Configurações
As configurações permitem que você represente mais do que
uma versão de peças no mesmo arquivo. Por exemplo, suprimindo as features usinadas
(furos, chanfros, cavidades, etc.) e alterando os valores das dimensões nas
peças na parte superior da ilustração, voc~e pode representar as regiões em
bruto mostradas abaixo dela.
Esta lição aborda o uso de configurações nas peças. As
configurações de montagens são abrangidas em outra lição.
Terminologia
Alguns termos usados na discussão e operação com
configurações estão explicadas abaixo.
Nome da
Configuração
O Nome da Configuração aparece no ConfigurationManager.
Ele é usado para distinguir entre as configurações dentro da mesma peça ou montagem na peça, nível de montagem ou desenho.
Ele é usado para distinguir entre as configurações dentro da mesma peça ou montagem na peça, nível de montagem ou desenho.
Podem ser criados diretamente ou indiretamente por meio de
uma tabela de projetos.
Supressão/Dessupressão
de Features
O comando Suppress é usado para remover temporariamente uma
feature. Quando uma feature é suprimida, o sistema a trata como se ela não estivesse.
Isto significa que outras features que sejam dependentes dela também serão
suprimidas. Além disso, as features suprimidas são removidas da memória, liberando
features do sistema. A supressão de features pode ser cancelada em qualquer
momento.
Outros
Items Configuráveis
Além de features, outros itens podem ser suprimidos ou não,
por meio das configurações.
·
Equações
·
Restrições de Sketch
·
Relações Externas do Sketch
·
Dimensões do Sketch
·
Cores
Planos de Sketch e Condições Finais de extrusões podem ser
definidos diferentemente em uma configuração com base em configurações.
Usando
Configurações
Tanto peças como montagens podem ter configurações. Os
desenho não possuem suas própria configurações, mas as vistas de desenhos podem
exibir diferentes configurações dos arquivos a que se referem.
Design Tables usam mais métodos automatizados na criação de
configurações. Para obter ais informações sobre as tabelas de projetos consulte
Tabelas de Projeto. (em breve disponível no blog).
Procedimento
Nesta lição, você aprenderá sobre o uso de configurações em
um arquivo de peça. Baixe Aqui a Peça que você explorará o uso de configurações
em conjunção com montagens.
Comece o exemplo pelo seguinte procedimento:
1 – Abra Ratchet Body
Esta peça é uma cópia da peça criada em uma lição anterior.
Acessando o ConfigurationManager
, será exibido o ConfigurationManager com a configuração default listada. A configuração default é denominada DEAFULT. Esta configuração representa a peça como você a modelou – Sem nada suprimido ou alterado. Quando você desejar retornar à exibição do FeatureManager, Clique na guia
Dividindo a Jenal do FeatureManager
Muitas vezes, é bom poder acessar tanto a árvore de
modelamento do FeatureManager como o ConfigurationManager ao mesmo tempo. Isto
é particularmente importante ao trabalhar com configurações. Em vez de comutar
as janelas usando as guias, você pode dividir a janela do FeatureManager na
parte de cima e de baixo, criando dois painéis. Um Painel pode mostrar a árvore
de modelamento do ReatureManager e o outro pode mostrar o ConfigurationManager.
Para Subdividir a janela do FeatureManager em dois painéis,
arraste a barra divisora para baixo desde a parte superior da janela. Use as
guias para controlar o que é exibido em cada painel.
Adicionando
Novas Configurações
Cada peça (e montagem) deve ter pelo menos uma configuração
e múltiplas configurações são comuns. Há várias opções além do Nome
Configuração que podem ser definidas.
Opções da
Lista de Materiais
Quando a peça é usada em uma montem e, posteriormente, em
uma lista de materiais, defina o nome que deve aparecer em Part Number.
Opções
Avançadas
As opções avançadas contêm regras para a criação de novas
features e definições de cores. As opções Parent/Child são apenas para
Montagens.
