sábado, 20 de agosto de 2016

Otimize o processo de inspeção para reduzir custos e lançar logo seu produto no mercado


Como fabricante, você está comprometido com a qualidade. Qualidade pode ter significados diferentes para diferentes grupos dentro de uma organização. Sob a perspectiva de um cliente, qualidade significa que o produto adquirido é confiável e atende às suas expectativas. Sob a perspectiva do fabricante, qualidade significa conformidade com as especificações de viabilidade de fabricação. Fornecer produtos de alta qualidade geralmente se traduz em clientes satisfeitos e aumento dos lucros, enquanto os benefícios internos na redução de desperdícios, retrabalho e defeitos no processo de fabricação significa reduzir custos e lançar logo seu produto no mercado.
Atualmente, muitas empresas se inscrevem em programas interno a de gerenciamento de qualidade, tanto para ganhos internos quanto externos. No entanto, neste mundo de crescente concorrência, os fabricantes deme buscar maneiras de otimizar seus resultados, ao mesmo tempo em que gerenciam a relação de compromisso entre custos e qualidade. O processo de inspeção na cadeira de fornecimento desempenha um papel vital no gerenciamento da conformidade da viabilidade de fabricação e é um processo pronto para otimização.

Qualidade é essencial

Manter a máxima qualidade possível é um objetivo comercial fundamental. Quando os produtos apresentam defeitos ou falhas prematuras, as empresas geram mais desperdícios e custos de retrabalho, além de perder receita, participação no mercado e fidelidade do cliente. Muitas empresas implementam programas de gerenciamento de qualidade para solucionar estes desafios e fornecer produtos de qualidade superior aos clientes. Enquanto a maioria dos programas de gerenciamento de qualidade é aplicada em toda a empresa, conduzir a qualidade de uma perspectiva de fabricação envolve desenvolvimento de processos que garantam a conformidade dos produtos e sejam produzidos de modo constante e de acordo com as especificações do projeto. Em geral, isso é feito através de funções de Garantia e Controle de qualidade dentro do setor de fabricação.



Inspeção e testes desempenham um papel fundamental para gerar qualidade
Inspeção é um passo comum nos processos de Garantia e Controle de qualidade em todos o processo de fabricação. Inspeções de qualidade fornecem dados e inteligência de fabricação que indicam como anda o desempenho dos processos de produção e oferecem percepções sobre como um projeto melhor pode gerar mais qualidade e menos desperdícios. As análises do Controle estatístico de processos (SPC, Statistical Process Control) podem ser realizadas sobre os dados do Controle de Qualidade para criar percepções sobre melhorias no processo ao longo de todo o ciclo de vida da produção.
A inspeção pode acontecer antes, durante ou depois da produção. A inspeção na pré-produção ocorre geralmente quando é necessária a montagem de peças. Se as peças apresentam defeitos antes da montagem e não são verificadas, toda a montagem será defeituosa. Parte da razão para o processo de inspeção é criar uma documentação que identifica os principais atributos de um produto para inspeção e servir como prova de inspeção. Técnicos de qualidade, que realizam tarefas essenciais de inspeção tanto durante o processo quanto na pós-produção, são os principais elementos de um sistema de qualidade. O trabalho desses profissionais envolve não apenas realizar inspeções físicas, mas também gerar a documentação necessária, como desenho balonados, listas de verificação de inspeção e relatórios dos resultados.

Exemplo: Processo inspeção dos primeiros artigos

O Processos inspeção dos primeiros artigos é outra aplicação de inspeção no desenvolvimento do produto. os relatórios de inspeção dos primeiros artigos (FAIR, First Article Inspection Reports) estão, muitas vezes, sujeitos a requisitos de padrões da indústria, como a AS9102, da indústria aeroespacial, ou o PPAP, da indústria automotiva. Os pacotes de inspeção dos primeiro artigos tradicionais eram impressos ou manuscritos. Hoje em dia, muitas empresas usam software para gerar os formulários dos primeiros artigos que podem ser armazenados em servidores para facilitar a recuperação quando necessário. Os fabricantes usam os Primeiros artigos de duas maneiras:

  • Um fabricante produz o primeiro item de uma série para validar o processo de fabricação que atende aos critérios do projeto. Este item é testado para garantir que atenda a todas as especificações, dimensões e tolerâncias. Se o item não for aprovado na inspeção, deve ser realizada uma nova análise para ajustar as máquinas de produção, o projeto, ou ambos.

  • O fabricante recebe peças de um fornecedor externo dentro de sua cadeia de fornecimento. O fabricante usa um processo Primeiros artigos para validar se as peças do fornecedor estão em conformidade com as especificações. O fornecedor oferece um item, ou lote de teste, que será inspecionado pelo fabricante. Se os Primeiros artigos forem aceitos, quer dizer que o fornecedor pode enviar o saldo do pedido para o fabricante para integração no produto final.

Inspeção bem-sucedida requer uma documentação completa

O processo de inspeção tem dois requisitos: o teste físico e a inspeção de uma peça de montagem concluída, bem como da documentação associada. A documentação é usada para atividades de inspeção interna (como listas de verificação ou desenho balonados), para manter as certificações da indústria ou apoiar as auditorias.

