quinta-feira, 3 de outubro de 2013

The Sims 3


The Sims 3 (em Portugal Os Sims 3) é o terceiro título da franquia The Sims, lançado nos Estados Unidos em 2 de junho de 2009, 5 de junho na Europa (em geral) e no Brasil. O jogo The Sims 3 vendeu 1,4 milhão de cópias na sua primeira semana nas lojas, tornando-se o jogo com o melhor lançamento na história da empresa distribuidora.
The Sims 3 foi produzido pela The Sims Studio no Windows e pela Visceral Games no Mac OS X.
O lançamento das versões para PC, Mac, iPhone, iPod touch e celulares convencionais foi feita simultaneamente no início de junho de 2009 porém, a última versão estável foi lançada em janeiro de 2010. A versões para N-Gage e smartphones com Android e Windows Mobile chegaram pouco tempo depois. A versão para Blackberry, porém, já estava disponível na Blackberry App Store desde abril. A versão para o celular Palm Pre só chegou no final do mesmo ano, mas teve a vantagem de ser em 3D, assim como as versões para iPhone, iPod touch e Android (a versão para Blackberry, Windows Mobile, N-Gage e celulares convencionais são em 2D). A versão para Wii, Nintendo DS, Xbox 360 e PlayStation 3 chegou em Outubro de 2010.
Jogabilidade
Viva e Contínua
Em The Sims 3, as vidas dos seus Sims não giram mais ao redor das suas casas. Abra a porta e descubra uma nova cidade, viva e cheia de possibilidades. Cada Sim tem uma personalidade única, incluindo os vizinhos, colegas de trabalho e amigos. Seus Sims podem conhecer novos vizinhos na caminhada matinal, visitar a casa dos seus melhores amigos no jantar, levar a família para um dia ensolarado no parque ou, até mesmo, chamar aquele Sim charmoso para um romântico piquenique na praia, ao pôr-do-sol. Cultive amizades para a vida inteira e rivalidades acirradas. Percorrendo os arredores da vizinhança, quem sabe o que pode acontecer! Seus Sims podem encontrar um ex-namorado ou ex-namorada, um amigo que andava sumido ou um rival provocador. A cidade está aberta para que seus Sims a explorem!
A própria vizinhança tem uma personalidade única, formada, em parte, pelas personalidades únicas dos Sims. Que tal criar uma supermãe que mora com sua família em um subúrbio não muito longe do centro? Ou um rico homem de negócios que vive em uma mansão espetacular sobre as colinas com vista para o mar? A escolha é sua; você pode fazer que sua vizinhança seja o que quiser.
Criar um Sim
Crie Sims que se parecem com você ou com qualquer pessoa que você conhece. O novo Criar Um Sim é fácil de usar e está mais poderoso do que nunca, permitindo que você personalize totalmente as aparências e personalidades de seus Sims.
Tenha controle total sobre todas as características faciais de seus Sims personalizando a cor do cabelo, escolhendo a tonalidade exata da pele e determinando muitos outros aspectos para que eles pareçam reais. Vista-os com uma variedade infinita de roupas, maquiagens e acessórios. Nunca foi tão fácil criar Sims magricelas, gordinhos, musculosos e o que mais você quiser!
Utilizando um sistema de traços de personalidade inovador, você será capaz de definir a personalidade de seus Sims. Escolha entre dezenas desses traços e combine até cinco deles para criar uma variedade de personagens interessantes que viverão na vizinhança. Que tal criar um sonhador idealista, criativo e que adora correr riscos graças à sua natureza arrojada? Ou então, uma socialite linda e insensível que não cuida de seu lado romântico e cujo maior segredo é a sua inteligência muito abaixo do comum?
Personalização Ilimitada
Projete e construa casas com liberdade total para personalizar todos os seus aspectos, criando, assim, uma vizinhança realmente sua. Possibilidades infinitas de planejar e mobiliar o interior do lar de seus Sims esperam por você. Escolha qualquer padrão de cor que imaginar para a mobília. Disponha seus móveis com a mesma combinação de cores e desenhos ou misture esses elementos para criar um visual só seu. Tudo isso para que você possa criar a casa dos sonhos dos seus Sims sem limite de possibilidades.
