quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

AutoCAD: Como Personalizar o AutoCAD com o VBA

O Microsoft® Visual Basic® para software de Aplicativos (VBA) fornece integração de aplicativos com outros aplicativos habilitados para VBA.

Os produtos baseados em AutoCAD podem ser utilizados como um controlador de automação para outros aplicativos tais como o Microsoft Word ou o Excel.

Nota: VBA não é mais instalado por padrão. Para obter mais informações, acesse http://www.autodesk.com/vba-download.

O VBA envia mensagens usando a interface de automação do AutoCAD ActiveX. O AutoCAD VBA permite que o ambiente do Visual Basic seja executado simultaneamente com o AutoCAD e fornece controle programático do AutoCAD por meio da interface de automação do ActiveX. Essa união do AutoCAD, Automação ActiveX e VBA fornece uma interface extremamente poderosa. Ele não só controla os objetos do AutoCAD, como também envia ou recupera dados para ou de outros aplicativos.
Antes que você possa editar ou executar uma macro partindo de um projeto VBA, primeiro ela precisa ser carregada no AutoCAD. Os projetos VBA são armazenados em arquivos separados com a extensão .dvb e são compostos de módulos de código e de classe, bem como formas. Como os projetos VBA são armazenados em um arquivo separado, um projeto VBA pode abrir e fechar diferentes desenhos do AutoCAD durante uma sessão, o que não é possível com o AutoLISP.

Nota: Os projetos VBA não são binários compatíveis com projetos de arquivo Visual Basic
(VBPROJ) criados com o Visual Studio.

Elementos fundamentais de VBA do AutoCAD

Três elementos fundamentais definem a programação VBA no AutoCAD.

AutoCAD - Oferece um valioso conjunto de objetos incluindo entidades, dados e comandos do AutoCAD. A programabilidade do AutoCAD é altamente desejável. Contudo, você verá que a abordagem baseada em objeto do VBA é um pouco diferente daquela apresentada no AutoLISP.

Interface de automação do ActiveX do AutoCAD - Estabelece mensagens (comunicação) com os objetos do AutoCAD. A programação em VBA requer uma compreensão fundamental da automação ActiveX.

VBA - Fornece seu próprio conjunto de objetos, palavras-chave e constantes que fornecem fluxo, controle, depuração e execução de programa. O extensivo sistema de Ajuda para VBA da Microsoft está incluído no AutoCAD VBA.

Vantagens da utilização do VBA

A interface ActiveX/VBA do AutoCAD fornece várias vantagens em relação aos outros ambientes de API do AutoCAD:

Velocidade.Execuções em processo com aplicativos VBA e ActiveX são mais rápidas que com aplicativos AutoLISP.

Facilidade de uso. A linguagem de programação e o ambiente de desenvolvimento são fáceis de usar, integrados com o AutoCAD após ele ter sido instalado.

Interoperabilidade do Windows. O ActiveX e o VBA são projetados para serem usados com outros aplicativos Windows e fornecem um caminho excelente para a comunicação de informações por meio desses aplicativos.

Rápida criação de protótipos. O desenvolvimento de interface rápida do VBA fornece um ambiente perfeito para aplicativos de criação de protótipos, mesmo se esses aplicativos forem desenvolvidos, eventualmente, em outro idioma.

Base para programador. Os programadores normalmente conhecem o Visual Basic .NET (VB .NET). O VBA é similar ao VB.NET e abre o desenvolvimento de personalização e aplicativo do AutoCAD aos programadores, bem como àqueles que desejam aprender uma linguagem de programação além do AutoLISP.

0 comentários :

Postar um comentário