terça-feira, 13 de setembro de 2016

Autodesk Inventor: Restrições Geométricas

Este post descreve restrições geométricas e como aplicá-las à geometria de esboços. As restrições geométricas são usadas para controlar a geometria de esboços. Por exemplo, uma restrição vertical aplicada a um segmento de linha faz com que ele seja vertical. ma restrição de tangente adicionada a um arco o força a permanecer tangente à geometria restrita.
As restrições geométricas representam a base de todos os projetos paramétricos. Usando esses objetos, é possível capturar a intenção do projeto e forçar a geometria a seguir as regras definidas por cada restrição.

A ilustração a seguir mostra restrições 2D em um esboço de peça.


Sobre restrições geométricas


Existem vários tipos diferente de restrições, casa um com uma finalidade e uma capacidade específica. A seleção escolhida dependerá em grande parte da intenção do projeto.
Quando você cria esboços, algumas restrições são inferidas (aplicadas automaticamente). Na maioria dos casos, as restrições inferidas são suficientes para as restrições inicias. Durante o desenvolvimento do esboço, talvez seja necessário adicionar mais restrições para estabilizar corretamente a geometria de esboço.
A ilustração a seguir mostra os dois efeitos de restrições na geometria de esboços. O esboço à esquerda foi desenhado intencionalmente com o uso de apenas algumas das restrições inferidas. O esboço à direita é o resultado da adição de outras restrições, como perpendiculares, paralelas ou colineares.



1. Somente restrições inferidas iniciais
2. Após a aplicação de restrições


Definição de restrições geométricas


As restrições geométricas estabilizam a geometria de esboço colocando limites no modo como a geometria poderá ser alterada quando você tentar arrastá-la ou cotá-la. Por exemplo, se uma restrição horizontal for aplicada a uma linha, essa linha será forçada a ser sempre horizontal.

Na ilustração a seguir, o círculo à direita está sendo redimensionado. Foram aplicadas restrições de tangente às linhas. À medida que o círculo é redimensionado, as linhas permanecem tangentes a ambos os círculos



Tipos de Restrições


Você pode usar os seguintes tipos de restrições para restringir seus esboços.



Exemplo de Restrição horizontal

A ilustração a seguir mostra a aplicação de uma restrição horizontal. Os dois círculos estão restritos às extremidades da linha. A intenção do projeto requer que esses dois círculos permaneçam alinhados. depois que a restrição horizontal for aplicada à linha, a linha será atualizada e o círculo à direita se moverá junto com ela.



Sobre Inferência e persistência de restrição


Por padrão, quando você cria uma geometria de esboço, essa geometria pode ter restrições geométrica aplicadas automaticamente a ela. Para controlar quando as restrições geométricas serão inferidas e aplicadas automaticamente em um esboço, é preciso compreender o que siginifica ter restrições inferidas, o significado de persistência e onde e como alterar as configurações relacionadas.
A ilustração a seguir mostra um esboço criado junto ao esboço concluído com as restrições geométricas exibidas. À medida que a geometria de esboço foi sendo criada, as restrições geométricas foram adicionada automaticamente a ela.



Definição de Inferência e Persistência de Restrição


Quando você está trabalhando em um esboço, vários tipos de restrições geométricas podem ser aplicadas automaticamente à geometria de esboço à medida que ela é criada. Isso inclui restrições perpendiculares, paralelas, coincidentes, horizontais, verticais e tangentes. A aplicação automática de restrições geométricas é conhecida como inferência e persistência de restrição.

Quando você está criando geometria de esboços e é identificada uma restrição geométrica válida em outra geometria de esboços, dizendo que essa restrição é inferida. Quando uma restrição é inferida, é exibido o símbolo de restrição desse tipo geométrico. Se você clicar para criar a geometria de esboços quando o símbolo de restrição for exibido e se a restrição geométrica inferida for aplicada automaticamente à geometria de esboços, dizemos que essa restrição é persistente. Dependendo das configurações, essa restrição inferida poderá ou não ser adicionada automaticamente à geometria de esboços.

