Um protótipo digital é criado com o software Autodesk Inventor e é uma simulação digital de um produto que pode ser usado para testar forma, ajuste e função. O protótipo digital fica cada vez mais completo à medida que todos os dados de projeto elétricos, mecânicos e industriais associados são integrados. Um protótipo digital completo é uma representação digital perfeita do produto final inteiro e pode ser usado para visualizar e simular um produto, reduzindo a necessidade de se criar protótipos físicos caros.
O que é Protótipo Digital?
O Protótipo Digital oferece aos departamentos de produção, engenharia e projeto conceitual a possibilidade de explorar um produto completo virtualmente antes que ele se torne real. Com o Protótipo Digital, os fabricantes podem projetar, visualizar e simular produtos desde a fase de projeção conceitual até o processo de fabricação, aumentando a comunicação com diferentes acionistas, enquanto lançam no mercado produtos mais inovadores de forma mais rápida. Ao usar um protótipo digital criado no Inventor, os fabricantes podem visualizar e simular o desempenho real de um projeto digitalmente, o que evita depender de protótipos físicos, que têm um custo alto.
O que é a solução da Autodesk para Protótipo Digital?
Com o software Autodesk Inventor, os fabricantes vão além do 3D com o Protótipo Digital. Com o Inventor, você pode criar um único modelo digital, que lhe fornece a capacidade de criar, visualizar e simular seus produtos:
- Projete: integre todos os dados de projeto em um único modelo digital, otimizando o processo de projeto e aumentando a comunicação.
- Visualize: crie uma representação virtual do produto final, a fim de revisar a finalidade do projeto, proteger a validação do cliente desde o início e comercializar produtos antes que eles sejam criados.
- Simule: simule digitalmente o desempenho real de seu produto, economizando tempo e dinheiro necessários para criar vários protótipos físicos.
Quais são os pontos nevrálgicos tratados pelo Protótipo Digital?
O processo de desenvolvimento de produtos manufaturados hoje é dominado por ilhas de competência, cada uma com seus desafios técnicos:
- Na fase do projeto conceitual, os projetistas e engenheiros industriais costumam usar métodos impressos ou formatos digitais que são incompatíveis com os dados digitais usados nas fases de engenharia. A falta de dados digitais, formatos compatíveis e automação mantém essa ilha separada da engenharia. Os dados do projeto conceitual precisam ser recriados digitalmente até o ponto de produção, resultando em perda de tempo e dinheiro.
- Na fase de engenharia, os engenheiros elétricos e mecânicos usam formatos e sistemas diferentes, e a falta de automação dificulta o recebimento de solicitações de mudanças do processo de fabricação e a resposta rápida a essas solicitações. Outro problema da fase da engenharia: o foco geométrico de softwares CAD 3D típicos dificulta a criação e o uso de um protótipo digital para validar e otimizar produtos antes de serem criados, tornando necessária a criação de vários protótipos físicos de alto custo.
- A fabricação se encontra no final da cadeia de todos os processos digitais interrompidos—a falta de conexão entre a fase do projeto conceitual e os componentes elétricos e mecânicos de engenharia—e recebe essas informações analógicas na forma de desenhos. O resultado é uma grande dependência de protótipos físicos e o consequente impacto na produtividade e inovação.
- Processos desconexos de desenvolvimento de produtos dificulta a consideração das necessidades de clientes e do mercado antes do estágio final para que os clientes possam ver exatamente como será o produto e validem seu funcionamento antes de ele ser entregue. A incapacidade de envolver o cliente no início do processo de desenvolvimento do produto significa que ele não pode validar um projeto antes de o produto ir para a fabricação. Quanto mais o produto estiver adiantado no processo de fabricação, muito mais dispendiosas se tornam as solicitações de alterações do cliente. O resultado: as empresas precisam criar vários protótipos físicos para validação do cliente.
Embora se tenha falado há anos sobre os benefícios do Protótipo Digital, o orçamento para as ferramentas necessárias para criar e testar um verdadeiro protótipo digital sempre esteve fora do alcance para a maioria das empresas fabricantes. As soluções de Protótipo Digital são normalmente instalações caras, personalizadas para grandes empresas. A maioria dos aplicativos de modelagem 3D prontos para uso oferece somente parte dos recursos necessários para se criar um protótipo digital completo.
