quarta-feira, 6 de junho de 2012

Criação de Menus - AutoCAD #Dica 03

Criação de Menus.

Aprenda fazer um menu suspenso personalizado, e assim, coloque os comandos mais utilizados em um único local. Uma das grandes vantagens deste sistema aqui proposto, é que dispensa conhecimentos avançados em programação, bastando apenas conhecer alguns recursos de criação de menus que serão explicados aqui de forma clara. Estes recursos são de fácil entendimento até mesmo para leigos.


O primeiro passo é saber como criar um menu, aqui passarei algumas informações básicas de como criar um arquivo de menu e carrega-lo no AutoCAD, estas informações o auxiliará a confeccionar o proposto menu, dando suporte a confecção de menus com outras finalidades.

Veremos aqui:

1.       Como funciona e o que é um arquivo de Menu;
2.       Como criar um menu;
3.       Como adicionar o menu dentro do AutoCAD;
4.       Incrementando o menu;
5.       Resolvendo eventuais problemas.

1 – Como Funciona e o que é um arquivo de menu.

Um menu, nada mais é que um arquivo no formato ASCII, um arquivo no formato ASCII trata-se de um arquivo de texto editável sem formação, um exemplo bem prático disto, um arquivo de extensão “.doc” do Word, não é um arquivo ASCII, pois possui uma formatação especial, já um arquivo de extensão “.txt” que pode ser aberto pelo bloco de notas do Windows, trata-se de um arquivo ASCII. Mas é importante ressaltar que não é a extensão do arquivo que vai determinar se ele é um arquivo ASCII, e sim, a forma como o referido será editado e salvo.

2 – Como criar um Menu.

Sabe o bloco de notas do Windows, aquele que você encontra lá no menu Iniciar > Todos os programas > Acessórios?
É justamente este que iremos utilizar para fazer o nosso menu, pois através do bloco de notas você poderá salvar um arquivo sem formatação.

“Então a primeira regra é como o arquivo será salvo, salve-o com a extensão “.mns” que é uma extensão de arquivo de menu.”

Inicialmente, veremos a criação de um menu simples para chamar os comandos “Dist”, “Area” e “Save” do AutoCAD, apenas para que entenda o formato de um arquivo de menu.

Para começar, inicie o bloco de notas e digite as instruções  a seguir, lembrando que os textos em vermelho NÃO precisam nem devem ser digitados, pois são apenas explicações do menu para que entenda o que está fazendo, digite apenas os textos destavados em VERDE. Após digitar, salve o arquivo como meumenu.mns em qualquer pasta de sua preferência, recomendo que crie uma para tal.

Construindo o menu

//inicio do arquivo do menu

***MENUGROUP=MEUMENU //esta linha apenas indica o nome do Menu

***POP1                                            // esta linha indica a identificação do menu suspenso para o AutoCAD
[Personalizado]                               // esta linha indica o nome do menu que será exibido
[Distância]^C^Cdist                       // esta linha indica o item a ser exibido no menu e o comando
[Area]^C^Carea                              // idem anterior
[Salvar]C^Cqsave                           // Idem anterior

// fim do arquivo do menu

Note que os nomes dos menus e seus itens sempre tem que ser digitados entre colchetes, veja uma explicação mais clara de um dos itens do menu.

[Distância]^C^Cdist
Nesta linha acima, [Distância] é o nome do item. ^C^C faz com que os comandos em andamento sejam cancelados para execução do novo comando, e por fim dist é o nome do comando que será invocado, no caso poderia ser o nome de qualquer outro comando do AutoCAD ou até mesmo um comando de rotina lisp carregada.

Um menu como o anterior, resultaria em algo como a Figura abaixo:



3 – Como adicionar o menu dentro do AutoCAD.