A avaliação de geometria de esboços quanto à inferência de restrição ocorre automaticamente, com base na localização e na relação da geometria cujo esboço está sendo criado para a geometria existente ao redor dela. Você pode ter uma parte específica da geometria de esboços inferida passando o cursor para frente e para trás na geometria. essa ação de passar o cursor para frente e para trás na geometria do esboço é conhecida como scrub de geometria.

Você pode controlar a aplicação automática de restrições geométricas com o uso das opções Constraint Inference e Constraint Persistence ou da tecla CTRL.

A alteração dessa opções permite controlar se as restrições serão automaticamente inferidas e aplicas, serão somente inferidas mas não aplicadas ou não serão inferidas nem aplicadas. Quando você mantém pressionada a tecla CTRL ao criar geometria do esboço, nenhuma restrição geométrica é inferida ou aplacada.

A aplicação automática de restrições geométricas à geometria de esboços no momento de sua criação diminui o número de restrições necessárias posteriormente para controlar o tamanho, a forma e a posição da geometria de esboços.

Inferência e persistência de restrição controladas pelo usuário


Quando você cria geometria de esboços, a inferência automática de restrições depende da definição da opção Constraint Inference e das configurações na caixa de diálogo Constraint Options. A criação real de uma restrição inferida no esboço depende da opção Constraint Persistence.



As configurações das opções Constraint Inference e Constraint Persistence são alteradas no painel Constrain da faixa de opções. Podem ser definidas três combinações diferentes de configurações para a Inferência e a persistência de restrição. Você pode deixar as duas opções desativadas, somente a opção de inferência ativada ou ambas as opções ativas. Quando estiver criando geometria de esboços, você poderá alterar as configurações das opções Constraint Inference e Constraint Persistence para atender aos requisitos da geometria de esboço que está prestes a criar.

A tabela a seguir ilustra as configurações das opções Constraint Inference e Constraint Persistence e descreve os diversos comportamentos e elas associados.



Opções de Inferência de restrição


A caixa de diálogo Constraint Options é acessada por meio do clique em Constraint Options no menu de atalho quando um esboço estiver ativo para edição. Nessa caixa de diálogo, há duas áreas para definir inferência de restrição: Selection for Constraint Inference e Scope of Constraint Inference.
Na área Selection for Constraint Inference, você seleciona as restrições geométricas que deverão ser inferidas durante a criação de nova geometria de esboços. Para que essas opções possam ser selecionadas, a opção Constraint Inference já deverá estar ativada.

Na área Scope of Constraint Inference, você define se avaliará automaticamente todas as geometrias de esboços das quais são inferidas restrições ou se usará somente a geometria de esboços selecionada previamente.



Exemplo de Configurações e usos da inferência e persistência de restrição


O modo como você define as opções Constraint Inference e Constraint Persistence dependa da geometria de esboços que está criando e do fluxo de trabalho que deseja seguir. Por exemplo:

*Se estiver criando uma geometria de esboços que precise estar em ângulos de variação diferentes de horizontal, vertical, paralelo, e perpendicular à outra geometria, desative ambas as ações para que a geometria não fique alinhada dessa maneira nem tenha restrições geométricas aplicadas.
*Se quiser criar a geometria de esboços e aplicar manualmente cada restrição geométrica de forma que ela tenha um esquema de restrição específico, desative ambas as opções ou ative somente a opção Constraint Inference.
*Se quiser inferir restrições a aplicá-las à geometria de esboços no momento de sua criação, ative as duas opções.

A parte superior da ilustração a seguir mostra as etapas progressivas usadas para criar o esboço. As configurações usadas para inferência e persistência de restrição estão na parte inferior com os respectivos resultados de restrição


0 comentários :

Postar um comentário