O WhatsApp é o mensageiro mais popular do Brasil desde 2015. No entanto, apesar de todo o investimento em novos recursos, o app de mensagens ainda não atendeu aos pedidos dos usuários mais nostálgicos em relação à inclusão de funções famosas do saudoso MSN Messenger, que foi sucesso na web nos anos 2000 e teve seu fim no início de 2013.
Você sente saudade de chamar a atenção dos seus contatos? Ainda digita atalhos que se transformavam em emojis? Mandava indiretas com música no "subnick"? Relembre, na lista abaixo, dez recursos do MSN que, infelizmente, ainda não chegaram ao WhatsApp.
1) Chamar atenção
Sabe quando você fala com uma pessoa e ela demora horas para responder? Pois é, no MSN havia um botão de “Chamar atenção”. Ao clicar nele, a janela da conversa tremia e emitia um som agudo. Esta função, apesar de irritante, cumpria bem o seu objetivo e praticamente obrigava o contato a dar atenção à mensagem. Atualmente, no WhatsApp, só nos resta aguardar a boa vontade da pessoa em nos responder.
2) Mudar a cor do nome e da fonte na conversa
As configurações do MSN também permitiam mudar a cor e a fonte do seu nome, ou "nick". Com isso, a criatividade rolava solta. Alguns usuários exageravam tanto nas customizações que os seus nomes ficavam praticamente irreconhecíveis. Também era possível mudar a fonte das conversas – e praticamente todo mundo usava Comic Sans. Já no WhatsApp não temos como personalizar nosso nome, e a fonte tem apenas as opções de negrito, itálico e riscado. Quando o mundo ficou tão sem graça?
3) Trocar o "subnick" por música
Recentemente, o WhatsApp reformulou a sua área de status, permitindo que, em vez de apenas uma frase, os usuários postem fotos e vídeos que somem após 24 horas. Este recurso é semelhante ao Snapchat e ao Instagram Stories. Porém, quando o assunto é mandar uma indireta, nada funcionava tão bem quanto o "subnick" do MSN.
A função, semelhante ao antigo status do WhatsApp, tinha integração com alguns players de música, como o Windows Media Player. Assim, sempre que você estivesse ouvindo alguma canção neste tocador, o nome da música e do artista era mostrado para seus contatos. Você também podia escolher uma frase de impacto e exibi-la no programa, esperando que aquela pessoa notasse.
4) Mudar o status de disponibilidade
Uma funcionalidade bem interessante do MSN era dizer qual a sua disponibilidade para conversas. Havia o ícone verde, que significava “disponível”. O amarelo significava “Ausente”, ou seja, você estava online mas não estava à frente do PC e poderia demorar a responder. O vermelho significava “ocupado” e indicava que você não podia conversar naquele momento. E tinha ainda o branco, que era o “invisível”.
O engraçado é que cada status ganhou um significado secundário. A maioria das pessoas entrava como invisível, para poder puxar conversa apenas com quem ela quisesse, mas sem ser importunado por mais ninguém. Quando ela colocava “Ocupado” no status, isso significava que ela estava ocupada para a maioria das pessoas, menos para quem ela tivesse algum tipo de interesse. Esse status justificava qualquer demora na resposta.
E, por fim, quando a pessoa definia o status como “Disponível” era porque ela estava à procura de alguém para conversar. O WhatsApp até possui a função de status, mas não da forma como funcionava no MSN.
5) Criar atalhos de teclado para emojis
Na época do MSN, os emojis eram chamados de emoticons, e uma função interessante era criar atalhos de teclado para qualquer emoticon que você quisesse. Isso facilitava muito a comunicação por meio dessas figurinhas e carinhas que, diga-se de passagem, eram muito mais variadas e divertidas do que as que temos hoje no WhatsApp. Alguns atalhos eram tão populares que ainda são usados nas mais diversas redes sociais, como o (yn) para expressar boa sorte ou "estou torcendo", e o famoso (L) para coração.
6) Salvar os emoticons
Como descrito no tópico anterior, a variedade dos emoticons no MSN era gigantesca. O usuário podia, inclusive, baixar pacotes de emoticons de diversas temáticas. O plugin MSN Plus! também trazia uma grande quantidade deles.
O mais interessante era que, se você visse algum emoticon do qual gostasse muito, bastava clicar com o botão direito para salvá-lo. Assim, era possível usá-lo sempre que quisesse.
7) Jogos
Sim, o MSN possuía games. Quando você não tinha ninguém pra conversar, o jeito era passar o tempo jogando mesmo. Um dos joguinhos mais famosos do MSN era o campo minado. O WhatsApp, obviamente, não tem essa função. No entanto, o Facebook Messenger adotou a ideia e permite realizar partidas dentro do app.
8) Winks
Os famigerados Winks enquadram-se na categoria de “ame-o ou deixe-o”. Tinha gente que adorava mandar Winks e outros que odiavam do fundo do coração estas figurinhas. Winks são figuras animadas que pulavam na frente da tela e interrompiam qualquer atividade que você estivesse fazendo. E, como se não bastasse, elas ainda tinham som. Assim como os emoticons, os Winks eram bem variados. Tinha porco pulando na tela, homem arrotando, carinhas apaixonadas mandando beijos e outras animações.
9) Saber quando alguém ficava online
Quando alguém ficava online no MSN, uma janelinha aparecia no canto da tela para informar que a pessoa tinha entrado. Essa notificação era acompanhada de um som bem característico. Alguns usuários utilizavam esse artifício para chamar a atenção. Eles entravam e saíam várias vezes para que a notificação fosse exibida diversas vezes na tela dos amigos. Muitas vezes a quantidade de “janelas de notificação” era tamanha que não cabia em nossos pequenos monitores CRT.
Por outro lado, no WhatsApp, para saber se alguém está online, é preciso abrir a janela de conversa da pessoa constantemente, o que não é nada prático.
10) Ver todas as pessoas que estavam online de uma vez
A interface do MSN permitia que você visse quem estava online de uma vez. Não era raro alguém ter dezenas, e, às vezes, até centenas de contatos. Mas, ao abrir o MSN, você via de cara quem estava disponível, ausente ou ocupado. Era muito fácil escolher com quem conversar. Atualmente, com o WhatsApp, você precisa ir na janela de conversa de cada pessoa para saber se ela está online ou não.
0 comentários :
Postar um comentário