terça-feira, 30 de agosto de 2016

SolidWorks: Detalhamentos - Preparações para Detalhamentos

Este poste discute as preparações que devem ser feitas nas peças e montagens antes de detalhá-las. As peças devem ser preparadas para detalhamento por meio de composição de dimensões, criação de configurações e adição de propriedades . Consulte Guia de Propriedades Personalizadas para saber mais sobre o assunto.

Vistas

Estão disponíveis três vistas ilustradas através do diálogo Orientação de Vista:
Isométrica, Trimétrica e Dimétrica.



Podem ser criadas orientações de vistas exclusivas utilizando Rotação e as Teclas de seta.
Estas vistas podem ser salvas na peça utilizando ferramenta "Named View".



Clique na ferramenta Vista em Perspectiva para criar uma perspectiva a partir da vista atual. Salve a vista em perspectiva como Named View para utilizá-la em um vista de desenho.


Dimensões

As dimensões que serão importadas do modelo, dimensões dirigidas, devem ser dispostas de maneira organizada na peça. Isso acarretará em uma transferência mais fácil e menos trabalho de limpeza no desenho.



As alterações na aparência das dimensões, como, por exemplo, precisão e tolerância, podem ser feitas em nível de peça. Essas alterações serão executadas quando as dimensões forem importadas no desenho.



Há duas maneiras de adicionar dimensões a uma vista isométrica:
1. Adicionar dimensões de referência à peça e importá-las para a vista do desenho.
2. Utilizando a ferramenta de Dimensão Inteligente para dimensionar corretamente na vista do desenho.



É melhor adicionar as dimensões à peça porque os arcos podem ser dimensionados como radios ou diâmetro. Quando as dimensões são adicionadas diretamente às vistas do desenho, os arcos são sempre dimensionados como raio e a dimensão não pode ser alterada para uma dimensão de diâmetro.

Configurações

As variações de uma peça podem ser representadas utilizando-se configurações e depois documentadas nas vistas de desenho. Uma peça pode ter diferentes configurações para diferentes finalidades. Por exemplo, você pode criar configurações especializadas para serem utilizadas em montagens e outras configurações para serem utilizadas em vistas de desenhos.



Features representativas, por exemplo fillets e curvas, podem ter um grande impacto na complexidade de uma vista do desenho. É mostrada uma configuração Default apresentando todos os níveis de detalhes.



Uma configuração Simplifed (Simplificada) que suprime os filetes representativos resulta em uma vista de desenho menos complexa.



São utilizadas as configurações em montagens para controlar:

*Quais componentes estão visíveis.
*Qual configuração de um componente é utilizada.
*As posições alternativas do componente.


O uso adequado das configurações pode produzir vistas de desenho mais limpas e mais úteis.


Estados de Exibição

Estados de Exibição de montagens podem ser usadas em vistas. Na caixa de diálogo Drawing View, é possível selecionar o estado de exibição da configuração Atual.



Propriedades

O componente individual controla qual nome é usado na coluna Part No. da lista de materiais. Isto é configurado com base na configuração por meio do diálogo Configuration Properties
Podem ser utilizados Document Name, Configuration Name ou User Specified Name.



Properties pode ser adicionado aos arquivos de peças e montagens que são benéficos no desenho. As propriedades que são usadas pela BOM (como, por exemplo, Material) devem residir no arquivo de peças como Custom Property.


Folhas de desenhos e templates.

É possível incluir Anotações na peça ou na Montagem. O menu Annotation Properties é usado para controlar quais anotações são visíveis na peça ou na montagem.

As anotações estão em conformidade com o padrão ASME Y14.41-2003.

As dimensões driven (referência) podem ser adicionadas no modelo ou montagem diretamente como anotações 3D usando a ferramenta dimensão inteligente. Essas dimensões podem ser adicionadas usando Vista de Anotação



Em um desenho, as anotações podem ser adicionadas usando Inserir itens do Modelo ou através de Vista de Anotação. Os tipos de anotações a serem importadas podem ser selecionados




Vistas de Anotação

Vista de Anotação são usadas para atribuir anotações a vistas específicas na peça ou na montagem, e transferi-las para o desenho

Para adicionar Vista de Anotação em peças existentes, clique com o botão direito na pasta Anntotations e em Show Feature Dimensions.

Clique com o botão direito na pasta Annotations e em Insert Annotation View.

Selecione uma orientação ou plano e, em seguida, as anotações a adicionar


Para adicionar Vistas de Anotação em novas peças, clique com o botão direito na Pasta Annotations e em Insert Automatically Place into Annotation Views antes de criar a geometria.

As Vistas de Anotação são armazenadas na pasta Annotations. A vista de anotação ativa é marcada com uma seta.





0 comentários :

Postar um comentário