quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

AutoCAD: Comandos - ATTDEF

Cria uma definição de atributo para armazenar dados em um bloco





A caixa de diálogo Definição do atributo é exibida.

Um atributo é um objeto que foi criado e incluído com uma definição de bloco. Os atributos podem armazenar dados como números de peças, nomes de produtos e assim por diante.

Sobre a definição e anexação de atributos de bloco


O que são os atributos?


Um atributo é uma legenda ou identificador que anexa dados a um bloco. Alguns exemplos de dados que podem estar contidos em um atributo incluem números de peças, preços, comentários e nomes de proprietários.

A ilustração a seguir mostra uma "cadeira" bloco com quatro atributos: tipo, fabricante, modelo e custo. Como os identificadores foram definidos como variáveis, informações específicas sobre cada ocorrência pode ser adicionada a cada referência de bloco inserida.



As informações de atributos extraídas de um desenho podem ser utilizadas em uma planilha ou um banco de dados para gerar uma lista de peças ou uma lista de materiais. É possível associar mais de um atributo a um bloco, desde que cada atributo tenha um identificador diferente.


Quando define um atributo, você especifica


• Um identificador exclusivo que identifica o atributo por nome
• Uma mensagem que pode ser exibida quando o bloco é inserido
• Um valor padrão que é utilizado se um valor de variável não é inserido no prompt

Se planejar extrair as informações do atributo para utilizá-las em uma lista de peças, convém manter uma lista dos identificadores de atributo criados. Essas informações sobre identificadores serão necessárias posteriormente quando o arquivo de modelo de atributo for criado.

Nota: É importante certificar-se de que os identificadores de atributo tenham nomes exclusivos. O Editor de atributos avançado exibirá quaisquer identificadores duplicados em vermelho.

Identificadores duplicados causarão problemas ao extrair dados ou se forem utilizados em blocos dinâmicos.


Sobre modos de atributo


Os modos de atributos controlam o comportamento dos atributos nos blocos. Por exemplo, é possível controlar

• Se um atributo é visível ou invisível no desenho. Um atributo invisível não é exibido ou plotado, mas as suas informações de atributos são armazenadas no arquivo de desenho e podem ser gravadas em um arquivo de extração, para uso em programas de banco de dados.

• Se um atributo é constante ou variável. Sempre que inserir um bloco contendo um atributo variável, será solicitado a inserir dados com o bloco. Os blocos também usam atributos constantes, cujos valores não se alteram. No caso de atributos constantes, não será solicitado nenhum valor quando o bloco estiver sendo inserido.

• Se o atributo pode ser movido em relação ao resto do bloco. É possível usar alças para alterar a posição de um atributo sem redefinir o bloco. Para evitar esse movimento, é possível bloquear a posição do atributo em relação a outros objetos no bloco.

• Se é um atributo de linha única ou de múltiplas linhas. Diferente de atributos de linha única (que são limitados a 255 caracteres), os atributos de múltiplas linhas oferecem opções de formatação avançadas.

Nota: Quando um desenho é salvo em produtos baseados no AutoCAD (2007 e anteriores), atributos de múltiplas linhas são convertidos para diversos atributos de linha única. Se o desenho é reaberto em uma versão posterior, os atributos de múltiplas linhas são restaurados.


Anexar atributos a blocos


Após criar uma ou mais definições de atributos, anexe a um bloco, incluindo-os no conjunto de seleção ao definir ou redefinir aquele bloco.

Para utilizar diversos atributos em conjunto, defina-os e, em seguida, inclua-os no mesmo bloco. Por exemplo, você pode definir atributos identificados como "Tipo", "Fabricante" e "Modelo" e "Custo" e, em seguida, incluí-los em um bloco denominado CHAIR.



Geralmente, a ordem dos prompts de atributos é igual à ordem na qual você selecionou os atributos ao criar o bloco. Entretanto, se você tiver utilizando a seleção de intersecção ou a seleção de janela para selecionar os atributos, a ordem dos prompts será oposta à ordem na qual esses atributos foram criados. Você pode usar o Block Attribute Manager para alterar a ordem em que você é solicitado a fornecer informações de atributo ao inserir a referência de bloco.

Ao abrir definições de bloco no Editor de blocos, é possível usar a caixa de diálogo Ordem do atributo (comando ORDEMATRIBLOCO) para alterar a ordem na qual você deverá fornecer informações de atributos ao inserir a referência de bloco.


Usar atributos sem anexá-los aos blocos


Também é possível criar atributos independentes. Após a definição de atributos e a gravação do desenho, esse arquivo de desenho poderá ser inserido em outro desenho. Quando o desenho é inserido, os valores dos atributos são solicitados.


Para criar e anexar uma definição de atributo


1. Clique na guia Início painel Bloco Definir atributos.

2. Na caixa de diálogo Definição do atributo, defina os modos de atributo e insira informações de identificadores, localização e opções de texto.

