segunda-feira, 11 de julho de 2016

SolidWorks 2017 – SWW 2016 Preview

Senhores,
 Entra ano e sai ano, sempre a mesma coisa.
•No SolidWorks World são anunciadas as features que devem vir no novo Solidworks;
•Próximo ao dia dos namorados (junho/julho) é lançada a versão beta da versão anunciada;
•Nas proximidades do dia das crianças é lançada a versão anunciada e trabalhada ao longo do ano.
Nesse ano em Dallas, foi apresentada o SolidWorks 2017… Será que ele conseguiu conquistar os usuários? Confira no primeiro post.
 Lembro que se trata de um preview da versão e muita coisa pode vir a não sair na versão final.

Padrão circular com duas direções
Agora é possível cadastrar direção 1 e 2 no padrão circular, inclusive informando parâmetros diferentes para elas.

Chanfro com múltiplos tamanhos
Agora vai! O chanfro está com opção de inserção de múltiplos tamanhos em um único recurso.
 Como assim?
 Se eu necessitar de um chanfro de 5 x 45 e outro de 8 x 45, posso construir ambos no mesmo recurso. Simples, né? Se parece com o que temos no comando filete, mesmo comigo não achando isso adequado na maioria das vezes.


Chanfro variável
Assim como o recurso listado acima, esse também já existia no comando filete. Em uma mesma aresta, o recurso pode conter variações de tamanho. O filete pode começar com 5mm, aumentar a 8mm, voltar a 5mm.
 Claro que o que estou listando são tamanhos exemplares, mas a funcionalidade tem futuro, acreditem.



Combinar filete e chanfro
Uma lágrima caiu dos meus olhos quando eu vi esse recurso! Se por um acaso o projetista começou um recurso de filete e desejava o chanfro, pode-se realizar a troca de função por um botão. Não é mais necessário trocar de comando para esse tipo de situação.



Vistas de corte com transparências
A inserção de transparências acabou ganhando nos últimos anos muitos recursos para que a sua execução cause menos problemas de desempenho nas estações de trabalho dos usuários. Agora com a execução do corte, a região cortada, ao invés de ser eliminada, ela fica transparente. é uma opção fácil de ser habilitada ou desabilitada.



Entrada ou saída de rosca
A adição dos comandos de rosca desenhada no SolidWorks 2016 foi um grande avanço. Agora, pra quem necessitar, será possível no mesmo comando executar o detalhamento da entrada ou saída da ferramenta de usinagem.



Importação do desenho no Treehouse
Ao importar uma estrutura de produto no Treehouse, os desenhos estão incluídos e associados. Para análise de alterações, impactos, gamas de arquivos, mais coisas serão exibidas para avaliação.

Impressão de estrutura do Treehouse
Agora imprimir a estrutura de projeto do Treehouse é possível e instantânea, sem necessitar de métodos paliativos.

Contornos de esboços sombreados
Os contornos de esboço ficam ressaltados em cores para fácil assimilação e possibilidade de uso em recursos.

Assistente de perfuração avançado
Novas funcionalidades para assistente de perfuração. Na imagem abaixo, pode-se observar a definição de um furo com duas cabeças simultaneamente, uma na parte superior e outra na parte inferior.

Submontagens ao serem salvas como peças mantém os ID’s de faces
Os id’s de faces são mantidos e ao realizar o replace da submontagem pela peça, os posicionamentos são preservados sem erros.

Sobrescrever última versão do PDM
Pequenas alterações nos arquivos não necessariamente vão criar uma nova versão ao realizarmos um check-in. Eu particularmente acho bom se o fluxo de trabalho prever permissões adequadas em cada estado e incrementos corretos de revisão.

Travar tabelas pelo template
Itens de tabela travados pelo template permanecerão travados ao inserí-los em desenhos, com isso, alterações ou desconfigurações indesejadas não acontecerão.

Notas podem ser referenciadas a células de tabelas
Não será necessário sair procurando uma propriedade personalizada, toda a nota que está inserida pode ser vinculada a uma célula da tabela. Acredito que ao editar a tabela, a nota será regenerada. Imagino muito potencial para a ferramenta no futuro se ela sair conforme previsto.

Conclusão
Esse post é uma combinação das impressões do que vi em Dallas, com o que eu conheço e penso do SolidWorks mais a postagem do blog oficial da empresa desenvolvedora.
 Tem muita opinião minha nas funcionalidades, o post continuará nos próximos dias.

3 comentários :

Postar um comentário