Por ser livre, todos os Sims da vizinhança envelhecem com o passar do tempo, sem o controle do jogador, em contraponto ao que ocorria em The Sims 2. Entretanto, isso cria uma experiência de jogo mais concreta e homogênea.
The Sims 3 introduz o novo sistema de Modificadores de Humor, onde, diferentemente das versões antigas do jogo, deixar seu sim feliz restringia-se a comer, dormir, divertir-se e socializar-se, estando estes ainda presentes, porém em segundo plano, em The Sims 3 certas atividades rotineiras como escovar os dentes e fazer uma visita ao parque geram modificadores de humor positivos, que acompanham o Sim pelos próximos minutos ou horas. Em contrapartida, acontecimentos ruins, como ter um "acidente" ou tirar notas baixas na escola geram modificadores negativos. Estes definem diretamente como seu Sim se sente no meio que o cerca, refletindo como ele interage com outros Sims e objetos.
Apesar de livre, certos lotes da vizinhança, como os edifícios de trabalho, escola, livraria, mercado e etc, são rabbit holes, ou seja, você não pode ver seu Sim lá dentro, porém tem o poder de determinar quais serão suas ações. Na escola, por exemplo, os estudantes podem dar duro, vadiar ou, ainda, fazer a lição de casa atrasada. Oportunidades aparecem aleatoriamente e cabe ao jogador optar por aceitá-las ou não. Se sim, e realizadas até o tempo determinado, dão ao Sims recompensas, como dinheiro, pontos de habilidades, mobília e relacionamento com a vizinhança melhorado.
The Sims 3 inova com um nível estratégico nunca visto antes na série, o qual garante horas de diversão, baseados nas escolhas únicas de cada um.
Mundo Aberto
As maiores alterações neste terceiro capítulo da série The Sims é sem dúvida o mundo aberto. Com efeito, no The Sims 3, o jogador deixará de ser condenado a jogar apenas em uma única parcela, uma casa, ele terá disponível toda a vizinhança. Este mundo aberto permitirá portanto, o jogador tomar um sim da sua casa ao seu vizinho, por exemplo, sem qualquer tempo de carregamento. A vizinhança está realmente viva, envelhece junto com você, ela evolui durante as suas horas de jogo.
A área é gigante e tem muito pra explorar... A vista da vizinhança será uma ferramenta valiosa para não ficar perdido na imensidão e você vai ganhar uma visão geral dos diferentes lotes como pequenos ícones com cores diferentes. Assim, um ícone azul claro é dedicado ao trabalho, azul escuro para os lotes comunitários, laranja para a casa dos amigos e verde para a casa do seu sim.
Há também eventos em The Sims 3, tais como concertos de música, de filmes, de festas na piscina, de eventos esportivos, de pesca, ao ar livre, e até mesmo protestos na frente da Prefeitura.
Simlish
O Simlish é a língua dos Sims. É uma mistura de Ucraniano e Tagalo. Pode ser aprendida, estudando suas falas, conforme as situações. Não há um dicionário oficial para Simlish. Pode ser dito que Simlish é a língua oficial da Nação Sim.
The Sims 3 Store
A The Sims 3 Store é uma loja online onde os jogadores de The Sims 3 podem comprar e baixar conteúdos adicionais para o seu jogo. A Store oferece objetos exclusivos, roupas, conjuntos, mundos, cabelos e muito mais. A Store também lança alguns objetos que eram até então exclusivos das Expansões (Como Banheiras de Hidromassagem e Lavanderias), e muitos outros recursos pra jogadores que não compraram as Expansões.
A Store usa o sistema de Pontos SimPoints onde que os jogadores precisam comprar com Cartões de Créditos, Cartões de Pontos que são vendidos em Lojas Físicas e na EA Origin. Foi lançada em 4 de Junho de 2009, coincidindo com o lançamento do jogo. Os Jogadores podem baixar os conteúdos usando o Inicializador ou o Modo Store que foi introduzido no jogo por uma atualização.
Diversos mundos foram publicados na The Sims 3 Store, sendo eles:
  • Riverview (2 de Junho de 2009)
  • Barnacle Bay (23 de Setembro de 2010)
  • Hidden Springs (25 de Agosto de 2011)
  • Lunar Lakes (16 de Fevereiro de 2012)
  • Lucky Palms (28 de Junho de 2012)
  • Sunlit Tides (23 de Agosto de 2012)
  • Monte Vista (Dezembro de 2012)
  • Aurora Skies (21 de Fevereiro de 2013)
  • Dragon Valley (30 de maio de 2013)
  • Midnight Hollow (26 de setembro de 2013)
A The Sims 3 Store também vende itens para a página pessoal do usuário do Site, como emblemas, planos de fundo, ícones, avatares e várias outras coisas.
