O aplicativo foi lançado nos Estados Unidos há mais de um ano e já foi baixado mais de 10 milhões de vezes por lá, de acordo com o Google. Dentro do app, estarão conteúdos já conhecidos das crianças (e de seus pais), como a Galinha Pintadinha e vídeos da Turma da Mônica.
Completamente preparado para crianças, todo o conteúdo dentro do YouTube Kids passa por aprovação. Em um primeiro acesso, o responsável pode configurar algumas especificações.
É possível escolher a faixa de idade da criança. As opções são idade pré-escolar, idade escolar ou todas as idades—o último deve ser interessante para quem tem mais de uma criança usando o app ao mesmo tempo.
O responsável também pode escolher se quer permitir que a criança faça buscas dentro do aplicativo ou não. Caso a opção seja por não permitir buscas, as crianças poderão acessar somente vídeos de quatro categorias: séries, músicas, aprender e explorar.
As buscas, vale dizer, podem ser feitas tanto por texto, quanto por voz—algo interessante para crianças que ainda não foram alfabetizadas. Os pais terão à disposição também um timer. A ideia é facilitar o controle de quanto tempo uma criança pode passar com smartphone ou tablet.
Ao contrário do app tradicional do YouTube, o Kids não faz nenhuma coleta de dados. Algo diferente do aplicativo para “adultos” é o sistema de anúncios.
Publicidade
A publicidade veiculada no YouTube Kids não será clicável e não encaminhará o usuário para outros sites ou aplicativos. Mesmo assim, a simples existência de propagandas no aplicativo pode incomodar alguns pais.
O Google garante que o controle de publicidade será rigoroso. Propagandas de cosméticos, por exemplo, não serão exibidas lá dentro. Apesar desse controle, se o responsável preferir optar por não expor seu filho a publicidade infantil, a melhor opção é não permitir que ele use o YouTube Kids.
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