segunda-feira, 14 de outubro de 2013

SolidWorks: Configurações de Peças


Configurações

As configurações permitem que você represente mais do que uma versão de peças no mesmo arquivo. Por exemplo, suprimindo as features usinadas (furos, chanfros, cavidades, etc.) e alterando os valores das dimensões nas peças na parte superior da ilustração, voc~e pode representar as regiões em bruto mostradas abaixo dela.




Esta lição aborda o uso de configurações nas peças. As configurações de montagens são abrangidas em outra lição.

Terminologia

Alguns termos usados na discussão e operação com configurações estão explicadas abaixo.

Nome da Configuração

O Nome da Configuração aparece no ConfigurationManager.
Ele é usado para distinguir entre as configurações dentro da mesma peça ou montagem na peça, nível de montagem ou desenho.

Podem ser criados diretamente ou indiretamente por meio de uma tabela de projetos.

Supressão/Dessupressão de Features

O comando Suppress é usado para remover temporariamente uma feature. Quando uma feature é suprimida, o sistema a trata como se ela não estivesse. Isto significa que outras features que sejam dependentes dela também serão suprimidas. Além disso, as features suprimidas são removidas da memória, liberando features do sistema. A supressão de features pode ser cancelada em qualquer momento.

Outros Items Configuráveis

Além de features, outros itens podem ser suprimidos ou não, por meio das configurações.

·         Equações

·         Restrições de Sketch

·         Relações Externas do Sketch

·         Dimensões do Sketch

·         Cores

Planos de Sketch e Condições Finais de extrusões podem ser definidos diferentemente em uma configuração com base em configurações.

Usando Configurações

Tanto peças como montagens podem ter configurações. Os desenho não possuem suas própria configurações, mas as vistas de desenhos podem exibir diferentes configurações dos arquivos a que se referem.

Design Tables usam mais métodos automatizados na criação de configurações. Para obter ais informações sobre as tabelas de projetos consulte Tabelas de Projeto. (em breve disponível no blog).

Procedimento

Nesta lição, você aprenderá sobre o uso de configurações em um arquivo de peça. Baixe Aqui a Peça que você explorará o uso de configurações em conjunção com montagens.

Comece o exemplo pelo seguinte procedimento:

1 – Abra Ratchet Body

Esta peça é uma cópia da peça criada em uma lição anterior.

Acessando o ConfigurationManager

Configurações são gerenciadas na mesma janela que é ocupada pelo FeatureManager. Para alternar o que é mostrado nesta janela, use as guias localizadas na parte mais superior do painel de janela.  Clicando na guia


     , será exibido o ConfigurationManager com a configuração default listada. A configuração default é denominada DEAFULT. Esta configuração representa a peça como você a modelou – Sem nada suprimido ou alterado. Quando você desejar retornar à exibição do FeatureManager, Clique na guia
     .


Dividindo a Jenal do FeatureManager

Muitas vezes, é bom poder acessar tanto a árvore de modelamento do FeatureManager como o ConfigurationManager ao mesmo tempo. Isto é particularmente importante ao trabalhar com configurações. Em vez de comutar as janelas usando as guias, você pode dividir a janela do FeatureManager na parte de cima e de baixo, criando dois painéis. Um Painel pode mostrar a árvore de modelamento do ReatureManager e o outro pode mostrar o ConfigurationManager.

Para Subdividir a janela do FeatureManager em dois painéis, arraste a barra divisora para baixo desde a parte superior da janela. Use as guias para controlar o que é exibido em cada painel.





Adicionando Novas Configurações

Cada peça (e montagem) deve ter pelo menos uma configuração e múltiplas configurações são comuns. Há várias opções além do Nome Configuração que podem ser definidas.

Opções da Lista de Materiais

Quando a peça é usada em uma montem e, posteriormente, em uma lista de materiais, defina o nome que deve aparecer em Part Number.

Opções Avançadas

As opções avançadas contêm regras para a criação de novas features e definições de cores. As opções Parent/Child são apenas para Montagens.

·         Suppress Features

Esta opção controla o que acontece às features criadas recentemente quando outas configurações estiverem ativas e esta configuração estive inativa. Se selecionados, as novas features adicionada com outras configurações ativas são suprimidas nesta.

·         Use Configurarion Specific Color

Permite diferentes cores para cada configuração usando color palette. Diferentes materiais podem apresentar diferentes cores.

2 – Adicionando uma nova configuração.

Posicione o cursor no ConfigurationManager e a partir do menu do botão direito do mouse.  Escolha Add Configurarion...





Quando uma configuração é adicionada, ela se torna ativa.
Qualquer alteração subsequente na peça (como por exemplo, supressão de features) fica armazenada como parte da configuração.

Caracteres especiais como a barra inclinada (/) não são permitidos no nome da configuração.

3 – Adicionar Configuração.

O property manager Add Configuration é usado para adicionar configurações à peça. Dê à configuração o nome Forged, Long e opcionalmente, adicione um comentário.





Clique em OK.

4 – Adicionando à lista.

A nova configuração é adicionada à lista e, automaticamente, tornada ativa. Note que o nome da configuração ativa é mostrado entre parêntesis, anexado ao ícone do nome da peça.





Definindo a Configuração

Você define a configuração desligando ou suprimindo as features selecionadas na peça. Quando uma Feature é suprimida, ele ainda aparecerá na árvore de modelamento do FeatureManager, mas em cinza. Esta versão da peça é salva ou armazenada na configuração ativa. Muitas configurações podem ser criadas em uma peça. Você pode então facilmente navegar entre as diferentes configurações usando o ConfigurationManager.

Introdução: Relações de Parentesco Parent/Child

Parent/Child é usado para exibir as dependências entre as features. Tanto a feature que exerce a dependência (Parents) como as features que dependem dela (Children) são exibidas.