Ferramentas
Criar um Mundo
No dia 29 de outubro de 2009, a Electronic Arts anunciou a Ferramenta Criar-Um-Mundo (CaW), um editor de mundos que permite aos jogadores criar seus próprios mundos do zero para uso dentro do jogo. A ferramenta é oferecida aos jogadores como um download separado (156MB), e foi lançada no dia 16 de dezembro de 2009 como uma versão beta. A EA vai oferecer suporte técnico e atualizações. Os Jogadores são capazes de compartilhar seus mundos como acontece com outros conteúdos pelo Exchange. Porem, há alguns relatos de problemas técnicos com a ferramenta criar um mundo. Vários jogadores não conseguem utilizar este recurso.
Criar um Padrão
Essa ferramenta permite que os jogadores importem fotos ou graphics e depois modifiquem elas para fazer texturas e coloquem nas paredes ou outros itens (todavia não poderá ser aplicado em Tatuagens) dentro do jogo. Os jogadores poderão colocar várias imagens em até quatro camadas. Camadas adicionais serão permitidas para cores de fundo e especularidades. Foi lançada no dia 23 de Junho de 2010.
Criar um Bicho
Somente para The Sims 3 PETS Essa ferramenta é tratada como a versão DEMO da Expansão Pets. Ela permite com que os jogadores criem os seus animais (cavalos, cães e gatos) e exportem para o Exchange do Site Oficial, porém não tem como jogar com eles. É gratuito e pode ser baixado pelo Origin, Gamespot e Amazon. Foi lançado no dia 22 de Setembro de 2011.
Edições
Nome
Data de Lançamento
Inclui
The Sims 3 Edição de Colecionador
·         AN 2 de Junho, 2009
·         EU 5 de Junho, 2009
·         BR 5 de Junho, 2009
Jogo base no DVD e um download exclusivo de um carro Sport e um carro Europeu
The Sims 3 Edição de Colecionador Deluxe
·         AN 2 de Junho, 2009
·         EU 5 de Junho, 2009
·         BR 5 de Junho, 2009
Jogo base no DVD, um pendrive de 2GB em formato de Prisma e um download exclusivo de um carro Europeu e um carro Sport.
The Sims 3 Deluxe
·         AN 28 de Setembro, 2010
·         EU 30 de Setembro, 2010
·         BR 9 de Setembro, 2011
The Sims 3 Plus Pets
·         AN 18 de Outubro, 2011
·         BR 25 de Outubro, 2011
·         EU 21 de Outubro, 2011
Jogo base, The Sims 3: Pets.
The Sims 3 Pets Edição Limitada
·         AN 18 de Outubro, 2011
·         BR 25 de Outubro, 2011
·         EU 21 de Outubro, 2011
BRASIL The Sims 3 Pets + Pet Shop + Voucher do Hopi Hari & Pingente de Animal
PORTUGAL The Sims 3 Pets + Pet Shop + Coleira de Animal
The Sims 3 Showtime Edição Limitada
·         AN 6 de Março, 2012
·         EU 8 de Março, 2012
·         BR 6 de Março, 2012
The Sims 3: Showtime + Itens Extras.
The Sims 3 Plus Showtime
·         AN 6 de Março, 2012
·         EU 8 de Março, 2012
·         BR 8 de Março, 2012
The Sims 3 Showtime: Katy Perry
·         AN 6 de Março, 2012
·         EU 8 de Março, 2012
·         BR 8 de Março, 2012
The Sims 3: Showtime + Itens Extras da Cantora Katy Perry.
The Sims 3 Katy Perry Mundo Doce Edição Limitada
·         AN 5 de Junho, 2012
·         EU 7 de Junho, 2012
·         BR 7 de Junho, 2012
BRASIL The Sims 3: Katy Perry Mundo Doce + 1 Mês Grátis do Sonora.
