quinta-feira, 21 de julho de 2016

Vai trocar suas ferramentas CAD? - O que você deve saber



Visão geral executiva

Competir na economia global atual não é fácil. A significativa competição mundial, somada à pressão dos novos concorrentes e de startups inovadoras, tornam difícil destacar-se no mercado. Para melhorar a competitividade, o estudo da Tech-Clarity, Gerenciamento do ciclo de vida do produto além do gerenciamento por CAD, mostra que as empresas mudaram o foco dos fatores de mercado, como o tempo de lançamento no mercado ou o custo, para estratégias centradas no produto.

Ferramentas de projeto, especialmente CAD, são fundamentais para executar essas estratégias. Com as ferramentas de projeto certas, as empresas reúnem melhores condições para oferecer ao mercado produtos inovadores, de alto desempenho e qualidade. As empresas que buscam atualizar suas ferramentas para acompanhar seus concorrentes podem considerar a migração para as ferramentas CAD.

Então, o que você deve fazer ao perceber que sua ferramenta CAD está deixando você para trás? E se sua empresa precisar atualizar as ferramentas CAD? O que faria você considerar uma mudança? O que esperar disso? Será que vale a pena o tempo gasto para converter dados arquivados em um novo formato? E, mais importante: os benefícios superam os possíveis riscos?

Razões comerciais, em vez de problemas com ferramentas CAD, tornaram-se o motivo mais influente na hora de escolher uma ferramenta CAD.

A Tech-Clarity pesquisou 192 empresas para responder a essas perguntas. Junto com muitas descobertas interessantes, o mais impressionante foi concluir que são as razões comerciais o motivo mais influente ao escolher uma ferramenta CAD, além de serem também os fatores motivadores por trás da necessidade de mudança de ferramentas e não os problemas com ferramentas CAD. Os maiores influenciadores incluem as cadeias de suprimentos, os relacionamentos, a visão do fornecedor para o projeto e a ampla gama de ofertas dos fornecedores de CAD. Essa visão abrangente da ferramenta CAD indica níveis mais elevados de decisões de compra feitas pelo gerenciamento, e eles veem a ferramenta CAD como peça estratégica de uma solução de desenvolvimento de produto mais ampla.

A diretoria vê a ferramenta CAD como uma peça estratégica de uma solução de desenvolvimento de produto mais ampla.

Os maiores desafios ao mudar as ferramentas CAD são a superação da curva de aprendizagem e a reutilização dos dados legados. No entanto, nem todos os dados legados precisam ser convertidos; na verdade, as empresas convertem apenas metade deles, cerca de 52%. Apesar dos esforços feitos, as empresas que optaram por trocar de ferramenta CAD tendem a estar muito felizes. Oitenta e três por cento (83%) classificam sua satisfação como 4 ou 5 em uma escala de 1 a 5.

Desde a implementação das atuais ferramentas CAD, grandes companhias reduziram o tempo de desenvolvimento em 19%, os custos de desenvolvimento em 15% e o tempo de implementação de ECOs em 16%, colocando-as em uma posição de grande vantagem competitiva.

O estudo também identificou o que empresas bem-sucedidas procuram. Ao selecionar uma nova ferramenta CAD, grandes empresas estão mais propensas a considerar a facilidade de uso, o suporte técnico, a qualidade de software e a participação no mercado, o que inclui o tamanho da comunidade de usuários. Desde a implementação das atuais ferramentas CAD, grandes companhias reduziram o tempo de desenvolvimento em 19%, os custos de desenvolvimento em 15% e o tempo de implementação de Pedidos de mudança da engenharia (ECO, Engineering change orders) em 16%, colocando-as em uma posição de grande vantagem competitiva. Elas também puderam aumentar o número de iterações de projeto em 17%, o que leva a mais inovações.

Entenda as necessidades comerciais em relação aos projetos

É muito difícil competir na economia global dos dias de hoje. O mundo tornou-se menor e a Internet possibilitou que até mesmo pequenas empresas tenham presença global. As empresas sabem que elas têm que defender não apenas a sua participação no mercado contra concorrentes globais, mas sabem que opções como a Kickstarter reduziram a barreira para a entrada de novas startups com ofertas inovadoras. Agora as empresas precisam trabalhar ainda mais para se destacarem.

As principais estratégias da atualidade são muito centradas no produto.

