quinta-feira, 15 de setembro de 2016

AutoCAD: Layouts

Exiba uma ou mais vistas dimensionadas de seu projeto em uma folha de desenho de tamanho padrão chamada layout.

Após concluir a criação de um modelo em tamanho total, alterne para um layout de espaço de papel para criar vistas em escala do modelo e adicionar notas, identificadores e cotas. Você também pode especificar diferentes tipos de linha e a largura da linha para exibir no espaço do papel.


Espaço de modelo e espaço de papel


Como você já deve saber, é possível criar a geometria do seu modelo no espaço de modelo.

Originalmente, esse era o único espaço disponível no AutoCAD. Todas as notas, legendas, cotas e as bordas do desenho e o bloco da legenda também foram criados no espaço de modelo.

Após inserir o espaço do papel, você pode clicar na guia layout para acessar o espaço projetado especificamente para layouts e escala. Na ilustração a seguir, o espaço de papel está ativo. Há somente dois objetos no espaço de papel: um bloco de borda de desenho e uma viewport, que exibe a vista do espaço de modelo.

O trabalho com viewports de layout será descrito detalhadamente mais adiante neste tópico.


Quatro métodos de dimensionamento


Há quatro métodos diferentes no AutoCAD que são utilizados para dimensionar vistas, notas, legendas e cotas. Cada método tem suas vantagens, dependendo de como o desenho será usado. A seguir, veja um breve resumo de cada um dos métodos:

• O método original. É possível criar geometria, anotar e imprimir a partir do espaço de modelo. Cotas, notas e legendas devem ser dimensionados na ordem inversa. Defina a escala de cota para a ordem inversa da escala de plotagem. Com este método, a escala requer um pouco de matemática. Por exemplo, uma escala comum utilizada em arquitetura é 1/4" = 1'-0" que é uma escala 1:48. Se deseja imprimir uma nota com ¼" de altura, ela deve ser criada 48 vezes maior ou com 12" de altura no espaço de modelo. O mesmo fator de escala também se aplica às cotas: uma borda de desenho ARCO D na escala tem 144 pés de comprimento. Quando o desenho é impresso como uma folha de tamanho D, tudo é reduzido para o tamanho correto.

Nota: Muitos desenhos do AutoCAD foram criados com este método e diversas empresas ainda o utilizam. Uma vez que todos os elementos estão definidos, o método funciona bem para desenhos 2D com vistas únicas e detalhes inseridos.

• O método do layout. É possível criar geometria e anotar no espaço de modelo e imprimir a partir do layout. Defina a escala de cota para 0 e as cotas serão automaticamente dimensionadas.
• O método anotativo. É possível criar geometria no espaço de modelo, assim como criar cotas, notas e legendas anotativas (utilizando um estilo anotativo especial) no espaço de modelo a partir do layout, e imprimir a partir do layout. Objetos anotativos somente são exibidos em viewports de layout que compartilham a mesma escala. A escala da cota é automaticamente definida para 0 e todos os objetos anotativos são dimensionados automaticamente.
• O método transespacial. É possível criar geometria no espaço de modelo, criar anotações no espaço de papel em um layout com a escala de cota definida como 1 e imprimir a partir do layout. Este é comprovadamente o método mais simples e mais direto, além de ser o método de seleção para esta guia.

Converse com outros usuários do AutoCAD sobre os quatro métodos e por que eles usam o método selecionado.


Como especificar o tamanho do papel de um layout


A primeira coisa que você deve fazer quando acessa uma guia Layout (1) é clicar com o botão direito do mouse na guia (2) para renomeá-la (3) com um nome mais específico do que Layout 1. Tamanho D de layout, ARCO D ou ANSI D pode ser uma boa escolha.

A seguir, abra o Gerenciador de configuração de página (4) para alterar o tamanho do papel exibido na guia Layout.

Nota: Talvez você esteja se perguntando por que há duas entradas na lista para cada tamanho de folha. Isto ocorre porque algumas impressoras e plotadoras não reconhecem a configuração da orientação do desenho.

Viewports de layout


Uma viewport de layout é um objeto que foi criado no espaço de papel para exibir uma vista dimensionada do espaço de modelo. É como se fosse um monitor de TV de circuito fechado que exibe uma parte do espaço de modelo. Na ilustração, o espaço de modelo está ativo e acessível na viewport de layout atual.

Em um layout, quando o espaço do modelo está ativo, você pode efetuar pan e zoom, e em todas as outras coisas que você poderia fazer na guia Modelo.
Importante: É possível alternar entre o espaço de papel e o espaço do modelo se clicar duas vezes dentro ou fora da viewport de layout.
Por exemplo, digamos que você tenha criado um projeto de deque para quintal no espaço de modelo e agora quer elaborar e imprimir o desenho por meio de uma guia de layout.

A vista na viewport de layout ainda não foi definida para a escala correta.

Nota: É possível utilizar o comando CVISTA (criar vista) para criar outras viewports de layout no espaço de papel. Com várias viewports de layout, você pode exibir várias vistas do espaço do modelo na mesma escala ou em diferentes escalas.


Escalar vistas e anotações transespaciais


Estas são as etapas a seguir se usar o método transespacial de anotações de desenho:

1. Clique na guia Layout. Se você iniciar o desenho com o seu próprio arquivo de modelo de desenho personalizado, várias tarefas podem já ter sido concluídas: o layout pode já ter sido definido para tamanho D e o bloco da legenda inserido no layout.
2. Por padrão, o espaço de papel está ativo, portanto, clique duas vezes na viewport de layout para tornar o espaço de modelo ativo. Observe que a aresta da viewport de layout se torna mais grossa em função da ação de alternar para o espaço de modelo.
3. Diminua o zoom e centralize a vista do espaço de modelo ao efetuar o pan. No entanto, a vista exibida ainda não está definida para a escala correta.
4. Clique duas vezes fora da viewport de layout para tornar o espaço de papel ativo novamente.
5. Abra a paleta Propriedades e clique para selecionar a aresta da viewport de layout.

6. Na paleta Propriedades, especifique uma escala padrão de 1/4" = 1'-0" na lista suspensa. Essa ação dimensiona a vista do espaço de modelo de forma precisa para o tamanho D. Também é possível definir a propriedade Exibição bloqueada de Não para Sim. Isso impede que alterações não intencionais sejam aplicadas à vista exibida.

Nota: Por padrão, os traços e espaços em um tipo de linha não contínuo aparecem com o mesmo tamanho, independentemente da escala da viewport de layout.
7. Mova a viewport de layout conforme necessário, e ajuste suas arestas com as alças.
8. É possível criar notas, legendas e cotas diretamente no espaço de papel. Esses elementos aparecem automaticamente no tamanho correto.
9. É possível desativar a camada na qual você criou o objeto de viewport de layout. Isso oculta as arestas da viewport de layout, como mostrado abaixo.

10. Imprima o desenho no papel ou como um arquivo DWF ou PDF.

Nota: Após terminar a cotagem, é possível usar o comando EXPORTLAYOUT para mesclar tudo no espaço de papel e no espaço de modelo para o espaço de modelo de um arquivo de desenho separado. Esta operação cria um arquivo de desenho de acordo com o método original de criação do modelo e todas as anotações no espaço de modelo.

0 comentários :

Postar um comentário