The Sims 3 Sobrenatural Edição Limitada
·         AN 4 de Setembro, 2012
·         EU 7 de Setembro, 2012
·         BR 7 de Setembro, 2012
MUNDIAL The Sims 3: Sobrenatural + Conteúdo Exclusivo do Plants vs. Zombies
BRASIL The Sims 3: Sobrenatural + (Primeira Temporada de The Vampire Diaries ou Conteúdo Exclusivo do Plants vs. Zombies)
The Sims 3 Plus Sobrenatural
·         AN 5 de Outubro, 2012
·         EU 5 de Outubro, 2012
·         BR 5 de Outubro, 2012
The Sims 3 Estações Edição Limitada
·         AN 13 de Novembro, 2012
·         EU 15 de Novembro, 2012
·         BR 22 de Novembro, 2012
The Sims 3: Estações + Bar de Gelo
The Sims 3 Plus Vida Universitaria
·         AN 7 de Março, 2013
·         EU 7 de Março, 2013
·         BR Data não Definida
The Sims 3 Plus Ilha Paradisíaca
·         AN 25 de Junho, 2013
·         EU 25 de Junho, 2013
·         BR Data não definida
The Sims 3 Plus Estações
·         AN 13 de Novembro, 2012
·         EU 15 de Novembro, 2012
·         BR 22 de Novembro, 2012
Adições
Pacotes de Expansão
Os pacotes de expansão trazem novas funcionalidades e objetos.
Nome
Lançamento
Adições
·         AN 17 de Novembro, 2009
·         EU 20 de Novembro, 2009
·         BR 25 de Novembro, 2009
Adições: Novos traços, itens, roupas
Recursos: Desafios, exploração de tumbas em três novos destinos, fotografia, novas ferramentas de construção incluindo andar subterrâneo, néctar, fogos de artificio, lojas, múmias, casas de férias, novos mundos de férias - Champs Les Sims (França), Al Simhara (Egito), Shang Simla (China)
Criatura: Múmia
·         AN 1 de Junho, 2010
·         EU 4 de Junho, 2010
·         BR 10 de Junho, 2010
Adições: Novas carreiras, habilidades, traços e itens
Recursos: Controlar no trabalho (profissões e carreiras selecionadas), lavanderia, sistema de tatuagem, tem, habilidade baseada no emprego, robôs, novo mundo - Twinbrook
Criatura: Robôs
·         AN 26 de Outubro, 2010
·         EU 29 de Outubro, 2010
·         BR 4 de Novembro, 2010
Adições: Novas carreiras, habilidades, traços, roupas e acessórios, mobília e mais carros
Recursos: Bares, clubes noturnos, apartamentos, banheiras, metrô, elevadores, sliders de músculo e seios, grupos, banda, signos do zodíaco, novas ferramentas de piscina, sistema de ajuste de altura de objetos de parede, ferramenta de fazer fontes, vampiros, novo mundo (cidade) - Bridgeport
Criatura: Vampiros
·         AN 31 de Maio, 2011
·         EU 3 de Junho, 2011
·         BR 31 de Maio, 2011
Adições: Novos brinquedos de playground, crise de meia-idade, novas interações, novos traços
Recursos: Pegadinhas, pêlos corporais, novos tipos de festas (festas de aniversário/adolescente/pijamas/despedidas de solteiro/casamentos), sistema de memórias, cerimônias de formatura, amigo imaginário, poções, escadas espiral, escorregadores de água, colégios internos.
Criatura: Amigo Imaginário
·         AN 18 de Outubro, 2011
·         EU 21 de Outubro, 2011
·         BR 25 de Outubro, 2011
Adições: Novos bichos, novo animal e traços de sims, Criar-Um-Bicho, novos desejos de toda a vida e recompensas, novas interações, novos itens, novas lojas e locais comunitários, novas habilidades de bichos e sims
Recursos: Animais controláveis (gatos, cães, cavalos) e criaturas não controláveis (veado, guaxinim, esquilo, etc), desafios de animais, unicórnios,cirurgia plástica e novo mundo - Appaloosa Plains
Criatura: Unicórnio
·         AN 6 de Março, 2012
·         EU 6 de Março, 2012
·         BR 8 de Março, 2012
Edições: Regular, "Edição Limitada' e 'Katy Perry Edição de Colecionador'.
Adições (ambas as versões): Novos estádios pra shows das carreiras (cantor, acrobata, mágico), novos objetos, novos traços de sim/desejos de toda a vida.
