segunda-feira, 6 de junho de 2016

15 erros mais comuns em apresentações

Olá pessoal, hoje vou falar com um pouco sobre apresentações.

No trabalho ou faculdade, sempre precisamos elaborar apresentações para nossos chefes e professores, e todos sabem que, uma apresentação precisa ser bem elaborada, tanto em conteúdo com na forma de ser apresentada.

A SOAP, têm algumas dicas para você se dar bem nas suas apresentações.

Vamos primeiro as 15 erros mais comuns nas apresentações:


1 - Escrever Apresentação na Capa

*Quando você compra um livro, esta escrito livro na capa?
*Coloque o tema da apresentação e, se realmente necessário, seus contatos.

2 - Falar o Óbvio

*Falar que preparou um PowerPoint e gostaria de começar com o primeiro Slide é extremamente redundante. Respeite o tempo da sua audiência (e o seu também).
*Já inicie com uma metáfora para captar a atenção de todos, faça-os pensar: "mas o que isso tem a ver com o tema?".

3 - Ser dono da Verdade

*Apresentadores arrogantes Constrangem a plateia. Essa postura é um tiro no pé. Você quer vender uma ideia, motivar pessoas, você precisa delas.
*Seja modesto, Aceite opiniões e dúvidas.

4 - Falar que sabe que as pessoas não gostariam de estar ali

*"Eu sei que vocês preferiam estar na praia, mas já que estamos aqui...". Começando assim, você declara que sua apresentação não será interessante.
*Acredite no potencial de seu conteúdo, faça-o ser interessante, conte uma história e faça associações inteligentes.

5 - Fazer uma apresentação de 1 Slide

*É comum, acredite, a pessoa esquecer que tem vários slides pela frente e entregar todo o assunto no primeiro slide.
*Estude o conteúdo a ser apresentado para não antecipar informações e enfraquecer a mensagem criada.

6 - Colocar missão, visão e valores

*Se a apresentação não tiver o objetivo de treinar novos funcionário, não há necessidade desses slides, pois, na maioria das vezes, essas informações não dizem nada para a audiência.
*Se realmente for necessário, faça com que sua audiência conclua quais são as missões, visão e valores da sua empresa.

7 - Usar muito texto na tela

*Quando se coloca muito texto no slide, a atenção da audiência é dividida entre o arquivo e o apresentador. E, normalmente, o apresentador perde.
*Deixe no slide apenas as palavras-chaves que o ajudarão a lembrar o assunto

8 - Ler os Slides

*Não subestime sua plateia, provavelmente todos ali sabem ler
*treine a apresentação para você conduzir o arquivo, e não contrário.

9 - Criar slides Malucos

*Não exagere na hora de inserir animações, isso só distrairá a audiência, e você ainda corre o risco de parecer brega
*Insira apenas animações que deixem o conteúdo didático e acompanhem seu discurso

10 - Deixar muita informações em Gráficos

*Não insira muito dados dentro de um mesmo gráfico. De forma geral, eles não são 100% analisados pela audiência - ou não há possibilidade de leitura para tal, ou não há tempo.
*Veja qual o objetivo do gráfico e diminua a quantidade de números. Se o objetivo for mostrar evolução, trabalhe com intervalo de datas.

11 - Fazer uma "apresentação Frankenstein"

*Quando você vai ver, juntou tanta coisa, de tantos arquivos diferentes, que sua apresentação fica parecendo um grande Frankenstein, pois, em cada slide, há uma fonte, uma linguagem e m tipo de imagem diferente.
*Construa uma linha de raciocínio lógica para seu conteúdo e padronize as fontes e cores.

12 - Colocar som na animações

*Quando a audiência menos espera, aparecem sons vindo das animações! Som de palmas, velocidade, bola pingando, entre outras.
*Este tipo de coisa só é mais uma forma de distrair sua audiência, mantenha o foco dela em você.

13 - Resumir todas apresentação no final

*Depois de 2 horas de apresentação, você decide resumir tudo em 20 minutos. Isso é um desrespeito com a audiência. Se era possível falar tudo em 20 minutos, por que gastou 2 horas preciosas dela?
*Ao Final, não resuma; Reforce os pontos principais

14 - Terceirizar a condução dos slides

*Alguns apresentadores não gostam de passar os próprios slides e ficam gritando para todos ouvirem "próximo" ou "Pula, não vou falar sobre esse, hoje".
*Caso não se sinta confortável em passar os próprios slides (o que não recomendamos), combine um gesto com o responsável e o faça discretamente.

15 - Ter um slide de obrigado ao final

*Não há necessidade de terceirizar o serviço de agradecer
*Agradeça pessoalmente e, se precisar deixar algum slide na tela, coloque como conteúdo os seus contatos.

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