sábado, 16 de julho de 2016

Leitura e Interpretação de Desenhos Técnicos #1


Apresentação

A computação revolucionou a utilização da expressão gráfica no exercício da engenharia, viabilizando a execução de trabalhos em três dimensões, que antes só eram possíveis através da construção de modelos.

Os softwares existentes no mercado possibilitam a construção de modelos virtuais, cuja imagens são muito próximas do real, onde se pode ver, em três dimensões, todos os detalhes de uma máquina, de um equipamento ou até mesmo de um processo inteiro. Estes modelos virtuais possuem recursos de cores, textura e animação onde as imagens podem ser giradas, cortadas, alteradas e ao mesmo tempo compartilhadas, por meio de redes ou da internet, por todas as partes envolvidas no desenvolvimento de estudos e projetos de engenharia.

A computação gráfica, com certeza facilitou e ampliou o desenvolvimento de projetos na área de engenharia e da arquitetura porque, além de poder ser utilizada integrada com softwares de cálculos ou com banco de dados, os modelos virtuais são fáceis de serem compreendidos e enchem os olhos de quem está comprando o projeto.

No entanto, a execução dos projetos das áreas de engenharia e da arquitetura ainda são dependentes dos desenho bidimensionais que são utilizados para fazer o detalhamento dos detalhes construtivos que envolvem o objeto projetado.

Assim, apesar de todos os recursos propiciados pela computação gráfica, o exercício da engenharia ainda está diretamente vinculado à leitura e interpretação de desenhos bidimensionais, chamados de Desenhos Técnicos.

Pode ser que o futuro todos os problemas gráficos da engenharia sejam elaborados em três dimensões mas ainda não é hora para se abandonar a linguagem bidimensional.

Diferentemente das imagens tridimensionais, que pode ser entendidas por qualquer pessoa, os desenhos bidimensionais se constituem em uma linguagem gráfica que só pode ser entendida por quem a estuda.

Desta forma, elaborei este conteúdo, com o objetivo de fornecer elementos para a aprendizagem da leitura e interpretação de desenhos técnicos, visando a formação de engenheiros em suas diversas modalidades, e dentro deste objetivo, é abordado somente o aspecto da linguagem gráfica contida nos desenho bidimensionais.

Quebrando o paradigma que o aprendizado de Desenho Técnico depende de prática constante, este conteúdo apresenta textos preparados dentro de uma estratégia didática que ajuda o aprendizado da linguagem bidimensional e desenvolve o raciocínio espacial.

Exceto para a Engenharia Civil que utiliza uma área específica de expressão gráfica, as matérias abordadas nesse conteúdo atendem as necessidades de formação me leitura e interpretação de Desenhos Técnicos de todas as outras modalidades de engenharia.

Para os cursos de Engenharia que visam a preparação para atividades de desenvolvimento de projetos, como é o caso dos engenheiros mecânicos, será necessário fazer o treinamento de alguns software de CAD (Computer Aided Design) que viabilize a elaboração de desenhos.

Para as modalidades de engenharia onde a probabilidade de envolvimento com atividades de projeto de máquinas e equipamentos é pequena, como é o caso de engenharia química, engenharia de alimentos etc., a formação em Desenho Técnico pode ficar restrita à leitura e interpretação abordada neste conteúdo.

Logo mais saíra o segundo capítulo, cadastre-se e fique atento à notificação sobre as novidades deste conteúdo.


Espero que tenha ajudado

att,

Paulo Ito

0 comentários :

Postar um comentário