Antes de começar a abordar esse assunto, gostaria de compartilhar com o prezado leitor uma citação e provocar uma reflexão:
"Se você falar com um homem numa linguagem que ele compreende, isso entra na cabeça dele. Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração". - Nelson Mandela
Esta frase traduz bem o assunto do qual iremos tratar neste breve artigo - Comunicação.
Todos nós somos seres relacionais e como tal necessitamos dessa interação com as pessoas, e uma das formas de interagir é nos comunicando. A comunicação está presente na vida dos seres humanos deste os tempos primórdios; por meio dos símbolos, gestos, e agora muito mais fácil, com a advento da tecnologia, que nos permite comunicar com outras pessoas, ainda que estejam em lugares distantes, com maior velocidade.
Usamos a comunicação a todo o momento. Ela é sem dúvidas, importantíssima. Porém, devemos ter bastante cuidado com a comunicação que estamos utilizando, seja para nos promover ou para tratar as pessoas que estão a nossa volta. Ela tem poder.
Lembre-se, a comunicação deve ser uma ferramenta que abres portas! E pode ser uma habilidade desenvolvida/aperfeiçoada por quem desejar.
No ambiente empresarial, a comunicação é de suma importância para gestores, colaboradores, parceiros, enfim, toda a empresa - desde o nível estratégico ao operacional usam deste meio para alcançar os objetivos organizacionais.
A importância da comunicação vai desde atender bem a clientes, a enviar um e-mail para uma vaga de emprego etc. Tive uma experiência maravilhosa na área comercial de uma empresa, onde uma das minhas atribuições era comunicar-me com os nossos clientes, e acredite, foram momentos de muito aprendizado. Tratar de forma cordial, atenciosa, clara, foram uma das formas que aprendi a me comunicar com eles. Colocando-me sempre no lugar de cliente e como gostaria de ser tratada, aliás, essa é uma regra de ouro.
Desejo compartilhar com você um aprendizado valiosíssimo que obtive lendo um livro extraordinário. Essa sugestão vale tanto para você enquanto pessoa como para o profissional que é ou almeja ser. Talvez esteja assumindo a enorme responsabilidade de liderar, afinal, a liderança é uma grande responsabilidade, ou já esteja nesta posição, ou ainda precise colocar em prática a habilidade da comunicação no âmbito familiar, profissional, pessoal etc.
Veja o que aprendi. Tome nota:
A comunicação acontece em dois níveis: a fala e a escuta.
Comunicação - Fala:
a) Falar apenas ao se sentir impelido a fazê-lo (em dúvida, esperar para falar);
b) Falar de maneira assertiva - aberta, franca, direta - sem jamais violar os direitos alheios;
c) Falar na primeira pessoa, em declarações com a palavra "eu" ("Eu acho, eu creio, eu preciso", etc.);
d) Falar de maneira pessoal e profunda, num modelo de transparência e humildade.
Comunicação - Escuta:
a) Escutar atentamente - emprenhar-se em "ver as coisas como eles veem e sentir o que eles sentem";
b) Evitar conversas paralelas - a fala deve ser enunciada por uma pessoa de cada vez;
c) Não interromper - pôr as ideias "entre parênteses" para compartilhá-las depois;
d) Resistir à tentação de consertar/curar/modificar/converter os outros;
e) Resistir à tentação de "preencher o vazio" com a própria fala - o silêncio vale ouro!
Fonte: Hunter, C. James. De volta ao mosteiro.
Parece simples, mas não é. No entanto, com empenho, os resultados positivos serão colhidos, sem dúvida.
Quando colocamos esses ensinamentos em práticas, conseguimos enxergar a verdade no que Nelson Mandela diz em ... "Se você falar com ele em sua própria linguagem, você atinge seu coração".
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