O estudo da Tech-Clarity, Gerenciamento do ciclo de vida do produto além do gerenciamento por CAD, perguntou aos participantes da pesquisa como eles faziam para se destacarem (Figura 1).


O estudo concluiu que "As principais estratégias de liderança são muito centradas no produto... Os participantes parecem estar focados em obter o produto certo para o cliente com menos foco em fatores de mercado, como o tempo de lançamento no mercado ou o custo, que eram os pontos de maior preocupação nas últimas pesquisas. Apesar de não serem listados como caminhos para a diferenciação, esperamos que esses fatores continuem sendo fatores importantes para a competitividade nos sobrecarregados mercados globais".

As empresas também sabem que não podem mais se concentrar em uma única área. Para serem competitivas, elas devem considerar uma variedade de fatores, como o desempenho, a inovação, a qualidade e a personalização. Isso leva muitas empresas a investir no processo do projeto. A Figura 2 mostra as principais razões para o investimento no projeto.


As empresas fazem investimentos para reduzir seus custos, bem como para melhorar a eficiência. Ambos impactam a produção e os resultados. Ciclos rápidos de produto diminuem a janela de oportunidade para o máximo potencial de receita. Em pouco tempo, produtos são substituídos por outros ainda mais novos, diminuindo a oportunidade de receita adicional. Além disso, quanto mais rápido uma empresa lança seu produto, menor é o investimento em desenvolvimento, facilitando a recuperação desses custos. E ser o primeiro a chegar ao mercado também representa uma vantagem competitiva de reter parte desse mercado, gerando receitas maiores.
Para serem competitivos, os fabricantes devem considerar uma variedade de fatores, como o desempenho, a inovação, a qualidade e a personalização para diferenciar os produtos

Outro meio de poupar custos pode vir da TI. A Consolidação CAD da Tech-Clarity verificou que a consolidação de ferramentas CAD não apenas poupa custos de licenciamento e hardware, mas também existem outras vantagens. O relatório afirma, "Da perspectiva de TI, a consolidação proporciona a capacidade de concentrar recursos em um número mais reduzido de soluções. Isso reduz os custos e a carga de trabalho e possibilita que a TI proporcione um nível mais elevado de apoio comercial às empresas enxutas de hoje... Além da economia nos custos, existem benefícios estratégicos ainda maiores… Por exemplo, um único ambiente CAD pode permitir uma estratégia de projeção e construção em qualquer lugar. Este método permite que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças do mercado e à falta de recursos, oferecendo a possibilidade de transferir a projeção ou produção a novas instalações sem a preocupação de incompatibilidade de dados, ferramentas ou processos de projeto."

O que impulsiona uma mudança de CAD?

Um possível investimento em projeto pode significar uma mudança de ferramentas CAD. Existem muitos motivos pelos quais uma empresa pode mudar as ferramentas CAD. A Arihant, por exemplo, uma fabricante de equipamentos para parques aquáticos e parques infantis, procurava uma solução de projeto que fosse mais fácil e rápida de utilizar, para que a empresa pudesse aumentar a produtividade. "Precisávamos ser mais eficiente para aumentar a produtividade", diz o gerente assistente de projetos Mithun S. Mandal. "Outras metas relacionadas à mudança de plataformas incluíram a representação gráfica aprimorada dos projetos de produto, ciclos de projeto reduzidos e o recrutamento aprimorado." A mudança com certeza valeu a pena. Desde a implementação do novo software CAD, a Arihant observou um crescimento meteórico e viu as suas receitas anuais aumentarem 250% em apenas dois anos.

Desde a implementação do novo software CAD, a Arihant observou um crescimento imenso e viu as suas receitas anuais aumentarem 250% em apenas dois anos.

Em outros casos, a ferramenta CAD atual pode estar funcionando bem, mas pode já não mais incorporar as metas de crescimento da empresa, como foi o caso da Hutchinson Hayes Separation. A Hutchinson Hayes Separation fabrica equipamentos de separação para separar sólidos de líquidos em inúmeras aplicações, de processamento de carnes a campos petrolíferos, de petroquímicas a combustíveis náuticos e óleos vegetais a biodiesel. "Apesar de termos sido bem-sucedidos com as nossas antigas ferramentas para dar suporte à linha de produção padrão, nosso plano de negócios exigia o desenvolvimento de novos produtos para aplicações adicionais. Para apoiar o aumento de atividades, precisávamos de uma plataforma 3D para diminuir o tempo de desenvolvimento e fabricação", afirma Hans van der Voort, gerente de vendas da Hutchinson Hayes Separation. "Ao fazer essa mudança, conseguimos encurtar os prazos de entrega e liberar recursos para buscarmos novas oportunidades."

