Apresentação
A Computação revolucionou a utilização de expressão gráfica nos
exercícios da engenharia, viabilizando a execução de trabalhos em três
dimensões, que antes só eram possíveis através da construção de modelos.
Os softwares existentes no mercado possibilitam a construção
de modelos virtuais, cujas imagens são muito próximas do real, onde se podem
ver, em três dimensões, todos os detalhes de uma máquina, de um equipamento ou
até mesmo de um processo inteiro. Estes modelos virtuais possuem recursos de
cores, textura e animação onde às imagens podem ser giradas, cortadas,
alteradas e ao mesmo tempo compartilhadas, por meio de redes ou da internet,
por todas as partes envolvidas no desenvolvimento de estudos e projetos de
engenharia.
A Computação gráfica, com certeza facilitou e ampliou o
desenvolvimento de projetos na área de engenharia e da arquitetura porque, além
de poder ser utilizada integrada com softwares de cálculos ou com banco de
dados, os modelos virtuais são fáceis de serem compreendidos e enchem os olhos
de quem está comprando o projeto.
No entanto, a execução dos projetos das áreas de engenharia
e da arquitetura ainda dependente dos desenhos bidimensionais que são
utilizados para fazer o detalhamento dos detalhes construtivos que envolvem o
objeto projetado.
Assim, apesar de todos os recursos propiciados pela
computação gráfica, os exercícios de engenharia ainda estão diretamente vinculados
à leitura e interpretação de desenhos bidimensionais, chamados de Desenhos
Técnicos.
Pode ser que no futuro todos os problemas gráficos da
engenharia sejam elaborados em três dimensões, mas ainda não é hora para se
abandonar a linguagem bidimensional.
Diferentemente das imagens tridimensionais, que podem ser
entendidas por qualquer pessoa, os desenhos bidimensionais se constituem em uma
linguagem gráfica que só pode ser entendida por quem estuda.
Desta forma, elaboramos esta pequena apresentação, com o
objetivo de fornecer elementos para a aprendizagem da leitura e interpretação
de desenhos técnicos, visando a formação de engenheiros em suas diversas
modalidades, e dentro deste objetivo, é abordado somente aspecto da linguagem
gráfica contida nos desenhos bidimensionais.
Quebrando o paradigma que o aprendizado de Desenho técnico
depende de prática constante, esta apresentação mostra textos preparados dentro
de uma estratégia didática que ajuda o aprendizado da linguagem bidimensional e
desenvolve o raciocínio espacial.
Exceto para a Engenharia Civil que utiliza uma área
específica de expressão gráfica, as matérias abordadas nesta apresentação
atendem as necessidades de formação em leitura e interpretação de Desenhos
Técnicos de todas as outras modalidades de engenharia.
Para os cursos de engenharia que visam à preparação para
atividades de desenvolvimento de projetos, como é caso dos engenheiros mecânicos,
será necessário fazer o treinamento de CAD (Computer Aided Design) que
viabilize a elaboração de desenhos.
Para as modalidades de engenharia onde a probabilidade de
envolvimento com atividades de projeto de máquinas e equipamentos é pequena,
como é o caso de engenharia química, engenharia de alimentos etc., a formação
de Desenhos Técnicos pode ficar restrita à leitura e interpretação abordada
nessa apresentação.
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