segunda-feira, 11 de novembro de 2013

AutoCAD Capítulo 03 – Comandos de Desenho

Objetivos

·         Gerar desenhos a partir de primitivas geométricas

·         Hachura

Este capítulo apresenta os comandos de desenho em 2D do AutoCAD. Eles são acessados mais facilmente pela barra de ferramentas Draw que deve estar no seu lado esquerdo da tela, ou pelo menu superior Draw.





Todos os comandos também podem ser digitados. Ao digitar um comando, ele será inserido em um pequeno quadro na tela onde estiver o cursor; ao dar <Enter>:, o comando pede o ponto inicial da linha. A Figura seguinte mostra o exemplo de quando digitamos Line. Se o botão Dyn na linha de status estiver deligado, segue-se a interação pela linha de comandos.

Importante: A linha de comandos do AutoCAD pode ser desativada a partir da versão anterior e foi criada a Entrada de Dados Dinâmica (2.6) que trouxe facilidade, porque você não precisar mais olhar o tempo todo para a linha de comandos (versões anteriores). Para facilitar a interação, tudo que for digitado fica visível no ponto do cursor, pois é por meio dele que o programa interage com o usuário. Você nuca se sentirá perdido se olhar sempre para o cursor.



Interação com os Comandos

A interação do programa com o usuário é feita pelo pequeno quadro que surge no meio da tela. O comando solicitado aparece sempre pedindo alguma ação do usuário, que é mostrada nesse quadro. Ele pede um ponto, um número ou para selecionar alguma entidade. Preste sempre atenção nisso e não terá dificuldade em saber o que fazer.

Alguns comando também podem ter várias opções ou modos de desenho. Essas opções aparecem nesse quadro na tela da seguinte forma: ao entrar no comando Circle, o AutoCAD pede o centro do círculo (specify center point circle or:) e mostra uma caixa de listagem na qual, digitando a seta para baixo, você tem as outras opções.



Comamand: Circle
Specify center point for circle or {3P/2P/Ttr (tan tan radius)]:P1

Em seguida dê o ponto que será o centro do círculo, que seria o P1. Esta é a chamada opção Default, ou seja, clique num ponto da tela. Após clicar em um ponto, o cursor mostra o seu deslocamento até o ponto final que representa o comprimento do raio e pede para especificar o raio do círculo. Digite o valor do raio ou clique em qualquer ponto, dando a distância visualmente. Note que o ângulo formado pelo cursor também é mostrado.

Ao dar o centro, ele pede o raio e você ainda tem a possibilidade de escolher outra opção, em vez de fornecer o raio, clicando na seta para baixo, como mostrou na figura. Nesse caso é possível concordar com o raio usado anteriormente ou mudar para a opção Diameter na qual, em vez de dar o raio, informa-se o diâmetro. Você pode selecionar uma das opções com o cursor ou comas setas.

Se você optar por trabalhar com a linha de comandos, como nas versões anteriores do AutoCAD, ou estiver com ela habilitada e aparecendo na tela, observe as orientações da linha de comandos a seguir:

As opções que vierem dentro de colchetes [ ] e separadas por ( / ) barras são as outras possibilidades do comando em questão. Se você não der o centro do círculo que é o default, pode escolher outra opção. Basta digitar a letra que estiver em maiúsculas dentro dos colchetes seguido de <Enter>. Por exemplo, 3P ou 2P ou T. Automaticamente o comando segue a opção escolhida por você. Isso vale para todos os comandos do AutoCAD.

Outra possibilidade é quando se usa um valor para uma medida, o qual passa a ser o default e aparece entre < >, significando que da próxima vez a entidade será desenhada com esse valor se você der <Enter>, a não ser que digite outro valor.

Um exemplo, ao entrar no comando Circle e dar o centro, em seguida é pedido o raio e aparece o valor <4.00>. Isso significa que o último círculo desenhado foi com 4.00 de raio. Então pode-se dar <Enter> e o círculo será desenhado com 4.00, ou digitar outro valor.

Importante: Se você entrar em algum comando e se arrepender, tecle <ESC> para cancelar o comando.

0 comentários :

Postar um comentário