Para apoiar o aumento de atividades, precisávamos de uma plataforma de desenvolvimento em 3D para diminuir o tempo de desenvolvimento e fabricação. Hans van der Voort, gerente de vendas, Hutchinson Hayes Separation

As empresas também podem ter outras razões para a mudança. Para compreender os principais fatores, a Tech-Clarity observou as razões comerciais e os desafios CAD.  As razões comerciais são externas às ferramentas CAD e são afetadas por decisões de gestão, iniciativas empresariais ou pelo relacionamento com os fornecedores. Ao longo dos últimos sete anos, com fatores econômicos como a recente recessão, as necessidades comerciais evoluíram, impactando os motivadores para a mudança de CAD. A Figura 3 compara alguns dos principais motivos que justificaram a alteração de ferramentas CAD.



As empresas que fizeram uma alteração de ferramenta CAD há sete anos ou mais, geralmente estavam mudando de CAD 2D para 3D. Hoje, as empresas são impulsionadas por reduções orçamentárias. Isso pode ser porque elas estão procurando economias nos custos ao consolidar as ferramentas CAD e o número de licenças. O interessante é que esse também foi uma das principais razões há quatro a seis anos, no ponto alto da recessão, mas a pressão era proveniente da TI, não do orçamento de engenharia. As empresas que estão mudando agora também sentem que reduzirão os custos por meio de melhorias de eficiência que utilizam melhor os recursos e ajudam a lançar os produtos com mais velocidade. Em comparação com o passado, as empresas também são muito mais influenciadas pelas cadeias de suprimentos ou pelos fabricantes de equipamentos originais (OEM, original equipment manufacturers), pela política interna, pela visão do vendedor de CAD para o projeto e pelo portfólio de produtos do vendedor de CAD.

Em comparação com o passado, as empresas também são muito mais influenciadas pelas cadeias de suprimentos ou pelos OEMs, pela política interna, pela visão e pelo portfólio de produtos oferecidos pelo vendedor de CAD.

A Tech-Clarity também analisou os desafios da utilização de ferramentas CAD que levaram a uma mudança.



Enquanto as ferramentas CAD têm evoluído significativamente ao longo dos últimos sete anos, de modo muito interessante, existe pouca diferença entre aqueles que fizeram uma mudança recente de ferramenta CAD e aqueles que a fizeram há mais de sete anos. A razão mais comum para fazer uma mudança é a existência de uma ferramenta que não tem a funcionalidade necessária. Um fluxo de trabalho ineficiente, caracterizado por excessos de cliques no mouse ou uma interface de usuário não intuitiva, é outra razão importante. Nestes casos, é provável que as empresas se voltem a uma ferramenta CAD diferente com a expectativa de que as funcionalidades adicionais e um fluxo de trabalho mais eficiente melhorarão a sua produtividade.

Um fluxo de trabalho ineficiente, bem como o excesso de cliques no mouse ou uma interface de usuário não intuitiva, são também outras das principais razões para a mudança de ferramenta CAD.
Este foi o caso na Induce Design, empresa de serviços de projeto. A empresa migrou para o novo software de projetos 3D em 2010 porque a solução era mais fácil de usar, fornecia um conjunto mais completo de recursos de modelagem e ajudava a empresa a melhorar os projetos para ferramentas de viabilidade de fabricação. "Escolhi nosso software de design como a nossa ferramenta principal porque ele é mais fácil e mais eficiente para a modelagem e para a concepção de novos projetos de produtos", diz o proprietário e projetista-chefe Hrishikesh Borude. "Nosso novo software CAD se ajusta perfeitamente às necessidades de projeto e engenharia de nosso estúdio."

Desde a implantação do novo software de projetos, a Induce Design diminuiu seus ciclos de projeto em 30% e reduziu o tempo necessário para tomada de decisões de projeto em 30%. Borude atribui esses ganhos de produtividade à interface de usuário intuitiva do novo software CAD e à capacidade de se comunicar de forma mais eficaz com os clientes.