Versão da Katy Perry: Estádio disponível pra download, itens tematizados da Katy Perry (penteados, roupas, guitarra), tema de palco de fruta, música Last Friday Night em Simlish.
Recursos (ambas as versões): Recursos sociais, construção de estádios, cantores, corrida pra fama, shows, novo 'Sistema de Recompensa', Simport - enviando Sims ao jogo dos amigos, novo mundo - Starlight Shores.
Criatura: Gênios
·         AN 4 de Setembro, 2012
·         EU 6 de Setembro, 2012
·         BR 7 de Setembro, 2012
Edições: Regular, "Edição Limitada' e 'Edição de Decoração Origin'.
Adições: Novas Criaturas como Bruxas, Lobisomens, Fadas, Zumbis e Vampiros (melhorados).
Recursos: Alquimia, Ossilda, duelo de Bruxos, vassouras voadoras, casas de fadas e muito mais, novo mundo - Moonlight Falls.
Criaturas:Bruxos, Fadas, Lobisomens e Zumbis
·         AN 13 de Novembro, 2012
·         EU 15 de Novembro, 2012
·         BR 22 de Novembro, 2012
Edições: "Regular' ,"Pré-edição' e "Edição Limitada'.
Novas Adições: Novas habilidades (futebol [Primavera,Verão,Outono]/Snowboard [Inverno]), novos traços (ama calor/ama frio), festivais de estações, aliens.5
Recursos: Habilidade de jogar com o tempo e as quatro estações do ano, nova categoria de roupa "agasalho, Guarda-chuva".
Criatura: Aliens
·         AN 5 de Março, 2013
·         EU 7 de Março, 2013
·         BR 7 de Março, 2013
Edições Regular e "Edição Limitada'.
Novas Adições: Cursos universitários, Novos Traços, Novo Campus, Festas, Grupos (Nerds, Rebeldes e Socialites)e mais.
Criatura: Planta-Sim
·         AN 25 Junho, 2013
·         EU 25 de Junho, 2013
·         BR 20 de Junho, 2013
Novas Adições: Viagens de Barco, Barcos-casa, Sistema de Resorts, lanchas e exploração de locais no fundo do mar.
Criatura: Sereias
·         AN 24 de Outubro, 2013
·         EU 24 de Outubro, 2013
·         BR 24 de Outubro, 2013
Novas Adições: Viajar para o futuro, experiência com tecnologias do futuro, comprar e construir casas no futuro e novo mundo ´´inspirado`` no futuro.
Criatura: Robôs
Coleções de Objetos
As Coleções de Objetos trazem, em suma, novos objetos. Mas podem, eventualmente, trazer novas funcionalidades.
Nome
Lançamento
Adições
·         AN 2 de Fevereiro, 2010
·         EU 5 de Fevereiro, 2010
·         BR 5 de Fevereiro, 2010
Móveis de alta tecnologia, televisores, videogames e computadores tecnológicos, bem como estante de livros, mesas e escadas novas.
·         AN 7 de Setembro, 2010
·         EU 10 de Setembro, 2010
·         BR 10 de Setembro, 2010
12 novos veículos e um monte de objetos e estilos de roupas, como também o traço Fã de Carros. Que permite se relacionar com o veículo. O carro irá aparecer na lista de amigos do Sim, quanto mais dirigir, melhor é o relacionamento.
·         AN 1 de Fevereiro, 2011
·         EU 4 de Fevereiro, 2011
·         BR 5 de Fevereiro, 2011
A Coleção inclui jacuzzis customizáveis, totalmente interativas. Cozinhar ao ar livre também é incluído, com diversos itens para criar belas cozinhas externas. Todos os itens são divididos em dois estilos, Jardim no Terraço e Por do Sol na Varanda.
·         AN 26 de Julho, 2011
·         EU 29 de Julho, 2011
·         BR 31 de Julho, 2011
Essa coleção inclui novos rabbits holes e lotes comunitários como o parquinho, biblioteca e lavanderias. O Pacote também inclui diversos novos itens e roupas.
·         AN 24 de Janeiro, 2012
·         EU 27 de Janeiro, 2012
·         BR 31 de Janeiro, 2012
Essa coleção inclui objetos extremamente luxuosos, como camas king sized, muitas roupas e objetos românticos. Os novos objetos são para quarto e banheiro.