Onde encontrar?

Com o botão direito do mouse sobre a feature, clique em Parent/Child.

Introdução: Suppress

Suppress é usado para remover uma feature da memória, excluindo-a essencialmente do modelo. É sado para remover as features selecionadas do modelo para criar diferentes “versões” deste modelo. Todos os arquivos relacionados (filhos) de uma features que foi suprimida são suprimidos com ela.

Unsuppress e Unsuppress with dependets são usados para reverter o efeito da supressão em uma (unsuppress) ou mais (unsuppress with dependets) features.

Onde encontrar?

·         No menu apresentado pelo botão direito do mouse, clique em Suppress.

·         Ou clique na ferramenta Suppress


na barra de ferramentas Features.

·         Ou escolha Edit, Suppress no menu suspenso.

·         Ou clique em Suppressed na caixa de diálogo Feature Properties.

5 – Verifique o Parentesco

Clique com o botão direito do mouse na feature Recess e selecione Parent/Child. Expanda a features pocket no lado Children para ver  outras features filhas.




6 – Suprima a Feature Recess.

Na árvore de modelamento do FeatureManager, seleciona a feature Recess. Clique com o botão direito do mouse em Suppress.

O sistema suprime não apenas o Recess mas também o Pocket, o Wheel Hole, e o Ratchet Hole. Por quê?

Porque Pocket, Wheel Hole e Ratchet Hole são todos filhos do Recess. Se você lembrar, o Pocket foi desenhado na face superior do Recess. Os dois furos foram então desenhados na face superior do Pocket. Isto é o que estabelece a relação de parentesco [Parent/Child] entre eles.





Regras

Suprimindo uma feature, automaticamente suprime seus filhos.

Quando as feaures são suprimidas na árvore de modelamento do FeatureManager, sua geometria correspondente é suprimida no modelo também.





Alterando Configurações

Para passar para uma outra configuração, simplesmente clique duas vezes naquela que você deseja.

7 – Volte para a configuração Default

Posicione o cursor sobre o ícone da configuração Default e clique duas vezes nele.

O sistema mantém dessuprimidas as Features Recess, Pocket, Wheel Hole e Ratchet Hole tornando-as visíveis tanto na árvore de modelagem FeatureManager como na janela de gráficos.





Renomeando e Copiando Configurações

Nós agora temos duas configurações: Default e Forged, Long. A configuração Default representa a peça em seu estado usinado. Entretanto, o nome Default não é muito significativo.

As configurações podem ser renomeadas da mesma maneira que as features. Entretanto, se uma configuração estiver sendo referenciada por um outro documento do SolidWorks, a renomeação0 desta configuração pode causar algumas dificuldades.

Uma Melhor Abordagem

Ao invés de renomear a configuração Default, nós faremos uma cópia dela e depois renomearemos a cópia.

8 - Copiar configuração Default.





Selecione a configuração Default e copie-a usando algumas das técnicas-padrão para cópia de uma feature: CTRL+C, Edit, Copy. Ou a Ferramente




Cole a configuração usando CTRL+V, Edit, Paste, ou a Ferramenta




Renomeie a cópia para Machined, Long.

Agora, você tem as configurações que representam Ratchet Body em seus estados Forjado e Usinado.

9 – Crie mais Configurações.

Usando o mesmo procedimento, copie e cole a configuração Forged, Long. Renomeie-a para Forjed, Short. Copie e cole a configuração Machined, Long, renomeando-a para Machined, Short.

Alterando os valores de Dimensão

As configurações também podem ser usadas para controlar o valor de uma dimensão. Cada configuração pode ser usada para alterar a dimensão para um valor diferente. A Alteração pode ser configurada para a ativa, especificada, ou todas as configurações.

Neste exemplo, as configurações Short terão um comprimento da handle um pouco menor.

10 Dimensão-chave.

Clique duas vezes em Machined, Short para tornar a configuração ativa. Clique duas vezes na Feature Handle para expor as dimensões do Sketch.




Configurar a dimensão.

Clique duas vezes na dimensão 220mm e altere-a para 180mm. No menu suspenso, escolha Specify Configuration(s). Clique em OK





Selecione apenas as configurações Forged, Short e Machined, Short na lista e clique em OK.




Nota

As features podem ser suprimidas ou não nas configurações ativa, especificada ou em todas as configurações usando Properties.





Clique com o botão direito do mouse na feature e selecione Feature, Properties. Marque ou desmarque suppressed e selecione as configurações que usam a lista suspensa.

11 Alterações

Reconstrua o modelo para ver as alterações na configuração atual.





Editando Peças que possuem Configurações

Quando são adicionadas configurações a uma peça, as features podem ser suprimidas automaticamente, os diálogos podem listar muitas opções adicionais e outras coisas estranhas podem acontecer. Esta seção mostra o que acontece quando houver múltiplas configurações na peça que estiver sendo editada.

Cada configuração em uma peça contém as mesmas features. Entretanto, em diferentes configurações, essas features podem ter diferentes estados de supressão, diferentes valores de dimensão, diferentes condições finais ou até mesmo diferentes planos do sketch.

A tabela abaixo lista as opções que podem se controladas usando as configurações

Tipo
Possibilidades
Feature
Suprimida/Dessuprimida por configuração
Equações
Suprimida/Dessuprimida por configuração
Relações de Sketch
Suprimida/Dessuprimida por configuração
Relações externas do Sketch
Suprimida/Dessuprimida por configuração
Dimensão do Sketch
Suprimida/Dessuprimida por configuração
Condições Finais
Diferente condições finais para cada Configuração
Planos do Sketch
Diferente plano de sketch por configuração


As cores, texturas e materiais também podem ser configurados.

0 comentários :

Postar um comentário