Desde a implantação do novo software de projetos, a Induce Design diminuiu seus ciclos de projeto em 30% e reduziu o tempo necessário para tomada de decisões de projeto em 30%.

Os entrevistados foram solicitados a escolher a principal razão que leva a uma mudança de ferramenta CAD. Curiosamente, essa razão principal mudou ao longo do tempo. As tendências mostram que as decisões comerciais, em vez de problemas com a ferramenta CAD, tornaram-se mais influentes na hora de decidir a mudança de ferramentas CAD (Figura 5).

As tendências mostram que as decisões comerciais, em vez de problemas com a ferramenta CAD, tornaram-se mais influentes na hora de decidir a mudança de ferramentas CAD
Há quatro anos ou mais, os desafios com a ferramenta CAD eram mais importantes. Hoje, são as razões comerciais que provocam à mudança. As cadeias de suprimentos, as relações com os fornecedores, a visão do vendedor e o portfólio completo de ofertas são mais influentes na escolha das ferramentas CAD, indicando que elas se tornaram uma parte estratégica da solução geral de desenvolvimento do produto.



Estabeleça expectativas para a mudança

O que as empresas esperam ao mudar a ferramenta CAD? A Figura 6 mostra os principais desafios.



O treinamento dos funcionários é o desafio mais comum, seguido pela reutilização de dados legados.
A Tech-Clarity explorou o desafio dos dados legados mais a fundo. Apesar dos avanços para dar suporte a dados CAD de várias bases, de longe, o método mais comum de manipulação de dados legados é a recriação deles. A conversão para um formato neutro como IGES ou STEP vem logo após (Figura 7).


Em geral, as empresas convertem 52% de seus dados CAD legados, mas a complexidade do produto tem um impacto. Os dados legados são mais susceptíveis à conversão se forem complexos (Figura 8).


Em geral, as empresas convertem 52% de seus dados CAD legados, mas a complexidade do produto tem um impacto.

Modelos muito complexos levam muito tempo para serem recriados, de modo que vale a pena o esforço para convertê-los. Por outro lado, como os modelos mais simples são facilmente recriados, é cada vez mais difícil justificar os investimentos de conversão. Como um gerente de engenharia mecânica em uma empresa de comunicações comentou, "a probabilidade é de que não será necessário mover todos os seus dados legados para a nova ferramenta CAD. Mantenha um banco da antiga ferramenta CAD e mova os dados legados conforme necessário. É provável que a maioria dos dados legados não serão necessários no futuro".

Identificação dos principais desempenhos

Para compreender de que forma as empresas de maior sucesso abordam uma mudança nas ferramentas CAD, os pesquisadores da Tech-Clarity identificaram as empresas com melhor desempenho. Os entrevistados foram solicitados a classificar seu desempenho em relação aos seus concorrentes em quatro indicadores de projeto. Os entrevistados utilizaram uma escala de um a cinco, sendo cinco como extremamente eficaz. Os primeiros 20% foram definidos como empresas de melhor desempenho. A Figura 9 mostra os parâmetros utilizados para definir o sucesso e o desempenho respectivo de cada grupo.

Independentemente da categoria de desempenho, as empresas relatam melhorias significativas desde a implementação da nova ferramenta CAD.


A tabela 1 quantifica os benefícios desfrutados pelas empresas com os melhores desempenhos desde a implementação de suas ferramentas CAD atuais.



Independentemente da categoria de desempenho, as empresas relatam melhorias significativas desde a implementação da nova ferramenta CAD, mas as empresas de melhor desempenho observam melhorias ainda maiores. As empresas perceberam que, com a nova ferramenta CAD, são mais eficientes, o que possibilita o desenvolvimento de produtos em menos tempo, com custo menor. Elas também implementam mudanças de engenharia com maior velocidade. A habilidade de fazer alterações rapidamente combinadas com melhorias de eficiência permitem às empresas avaliar mais iterações de projeto. As empresas de melhor desempenho avaliam 76% mais alternativas de projeto que seus concorrentes. Avaliar mais opções e desenvolver a partir de ideias levam a uma maior inovação.

Na verdade, a necessidade de se avaliar mais conceitos de projeto foi uma consideração importante quando a ElliptiGO, uma fabricante de bicicletas elípticas, escolheu sua ferramenta CAD. “Eu sabia que precisaríamos fazer centenas de iterações e estudos analíticos para chegar ao projeto pronto para comercialização e depois dar suporte às fases de usinagem e produção”, enfatiza Brent Teal, copresidente da ElliptiGO.