·         AN 5 de Junho, 2012
·         EU 7 de Junho, 2012
·         BR 7 de Junho, 2012
Essa coleção inclui objetos inspirados na cantora Katy Perry, desde bicicletas de doces até lotes totalmente coloridos. Essa coleção traz 3 novos lotes inspirados na cantora e extremamente detalhados.
·         AN 10 de Julho, 2012
·         EU 12 de Julho, 2012
·         BR 13 de Julho, 2012
Essa coleção inclui objetos inspirados na famosa marca italiana Diesel, desde móveis luxuosos até roupas de grife de grandes estilistas da Diesel.
·         AN 22 de Janeiro, 2013
·         EU 24 de Janeiro, 2013
·         BR 24 de Janeiro, 2013
Essa coleção inclui objetos, penteados e móveis inspirados nos anos 70, 80 e 90. Globos, pistas de dança piscantes, jukebox, roupas brilhantes, penteados grandes, novos gêneros musicais e muito mais.
·         AN 12 Setembro , 2013
·         EU 12 Setembro, 2013
·         BR 12 Setembro, 2013
Essa coleção inclui objetos inspirados em filmes da famosa cidade Hollywood.
Requisitos de Sistema
Sistema Operacional
Processador
Memória RAM
Placa de Vídeo
Disco Rígido (HD)
Windows XP
Processador: Pentium IV 2.0GHz ou equivalente
Placa de vídeo: 128 MB com suporte a Pixel Shader 2.0 e DirectX 9.0c
HD: 6,1 GB + 1 GB para conteúdo personalizado
Vista / Windows 7 / Windows 8
Processador: Pentium IV 2.4GHz ou equivalente
Memória RAM: 1.5 GB
Placa de vídeo: 128 MB com suporte a Pixel Shader 2.0 e DirectX 9.0c
HD: 6,1 GB + 1 GB para conteúdo personalizado
Mac OS X
Placa de vídeo: 128 MB com suporte a Pixel Shader 2.0
HD: 6,1 GB + 1 GB para conteúdo personalizado
OBS: Este jogo não é executado em sistemas Mac baseados em PowerPC (G3/G4/G5) nem com placas de vídeo integradas (on-board) da série GMA 950.
OBS: Este jogo não tem suporte oficial para Linux.
Para computadores com chipsets gráficos integrados para Windows ("on-board"), o jogo requer:
  • Intel Integrated Chipset, GMA 3-series ou superior
  • Processador Pentium D de 2,6 GHz, ou Core 2 Duo de 1,8 GHz ou equivalente.
  • 0,5 GB de RAM adicional
Algumas versões desses chipsets para laptop podem funcionar, mas o jogo pode ficar mais lento. Placas independentes ("off-board") instaladas em slots PCI simples (em vez de PCIe, PCIx ou AGP), como algumas variantes GeForce FX, terão desempenho comprometido.
Chipsets integrados, como variantes ATI Xpress e NVIDIA TurboCache, podem gerar configurações-padrão mais altas do que as que seriam melhores para eles. As configurações gráficas podem ser reduzidas a fim de melhorar o desempenho.
Outros Sistemas Operacionais
A Electronic Arts não liberou o código-fonte do jogo para usuários interessados em portabilizar para outros sistemas e plataformas diferentes, como Linux, FreeBSD, e Solaris. Todavia, o jogo pode ser executado através de programas que forneçam camadas de compatibilidade para programas Microsoft Windows como o Wine, Cedega e CrossOver.
Usuários de distribuições Linux conseguem rodar perfeitamente o jogo através do Wine sem nenhuma dificuldade, porém sendo necessários a instalação de API's Directx, Microsoft .NET e Microsoft Visual Studio para possibilitar a instalação pelo Wine. Usuários de distribuições Linux (Ubuntu, Fedora, Linux Mint e entre outros) que fornecem o PlayOnLinux nos seus repositórios possuem uma instalação automatizada, onde todos os API's necessários para a instalação do jogo, e de outros jogos da Electronic Arts. Em todo caso, o The Sims 3 no Linux pode apresentar leve perda de qualidade de vídeo, interrupções na execução do áudio e travamentos no encerramento do jogo.

0 comentários :

Postar um comentário