Cloud Computing: Segundo a Exame, a Microsoft é a pioneira em oferecer serviço de armazenamento na nuvem há 5 anos, com o SkyDrive. Agora, a integração do serviço com o Windows 8 é total, com aplicativos podem armazenar arquivos diretamente nele. Outras plataformas como o Mac OS X, iOS e Android podem ter acesso aos arquivos através de aplicativos ou mesmo navegador. O usuário também pode utitilizar a nuvem para sincronizar suas configurações pessoais entre diferentes computadores e tablets, basta fazer o login e o ambiente de trabalho será carregado.
* Internet Explorer 10: A nova versão do navegador da internet, que vem perdendo cada vez mais espaço no mercado, tem duas versões. Uma com a interface clássica já vista no Windows 7 e similar ao IE9 e outra seguindo a nova interface gráfica proposta pela Microsoft para seus produtos. Com a nova versão o navegador roda em tela cheia, ao invés de ficar apenas numa janela móvel. A empresa afirma que o novo IE é um browser rápido.
* Mescla com interface tradicional: A interface clássica do Windows 7 pode ser utilizada no 8, porém sem a presença do botão Iniciar. Porém clicando no canto inferior da tela surge um menu parecido com o velho "Iniciar", com configurações do sistema, aplicativos, busca e outras opções.
0 comentários :
Postar um comentário