Depois de escrever o seu menu, para carrega-lo no AutoCAD, execute os seguintes passos;

a)      Acione o comando MENULOAD digitando-o na linha de comandos do AutoCAD, mas atenção, NÃO digite apenas MENU e sim MENULOAD, se não o que vai fazer é substituir todos os menus presentes do AutoCAD pelo o que será carregado, sendo que nosso objetivo é adicionar um novo menu.
b)      Após acionar o comando MENULOAD, note que na parte inferior do dialogo, há uma opção chamada File Name, digite ali o local e nome do seu menu, por exemplo C:\menus\meumenu.mns ou clique em Browse para procurar o arquivo MEUMENU.mns. Após feito isto, clique no botão Load para carregar o seu menu e note que a opção MEUMENU será adicionada na lista Menu Groups
c)       Clique na opção MEUMENU na lista de menus e em seguida clique na opção Menu Bar na parte superior do dialogo.
d)      Na lista de Menus você verá o item chamado Personalizado, que foi o nome que demos ao menu, então, na lista ao lado desta chamada Menu Bar, clique na posição onde deseja que o menu seja adicionado e em seguida clique no botão Insert>>, então basta fechar o dialogo e notar que o menu personalizado estará lá no AutoCAD.

Para retirar este menu, basta acionar o Comando MENULOAD, selecionar a opção MEUMENU e em seguida clicar em UnLoad. Lembrando que o nome MEUMENU em questão, é o nome que escolher dentro do arquivo meumenu.mns na opção MENUGROUP

4 – Incrementando o menu.

Você poderá utilizar alguns recursos adicionais para melhorar o seu menu, vejamos alguns;

Para inserir uma divisão entre os itens do menu, basta adicionar a seguinte linha entre os itens [--]
Experimente digitar o mesmo menu forme o que segue e verifique como ficará.

//inicio do menu

***MENUGROUP=MEUMENU
***POP1
[Personalizado]                              
[Distância]^C^Cdist                      
[Area]^C^Carea
[--]                        
[Salvar]C^Cqsave

// final do menu

Para criar mais de um item de menu dentro do mesmo arquivo, basta trocar o número de identificação do menu POP, como ***POP1, ***POP2, ***POP3, e assim sucessivamente. Um menu com dois itens seria como seguinte exemplo:

//inicio do menu
***MENUGROUP=MEUMENU
***POP1
[Comandos1]
[Distância]^C^Cdist
[Area]^C^Carea
[Salvar]^C^Cqsave

***POP2
[Comandos2]
[Inserir Bloco]^C^Cinsert
[Trim]^C^Ctrim
[Fillet]^C^Cfillet

// final do menu

Para inserir itens dentro de outros itens de menus, é só utilizar os símbolos “->” para iniciar e “<-“ para fechar, um exemplo prático seria o seguinte menu

//inicio do menu

***MENUGROUP=MEUMENU
***POP1
[Personalizado]
[->Comandos Primários]
[Distância]^C^Cdist
[Area]^C^Carea
[<-Salvar]^C^Cqsave
[->Comandos Secundários]
[Inserir Bloco]^C^Cinsert
[Trim]^C^Ctrim
[<-Fillet]^C^Cfillet
[--]
[Desenhar Linha]^C^Cline
[Desenhar Circulo]^C^Ccircle

//final do menu

É possível utilizar em um menu, não só comandos do AutoCAD como também comandos de rotinas que estejam carregadas, então se você utiliza rotinas mas não quer ficar digitando os comando manualmente, poderá criar um comando para cada rotina digitando seu respectivo comando.

5 – Resolvendo eventuais problemas.

Eventualmente poderá ocorrer problemas durante a confecção ou carregamento dos menus, segue algumas dicas para resolução de eventuais problemas.

Problema: O menu não foi apresentado corretamente e apareceu a mensagem de erro na linha de comandos ERROR ->Menu Syntax Error Line: 9
Solução: Isto significa um erro na sintaxe provavelmente você esquece por exemplo de fechar um colchete, vale lembrar que para cada colchete aberto deve haver um fechando-o. Este erro indicará aproximadamente a linha onde ocorreu o referido.

Problema: Os menus do AutoCAD sumiram, ficou apenas o meu, o que faço?
Solução: Provavelmente você pode ter descarregado o menu do AutoCAD acidentalmente, ou ao invés de carregar seu menu utilizando MENULOAD utilizou o MENU, para resolver esta questão, carregue o menu do AutoCAD da seguinte forma, digite MENU e em seguida procure o arquivo Acad.mns dentro de uma pasta do AutoCAD, então assim será carregado o menu do AutoCAD. Para incluir novamente o seu menu personalizado, basta utilizar o comand MENULOAD conforme explicação.

0 comentários :

Postar um comentário