·
Suppress Features
Esta opção controla o que acontece às
features criadas recentemente quando outas configurações estiverem ativas e
esta configuração estive inativa. Se selecionados, as novas features adicionada
com outras configurações ativas são suprimidas nesta.
·
Use Configurarion Specific Color
Permite diferentes cores para cada configuração
usando color palette. Diferentes materiais podem apresentar diferentes cores.
2 –
Adicionando uma nova configuração.
Posicione o cursor no ConfigurationManager e a partir do menu
do botão direito do mouse. Escolha Add
Configurarion...
Quando uma configuração é adicionada, ela se torna ativa.
Qualquer alteração subsequente na peça (como por exemplo, supressão de features) fica armazenada como parte da configuração.
Qualquer alteração subsequente na peça (como por exemplo, supressão de features) fica armazenada como parte da configuração.
Caracteres especiais como
a barra inclinada (/) não são permitidos no nome da configuração.
3 –
Adicionar Configuração.
O property manager Add Configuration é usado para adicionar
configurações à peça. Dê à configuração o nome Forged, Long e opcionalmente,
adicione um comentário.
Clique em OK.
4 –
Adicionando à lista.
A nova configuração é adicionada à lista e, automaticamente,
tornada ativa. Note que o nome da configuração ativa é mostrado entre
parêntesis, anexado ao ícone do nome da peça.
Definindo a
Configuração
Você define a configuração desligando ou suprimindo as
features selecionadas na peça. Quando uma Feature é suprimida, ele ainda
aparecerá na árvore de modelamento do FeatureManager, mas em cinza. Esta versão
da peça é salva ou armazenada na configuração ativa. Muitas configurações podem
ser criadas em uma peça. Você pode então facilmente navegar entre as diferentes
configurações usando o ConfigurationManager.
Introdução:
Relações de Parentesco Parent/Child
Parent/Child é usado para exibir as dependências entre as
features. Tanto a feature que exerce a dependência (Parents) como as features
que dependem dela (Children) são exibidas.
Onde
encontrar?
Com o botão direito do mouse sobre a feature, clique em
Parent/Child.
Introdução:
Suppress
Suppress é usado para remover uma feature da memória,
excluindo-a essencialmente do modelo. É sado para remover as features
selecionadas do modelo para criar diferentes “versões” deste modelo. Todos os
arquivos relacionados (filhos) de uma features que foi suprimida são suprimidos
com ela.
Unsuppress e Unsuppress with dependets são usados para reverter
o efeito da supressão em uma (unsuppress) ou mais (unsuppress with dependets)
features.
Onde
encontrar?
·
No menu apresentado pelo botão direito do mouse,
clique em Suppress.
·
Ou clique na ferramenta Suppress
na barra de ferramentas Features.
·
Ou escolha Edit, Suppress no menu suspenso.
·
Ou clique em Suppressed na caixa de diálogo
Feature Properties.
5 –
Verifique o Parentesco
Clique com o botão direito do mouse na feature Recess e
selecione Parent/Child. Expanda a features pocket no lado Children para
ver outras features filhas.
6 – Suprima
a Feature Recess.
Na árvore de modelamento do FeatureManager, seleciona a
feature Recess. Clique com o botão direito do mouse em Suppress.
O sistema suprime não apenas o Recess mas também o Pocket, o
Wheel Hole, e o Ratchet Hole. Por quê?
Porque Pocket, Wheel Hole e Ratchet Hole são todos filhos do
Recess. Se você lembrar, o Pocket foi desenhado na face superior do Recess. Os
dois furos foram então desenhados na face superior do Pocket. Isto é o que estabelece
a relação de parentesco [Parent/Child] entre eles.
Regras
Suprimindo uma feature, automaticamente suprime seus filhos.
Quando as feaures são suprimidas na árvore de modelamento do
FeatureManager, sua geometria correspondente é suprimida no modelo também.
Alterando
Configurações
Para passar para uma outra configuração, simplesmente clique
duas vezes naquela que você deseja.