As empresas de melhor desempenho avaliam 76% mais alternativas de projeto que seus concorrentes, o que é importante para a inovação.

Enquanto os ganhos de eficiência que as empresas desfrutam depois de alterar as ferramentas CAD parecem ser atraentes, quanto esforço é necessário para fazer essa mudança? A Tabela 2 mostra o tempo de treinamento médio, o tempo de retorno da produtividade e o tempo de recuperação de investimento.



As empresas de melhor desempenho relatam que passam menos tempo em treinamento, assim, retomam a produtividade oito semanas antes de seus concorrentes com menor desempenho. Os critérios que as empresas com maior desempenho procuram em uma ferramenta CAD provavelmente contribuem para essa diferenciação.

Apesar dos investimentos de tempo para a realização da mudança, as empresas tendem a ficarem muito satisfeitas com o retorno de seus investimentos.

Apesar dos investimentos de tempo para a realização da mudança, as empresas tendem a ficarem muito satisfeitas com o retorno de seus investimentos. Em geral, as empresas classificam esse ponto como 4,2 em uma escala de um a cinco, sendo cinco extremamente satisfeito. Considerando que investem menos na mudança e observam melhorias de desempenho ainda melhores, não é surpresa que as empresas com melhor desempenho estejam especialmente satisfeitas com o retorno, classificando sua satisfação como 4,7 em uma escala de um a cinco.

Identificação da solução CAD ideal

O que as empresas de melhor desempenho procuram em uma solução CAD? Em comparação com os concorrentes de menor desempenho, as empresas de maior desempenho costumam buscar a facilidade de uso, a qualidade do software e a capacidade de trabalhar com dados CAD de várias bases (Figura 10).



Empresas com melhor desempenho são 19% mais propensas do que seus concorrentes a classificar a facilidade de uso como uma qualidade principal de uma solução CAD. Ela provavelmente ajuda as empresas a retomarem a produtividade completa oito semanas antes da concorrência, mesmo com menos tempo de treinamento.

Empresas com melhor desempenho são 19% mais propensas do que seus concorrentes a classificar a facilidade de uso como uma qualidade principal de uma solução CAD.

Além da ferramenta CAD, o relacionamento com o vendedor também é uma consideração importante. Como as ferramentas CAD agora desempenham um papel mais estratégico no processo de desenvolvimento, os fabricantes precisam de um fornecedor que seja um verdadeiro parceiro. A figura 11 mostra as principais qualidades que as empresas valorizam em um fornecedor de CAD.



As empresas com maior desempenho são 18% mais propensas do que os seus concorrentes a classificaram o suporte técnico como o principal critério de um fornecedor. Um bom suporte por telefone oferece a essas empresas outro recurso para a complementação de treinamento e possibilita aos engenheiros o rápido retorno à plena produtividade. O suporte técnico pode ser fornecido tanto pelos canais do fornecedor quanto da revenda. O importante é que os engenheiros tenham acesso fácil à ajuda.

A USSC, fabricante de assentos para uma diversidade de veículos, credita ao apoio de sua revenda a ajuda que garantiu facilidade na implantação de sua nova ferramenta CAD. "Nossa revenda fez um excelente trabalho oferecendo suporte ao processo", explica Jeff Krueger, diretor de desenvolvimento de produto. "Eles fizeram chamadas em conferência semanais conosco, nos auxiliaram em cada etapa e nos informaram sobre tudo o que poderíamos fazer com o nosso software CAD."

As empresas com melhor desempenho também são 47% mais propensas a considerar a participação de mercado.

As empresas com melhor desempenho também são 47% mais propensas a considerar a participação de mercado. A participação de mercado facilita a descoberta de parceiros e fornecedores que trabalham com as mesmas ferramentas de projeto. Além disso, também facilita encontrar um pool de recursos para contratar. Contratar usuários treinados significa que a empresa não precisará investir em treinamento complementar. Esse aspecto era parte dos critérios de seleção na USSC. Eles avaliaram diferentes ferramentas CAD em relação a uma gama de critérios, incluindo a capacidade de contratar projetistas e engenheiros treinados, parceiros e clientes que utilizam a solução e a presença dentro da cadeia de suprimentos. A USSC escolheu a solução CAD que possibilitava mais liberdade para trabalhar com parceiros, clientes e outras tecnologias integradas.