3. Clique em OK.

4. Criar ou redefinir um bloco (BLOCO). Quando você é solicitado a selecionar os objetos para o bloco, o atributo está incluído no conjunto de seleção.


Para editar uma definição de atributo antes de associá-la a um bloco


1. Clique duas vezes no texto do atributo.

2. Na caixa de diálogo Editar definição do atributo, especifique o identificador, o prompt e o valor padrão do atributo.


Caixa de diálogo Definição do atributo



Lista de opções


As seguintes opções são exibidas.

Modo
Define as opções para valores de atributos associados a um bloco quando você insere o bloco em um desenho.
Os valores padrão são armazenados na variável de sistema AFLAGS. A alteração da configuração de AFLAGS afetará o modo padrão para as novas definições de atributo, mas não afetará as definições de atributo existentes.

Invisível
Especifica que os valores do atributo não serão exibidos ou impressos quando o bloco for inserido. O comando VISATRIB substitui o modo Invisível.

Constante

Atribui aos atributos um valor fixo do atributo quando você insere o bloco. Esta configuração é usada para informações que nunca são alteradas.

Verificar
Solicita que você verifique se o valor do atributo está correto ao inserir o bloco.

Predefinido

Define o atributo com seu valor padrão sem a exibição de um prompt quando você insere o bloco. A opção Predefinição se aplica somente quando os prompts de valores de atributos são definidos para serem exibidos no prompt de comando (ATTDIA é definida para 0).

Bloquear posição
Bloqueia a localização do atributo dentro da referência de bloco. Quando desbloqueado, o atributo pode ser movido relativo ao resto do bloco usando a edição de alça e os atributos de múltiplas linhas pode ser redimensionado.

Múltiplas linhas
Especifica que o valor do atributo pode conter múltiplas linhas de texto e permite especificar uma largura limite para o atributo.

Atributo
Define os dados de atributo.

Identificador
Especifica o nome para identificar o atributo. Insira o identificador do atributo utilizando qualquer combinação de caracteres, exceto espaços. As letras minúsculas são automaticamente alteradas para maiúsculas.

Prompt
Especifica o prompt que será exibido quando você insere um bloco contendo essa definição de atributo.

Se você não insere um prompt, o identificador de atributo é usado como prompt. Se você selecionar Constante na área Modo, a opção Prompt não estará disponível.

Padrão

Especifica o valor padrão do atributo.

Inserir botão do campo
Exibe a caixa de diálogo Campo, na qual você pode inserir um campo como todo ou parte do valor de um atributo.

Botão do editor de multilinha

Quando o modo Multilinha é selecionado, o editor de texto no local é exibido com uma barra de ferramentas de formatação e régua de texto. A variável de sistema ATTIPE determina se a barra de ferramentas Formatação de texto exibida é a versão abreviada ou a versão completa.

Ponto de inserção
Especifica a localização do atributo. Insira os valores das coordenadas ou selecione Especificar na tela e utilize o dispositivo apontador para especificar a localização do atributo em relação a outros objetos.

Especificar na tela
Exibe a solicitação de um ponto inicial quando a caixa de diálogo fecha. Use o dispositivo apontador para especificar a localização do atributo em relação a outros objetos.

X
Especifica a coordenada X do ponto de inserção do atributo.

Y
Especifica a coordenada Y do ponto de inserção do atributo.

Z
Especifica a coordenada Z do ponto de inserção do atributo.

Configurações de texto
Define a justificação, o estilo, a altura e a rotação do texto do atributo.

Justificação
Especifica a justificação do texto do atributo.

Estilo do texto
Especifica um estilo de texto predefinido para o texto do atributo. Os estilos de texto carregados atualmente são exibidos.

Anotativo
Especifica que o atributo é anotativo. Se o bloco for anotativo, o atributo irá corresponder à orientação do bloco.

Altura do texto
Especifica a altura do texto do atributo. Insira um valor ou selecione Altura para especificar uma altura com seu dispositivo apontador. A altura é medida a partir da origem até a localização que você especificar.
Se você selecionar um estilo de texto com uma altura fixa – qualquer valor diferente de 0.0 – ou se selecionar Alinhar na lista Justificação, a opção Altura não estará disponível.

Rotação

Especifica o ângulo de rotação do texto do atributo. Insira um valor ou selecione Rotação para especificar um ângulo com seu dispositivo apontador. O ângulo de rotação é medido da origem até a localização que você especificar.
Se você selecionar Alinhar ou Ajustar na lista Justificação, a opção Rotação não estará disponível.

Largura limite

Especifica o comprimento máximo das linhas de texto em um atributo de múltiplas linhas. Um valor de 0.000 significa que não há restrições no comprimento de uma linha ou texto.
Esta opção não está disponível para atributos de linha simples.

Alinhar abaixo da definição de atributo anterior
Posiciona o identificador do atributo diretamente abaixo do atributo definido anteriormente.
Se você não criou anteriormente uma definição de atributo, essa opção não estará disponível.

0 comentários :

Postar um comentário