A necessidade de inspeção da documentação foi impulsionada por uma série de fatores, incluindo requisitos da indústria e regulamentares, em especial quando a segurança humana está em pauta. Por exemplo, os fabricantes que fornecem peças e produtos para as indústrias automotiva e aeroespacial precisam se ater aos requisitos de qualidade padrão da indústria (como SAE AS9100 para fornecedores da indústria aeroespacial) que ditam que a inspeção de documentação obrigatória devem atender a certos critérios. Se sua empresa fabrica peças e produtos para o governo federal dos EUA, você deve comprovar a qualidade através da documentação, incluindo relatórios de inspeção.
Planilhas e Desenhos Balonados Manualmente

Em muitos casos, od documentos de inspeção atuais são criados manualmente. A equipe de Controle de Qualidade (QA, Quality Assurance) cria desenhos balonados a partir dos desenhos originais feitos pelos engenheiro de projeto. Os desenho balonados formam mais fácil para os inspetores visualizar os detalhes das articulações e de outras áreas de preocupação. Os inspetores criam manualmente listas de verificação da inspeção, em geral em uma planilha. Eles inserem manualmente os valores dos desenhos em uma planilha. Por sua vez, enquanto as medidas são empregadas, os inspetores escrevem ou digitam os resultados. Após o término da inspeção, os inspetores preenchem os relatórios com suas conclusões. Muitas vezes, esses relatórios são criados manualmente e devem seguir formatos padrão da indústria. Os profissionais da área de Qualidade tradicionalmente usam os recursos da Sociedade americana de qualidade (ASQ, American Society for Quality), para ajudá-los a implementar as práticas recomendadas para processos de inspeção e documentação.
Como você pode imaginar, a criação manual da documentação é um processo longo e maçante. Os engenheiros de inspeção podem passar um dia inteiro criando desenho balonados de um produto ou montagem complexos. O tempo empenhado na criação manual da documentação é caro, podendo gerar atrasos no lançamento do produto e riscos na possibilidade de inserção de dados incorretos em vários documentos. Esta é uma ótima oportunidade para aprimorar esse processo que é caro e propenso a erros.

Criação automática de Documentação relacionada à inspeção

Há maneiras mais eficazes. O que aconteceria se o engenheiro de inspeção pudesse gerar automaticamente desenho balonados, listas de verificação de inspeção e relatórios que incluíssem dados CAD 3D a partir do projeto aprovado? O SOLIDWORKS Inspection é um software usado para inspeção dos primeiros artigos e inspeção durante o processo que simplifica e automatiza o processo de criação de desenho balonados de inspeção e relatórios de inspeção (AS9102, PPAP e mais). Ele pode ser usado de modo autônomo ou como um suplemento que permite os usuários do SOLIDWORKS aproveitem seus dados já existentes, como arquivos do SOLIDWORKS, PDFs e TIFFs.

O SOLIDWORKS Inspecion praticamente elimina a necessidade de criação manual de desenho balonados, o que economiza muito tempo. Listas de verificação de inspeção são preenchidas automaticamente com os valores das dimensões, tamanhos dos furos e tolerâncias. Além disso, o SOLIDWORKS inspection permite que você capture digitalmente informações de medidas (como paquímetros com saída USB ou uma máquina de medição por coordenadas [CMM, Coordinate Measuring Machine]) para seu processo de inspeção. O SOLIDWORKS inspection também pode importar automaticamente os dados de teste medidos para pacotes padrão da indústria (como AS9102, PPAP, APQP e muito mais).
O SOLIDWORKS inspection oferece benefícios significativos para o processo de inspeção. Como os desenho balonados podem ser criado em minutos, em vez de horas, os usuários desfrutam de uma economia de tempo de até 90% em relação ao métodos manuais. A geração automática de listas de verificação e de relatórios de inspeção reduz significativamente inconsistências e erros de conversão de dados. A geração de relatórios padrão na indústria simplifica a troca de documentação entre parceiros comerciais, além de satisfazer as exigências de órgãos e agências regulatórias da indústria. Essa economia de tempo reduz o período de inatividade do processo de desenvolvimento do produto e reduz o tempo de lançamento no mercado, o que permite que os engenheiros concentrem seu tempo no projeto e na inovação.

Conclusão

O compromisso com a qualidade da fabricação é um processo contínuo. Atualmente, as empresas estão sempre procurando maneiras de aumentar a eficiência e reduzir os custos sem sacrificar a qualidade. Um número significativo de organizações ainda utiliza a conversão manual de dados de engenharia para criar sua documentação de teste e inspeção, o que leva a erros, dados de qualidade inconsistentes, perda na produtividade devido à criação manual de documentos e atrasos no tempo de lançamento no mercado. O Software SOLIDWORKS Inspection possibilita garantia e controle de qualidade, além de ajudar as equipes da fabricação a criarem produtos de alta qualidade e documentação de inspeção rigorosa com facilidade, relatórios padrão na indústria e pacotes de inspeção de Primeiros artigos. Finalizar essas tarefas em menos tempo permite que as empresas desfrutem de economias significativas nos custos, acelerem tempo de lançamento no mercado e melhores a qualidade do produto.

0 comentários :

Postar um comentário