Uma grande oferta de usuários treinados para serem contratados também foi importante para a fabricante de equipamentos para parques aquáticos e infantis Arihant. O assistente de gestão de projetos, Mithun S. Mandal observa que "Além de fornecer muito mais precisão e uma representação gráfica muito melhor de nossos produtos, é muito mais fácil recrutar projetistas e engenheiros talentosos que já saibam utilizar a ferramenta".

É muito mais fácil recrutar projetistas e engenheiros talentosos que já saibam utilizar a ferramenta. Mithun S. Mandal, assistente de gestão de projetos, Arihant

Os diversos fatores a considerar na hora da escolha de uma ferramenta CAD podem ser desgastantes. Levar em conta o parecer de um gerente de configuração pode ajudá- lo a manter a perspectiva, "Os aspectos não financeiros da ferramenta CAD: cultura, facilidade de uso, suporte do vendedor, suporte ao cliente etc. são os verdadeiros fatores de custo e afetarão a sua produção, não o preço da assinatura anual".

Extensão da ferramenta CAD

Estender as aplicações é outro elemento importante. Os entrevistados classificaram sua importância usando a seguinte escala:

• 5: parte essencial da solução CAD
• 4: deve ser parte da solução CAD
• 3: bom ter como parte da solução CAD
• 2: pode ser uma funcionalidade separada, não parte da solução CAD
• 1: não se preocupa com esta funcionalidade

Em geral, as empresas preferem estender as aplicações como parte de sua solução CAD, classificando-as entre "bom ter como parte da solução" e "deve ser parte da solução" (Figura 11). Conforme os produtos aumentam em complexidade, os entrevistados atribuem uma maior importância de classificação às aplicações estendidas.

As empresas preferem estender as aplicações como parte de sua solução CAD, classificando-as entre "bom ter como parte da solução" e "deve ser
  parte da solução".



As aplicações estendidas integradas são importantes para a Harvard Apparatus, uma fabricante de equipamentos de laboratório para produtos de pesquisas biocientíficas. "Passamos todos os nossos projetos para uma ferramenta CAD mais fácil de utilizar, com recursos de análises integradas e melhor para projeção de peças em chapas metálicas e de plástico. Percebemos que, com a funcionalidade adicional e os recursos de transferência de arquivos, ela era melhor para nossa empresa", afirma o gerente de engenharia Mark Davis.

Conclusão

Uma ênfase maior sobre os produtos pode ajudar as empresas a enfrentar a forte concorrência na economia global atual. O desenvolvimento rápido de produtos inovadores e de alta qualidade de modo econômico ajuda as empresas a se diferenciarem e se destacarem entre os concorrentes. Os investimentos no processo de criação de projetos podem ajudar as empresas a atingir esse patamar. As ferramentas

CAD, em particular, têm um impacto significativo sobre o processo de criação de projetos. As ferramentas CAD evoluíram significativamente na última década, e aqueles que percebem que suas ferramentas existentes já não satisfazem as suas necessidades ou não apoiam mais os planos de crescimento, podem considerar a hipótese de substituir essas ferramentas CAD. Em muitos casos, as empresas perceberam que uma mudança nas ferramentas CAD impactou positivamente suas atividades comerciais.

As empresas de melhor desempenho estão mais suscetíveis a considerar a facilidade de uso e os recursos de suporte ao selecionar uma ferramenta CAD. Esses aspectos contribuem para a sua capacidade de concretizar mais projetos, em menos tempo, usando sua nova solução.

Recomendações

Com base na experiência do setor e na pesquisa para este relatório, a Tech-Clarity tem as seguintes recomendações:

• Compreenda as metas comerciais de seu processo de criação de projetos e assegure que a sua ferramenta CAD pode oferecer suporte a elas. Caso contrário, considere fazer uma mudança.
• Considere outros fatores além das características e funções da ferramenta CAD, mas também a possibilidade de colaborar com a sua cadeia de suprimentos, com a participação de mercado incluindo a comunidade disponível, com a visão do fornecedor, a relação com o fornecedor e as necessidades de outras ferramentas de projeto.
• Considere aplicativos estendidos como parte da solução CAD como simulação integrada, PDM, comunicações técnicas e suporte a componentes elétricos.
• Evite superestimar as necessidades de treinamento e perda de produtividade, considerando a facilidade de uso, bem como os recursos disponíveis, como o suporte técnico, a participação de mercado e o potencial de pools de contratação.
• Converta apenas os dados legados necessários. É provável que você precisará apenas da metade deles.

