segunda-feira, 4 de junho de 2012

AutoCAD - Criação de Script #Dica 01

O que é um script?
Um script é simplesmente um sequência de comandos que deve ser digitada em um arquivo de texto, onde você irá escrever instruções que deverão ser executadas na sequência desejada. Logicamente que há algumas regras a serem obedecidas, e irei esclarecê-las na sequência.


Para que serve um script?
Os scripts servem para automatizar algumas tarefas repetitivas no AutoCAD, uma das vantagens de se utilizar um script, é que não é necessário conhecimento em linguagens de programação, partindo deste princípio, qualquer usuário com conhecimento básico em AutoCAD, tem condições de fazer seus próprios scripts sem muitas dificuldades.


O que é preciso para construir um script?
Para construir um script, é necessário um editor de textos que permita salvar os arquivos em formato de texto sem formatação (txt), para isto você poderá utilizar o Bloco de Notas do Windows (Notepad), você poderá acessá-lo pelo menu “Iniciar > Todos os Programas > Acessórios > Bloco de Notas” no Windows.


Você, logicamente deverá saber como executar os comandos na linha de comando para poder escrever seu script, sabendo isto, você deverá escrever a sequência de comandos observando alguns detalhes:


·         Você deverá salvar os arquivos com a extensão “.scr” para que o AutoCAD possa executar;
·         Todos espaço em branco corresponde a um “ENTER”, então, você deverá usar espaços em branco quando desejar executar o “Enter”. Saiba que se colocar espaço em branco além da conta ou faltando, ocorrerá erro no script;
·         Uma linha em branco, sem nenhum espaço ou caractere, também corresponde a um “ENTER”, então, se, por exemplo, você utilizar uma linha com apenas um espaço em branco, estará dando uma instrução de “DOIS ENTERES”;
·         Uma forma de fazer seu script funcionar corretamente, é testar os comandos que irá colocar no script antes de escrevê-lo.


O que observar antes de iniciar um script?


1.       Saber qual a sequência de comandos deseja escrever;
2.       Escrever esta sequência de comandos no arquivo;
3.       Carregar o script utilizando o comando “Script” do AutoCAD.


Nota: Nos exemplos que serão citados a seguir, onde estiver escrito <enter> não vá escrever, é apenas para teclar enter enquanto estiver digitando.


Exemplo 1 – Script para desenhar um retângulo.


A criação do script.


Vamos cria um script, que sempre que for carregado, desenhe um retângulo de 4.00 x 8.00 partindo da coordenada 0,0. Abaixo em vermelho está o que deve ser digitado no bloco de notas.


LINE
<enter>
0,0
@4<0
@8<90
@4<180
@8<270
<enter>
<vazio>


Escreva este script no bloco de notas e salve-o com o seguinte nome: “script-01.scr”


Para que possa entender melhor, veja no quadro seguinte, uma explicação de cada linha do script.


LINE
Chama o comando LINE do AutoCAD
<enter>
Este enter serve para confirmar o comando LINE, lembra que para acioná-lo pela linha de comandos você tem que digitar o comando e teclar enter
0,0
Inicia a linha no ponto 0,0 da coordenada
@4<0
Estas correspondem ao desenho da linha utilizando coordenada polar.
@8<90
Idem a linha anterior
@4<180
Idem a linha anterior
@8<270
Idem a linha anterior
<enter>
Este enter serve para finalizar o comando LINE
<vazio>
Este <vazio> é um enter que deverá existir em qualquer arquivo com script, é padrão do arquivo, sem ele, o enter anterior não seria lido e por consequência o comando LINE não seria finalizado.


Executando o Script.


Para executar o script, digite na linha de comandos do AutoCAD “SCRIPT”, então surgirá uma janela pedindo a seleção do arquivo, basta selecionar o arquivo “Script-01.scr” onde estiver salvo e ver o resultado, se não acontecer nada ou não der certo, verifique o arquivo que provavelmente terá digitado algo de errado.

2 comentários :

Olá Paulo existe alguma maneira de converter desenhos em *.dwg para *.scr pergunto isso porque trabalho com calculos complexos e utilizo o AutoCad para os desenhos muitas vezes temos um que fazer pequenos ajustes e acho que seria formidavel se eu pudesse exportar um *.dwg para *.scr alterar o que eu quiser e depois executar o script com os resultados. Por gentileza responda para antonio.rodrigues@msn.com desde já agradeço

não funcionou este script. (na versão 2018).

Postar um comentário