7 – Volte para
a configuração Default
Posicione o cursor sobre o ícone da configuração Default e
clique duas vezes nele.
O sistema mantém dessuprimidas as Features Recess, Pocket,
Wheel Hole e Ratchet Hole tornando-as visíveis tanto na árvore de modelagem
FeatureManager como na janela de gráficos.
Renomeando
e Copiando Configurações
Nós agora temos duas configurações: Default e Forged, Long.
A configuração Default representa a peça em seu estado usinado. Entretanto, o
nome Default não é muito significativo.
As configurações podem ser renomeadas da mesma maneira que
as features. Entretanto, se uma configuração estiver sendo referenciada por um
outro documento do SolidWorks, a renomeação0 desta configuração pode causar
algumas dificuldades.
Uma Melhor
Abordagem
Ao invés de renomear a configuração Default, nós faremos uma
cópia dela e depois renomearemos a cópia.
8 - Copiar
configuração Default.
Selecione a configuração Default e copie-a usando algumas
das técnicas-padrão para cópia de uma feature: CTRL+C, Edit, Copy. Ou a
Ferramente
Cole a configuração usando CTRL+V, Edit, Paste, ou a
Ferramenta
Renomeie a cópia para Machined, Long.
Agora, você tem as configurações que representam Ratchet
Body em seus estados Forjado e Usinado.
9 – Crie mais
Configurações.
Usando o mesmo procedimento, copie e cole a configuração
Forged, Long. Renomeie-a para Forjed, Short. Copie e cole a configuração
Machined, Long, renomeando-a para Machined, Short.
Alterando
os valores de Dimensão
As configurações também podem ser usadas para controlar o
valor de uma dimensão. Cada configuração pode ser usada para alterar a dimensão
para um valor diferente. A Alteração pode ser configurada para a ativa,
especificada, ou todas as configurações.
Neste exemplo, as configurações Short terão um comprimento
da handle um pouco menor.
10
Dimensão-chave.
Clique duas vezes em Machined, Short para tornar a
configuração ativa. Clique duas vezes na Feature Handle para expor as dimensões
do Sketch.
Configurar
a dimensão.
Clique duas vezes na dimensão 220mm e altere-a para 180mm.
No menu suspenso, escolha Specify Configuration(s). Clique em OK
Selecione apenas as configurações Forged, Short e Machined,
Short na lista e clique em OK.
Nota
As features podem ser suprimidas ou não nas configurações
ativa, especificada ou em todas as configurações usando Properties.
Clique com o botão direito do mouse na feature e selecione
Feature, Properties. Marque ou desmarque suppressed e selecione as
configurações que usam a lista suspensa.
11
Alterações
Reconstrua o modelo para ver as alterações na configuração
atual.
Editando
Peças que possuem Configurações
Quando são adicionadas configurações a uma peça, as features
podem ser suprimidas automaticamente, os diálogos podem listar muitas opções
adicionais e outras coisas estranhas podem acontecer. Esta seção mostra o que
acontece quando houver múltiplas configurações na peça que estiver sendo
editada.
Cada configuração em uma peça contém as mesmas features.
Entretanto, em diferentes configurações, essas features podem ter diferentes
estados de supressão, diferentes valores de dimensão, diferentes condições finais
ou até mesmo diferentes planos do sketch.
A tabela abaixo lista as opções que podem se controladas
usando as configurações
Tipo
|
Possibilidades
|
Feature
|
Suprimida/Dessuprimida por configuração
|
Equações
|
Suprimida/Dessuprimida por configuração
|
Relações de Sketch
|
Suprimida/Dessuprimida por configuração
|
Relações externas do Sketch
|
Suprimida/Dessuprimida por configuração
|
Dimensão do Sketch
|
Suprimida/Dessuprimida por configuração
|
Condições Finais
|
Diferente condições finais para cada Configuração
|
Planos do Sketch
|
Diferente plano de sketch por configuração
|
As cores,
texturas e materiais também podem ser configurados.
0 comentários :
Postar um comentário