Sobre a autora

Michelle Boucher é vice-presidente de pesquisa de engenharia de software na empresa de pesquisas Tech-Clarity. Michelle acumula 20 anos de experiência em diferentes funções de engenharia, marketing, gestão e como analista. Ela tem ampla experiência com temas como projeto de produtos, simulação, engenharia de sistemas, mecatrônica, sistemas integrados, projeto PCB, melhoria de desempenho dos produtos, melhoria de processos e personalização em massa. Ela concluiu seu MBA com honras (magna cum laude) na Babson College e é formada em engenharia mecânica, com distinção, pelo Instituto Politécnico de Worcester.
Michelle começou a sua carreira em diferentes funções como engenheira mecânica na Pratt & Whitney e na KONA (hoje Synventive Molding Solutions). Ela passou mais de 10 anos na PTC, fornecedor líder de soluções MCAD e PLM. Na PTC, ela desenvolveu uma profunda compreensão das necessidades do usuário final com funções no suporte técnico, gerenciamento e em marketing de produtos. Trabalhou como técnica em marketing na Moldflow Corporation (adquirida pela Autodesk),
a líder no mercado em simulação de moldagem por injeção. Ali, ela exerceu papel fundamental no desenvolvimento de posicionamento de produtos e em mensagens de comercialização. Michelle, então, juntou-se à Aberdeen Group e trabalhou com inovação de produtos, desenvolvimento de produtos e processos de engenharia, eventualmente liderando a prática de Inovação de produtos e a engenharia.

Michelle é uma experiente pesquisadora e autora. Ela avaliou mais de 7.000 profissionais de desenvolvimento de produtos e publicou mais de 90 relatórios sobre melhores práticas em desenvolvimento de produtos. A sua atividade é focada em ajudar as empresas a gerir a complexidade de produtos, mercados, ambientes de projeto e cadeias de valor de hoje para alcançar maior rentabilidade.

Sobre a pesquisa

A Tech-Clarity reuniu e analisou 192 respostas a uma pesquisa na Web sobre projetar produtos que requerem utilização intensiva de software. As respostas à pesquisa foram reunidas por e-mail direto, mídia social e publicações on-line pela Tech-Clarity.
Entre os entrevistados, 42% eram colaboradores individuais, 39% colaboradores com cargos de gerência ou diretoria, e os 19% restantes exerciam cargos de níveis executivos e de VP.
Os participantes representaram uma mistura de empresas de várias dimensões, incluindo 49% de pequenas empresas (menos de US$ 250 milhões), 7% entre US$ 250 milhões e US$ 1 bilhão, 13% entre US$ 1 bilhão e US$ 5 bilhões, sendo 11% acima de US$ 5 bilhões. 20% delas escolheram não divulgar o tamanho da empresa ou não souberam especificar. Todas as dimensões de empresas foram relatadas com equivalência em dólares americanos.

As empresas que responderam foram uma boa representação dos setores de manufatura, incluindo equipamentos industriais e maquinaria (35%), automotivo (23%), arquitetura, engenharia e construção (20%), aeroespacial e defesa (14%), produtos de consumo (14%), alta tecnologia e equipamentos eletrônicos (12%) e outros. Observe que estes números somam mais de 100%, pois algumas empresas indicadas atuam em mais de um setor.
Os entrevistados afirmaram realizar negócios globalmente, sendo que a maioria das empresas tem negócios na América do Norte (67%), cerca de um terço na Europa Ocidental (34%), um terço em regiões da Ásia Pacífico (32%), Europa Oriental (13%) e América Latina (10%).
Os entrevistados incluíram fabricantes, prestadores de serviços e empresas de software, mas as respostas daqueles que se consideraram como não usuários finais de software CAD (incluindo fornecedores de software e consultores) não foram incluídas na análise. A maioria das empresas foi considerada como tendo envolvimento direto na elaboração e no desenvolvimento de produtos e o relatório reflete suas experiências.

0 comentários :

Postar um comentário