O que é exclusivo em relação ao Protótipo Digital da Autodesk?
- Dimensionável: a solução da Autodesk para Protótipos Digitais é dimensionável, flexível e fácil de integrar em processos comerciais existentes. Usando o Inventor para criar um único modelo digital, os fabricantes podem verificar os benefícios dos Protótipos Digitais em seu próprio ritmo, com interrupção mínima em fluxos de trabalho produtivos existentes.
- Atingível: a solução da Autodesk para os Protótipos Digitais fornece uma forma fácil de implantar e gerenciar soluções para fabricantes mainstream, a fim de criar e manter um único modelo digital que pode ser usado em todas as fases de produção.
- Econômico: fornecendo software econômico para grupos de trabalho de projeto e fabricação, uma solução de Protótipo Digital com base no Inventor fornece o caminho mais rápido para ROI. A Autodesk tem um registro comprovado de tecnologia avançada de desktop disponível para fabricantes mainstream.
O Inventor vai além do 3D no Protótipo Digital. A solução da Autodesk para Protótipos Digitais permite que grupos de trabalho de fabricação desenvolvam um único modelo digital, criado no Inventor, que pode ser usado em cada fase de produção — eliminando as lacunas que geralmente existem entre as equipes de fabricação, engenharia e projeto conceitual. Esse modelo digital único simula o produto completo e fornece aos engenheiros a possibilidade de melhor projetar, visualizar e simular seus produtos com menos dependência de protótipos físicos dispendiosos — melhorando assim o tempo para introdução no mercado e aumentando a vantagem competitiva. A Autodesk fornece as ferramentas interoperáveis necessárias para criar um protótipo digital completo da fase conceitual de um projeto até a fabricação.
A linha de produto Autodesk® Alias® permite que você trabalhe digitalmente no início do projeto usando as melhores ferramentas de projeto industrial da classe. Capture idéias digitalmente — de esboços iniciais para modelos de conceito 3D usando produtos na linha de produto Alias — e compartilhe esses projetos com a equipe de engenharia usando um formato de arquivo comum, permitindo que os dados de projeto industrial de um produto sejam incorporados no protótipo digital criado no Inventor. Atualmente, a aparência de uma máquina ou dispositivo é mais importante do que nunca para os clientes; portanto, os engenheiros e designers industriais devem compartilhar interfaces de usuário e hospedagem no início do processo.
Com o software Autodesk® Showcase®, você pode avaliar rapidamente diversas variações de projeto criando imagens realistas, precisas e atrativas de dados CAD 3D — ajudando a reduzir o tempo, o custo e a necessidade de criar protótipos físicos. Você pode, então, exibir interativamente o protótipo digital em ambientes realistas, tornando mais rápido, fácil e menos dispendioso tomar decisões de projeto.
O software Autodesk Inventor leva os engenheiros para além do 3D e permite que eles desenvolvam protótipos digitais completos de seus produtos. A família de software Autodesk Inventor fornece a tecnologia de desktop avançada, além de econômica e fácil de aprender, que os engenheiros precisam para aproveitar o Protótipo Digital. O software Autodesk Inventor permite que os engenheiros integrem dados 3D e desenhos do AutoCAD® em um único modelo digital, criando uma representação virtual do produto final. Usando esse modelo digital único, você pode criar, visualizar e simular produtos digitalmente. O modelo serve como um protótipo digital refinado e usado para validar funções de projeto, ajudando a reduzir a dependência de protótipos físicos e minimizar custos de fabricação.
Projeto funcional: os produtos de software Autodesk Inventor combinam um ambiente de projeto mecânico 3D intuitivo com ferramentas de projeto funcional que permitem que os engenheiros se concentrem em uma função do projeto, não na criação de geometria — permitindo à unidade de software a criação automática de componentes inteligentes, como peças plásticas, estruturas de aço, maquinaria de rotação, tubos e canos, bem como cabos e fiação elétrica. Reduzir a carga de geometria ajuda os engenheiros a gastar mais tempo rapidamente na criação e no aprimoramento de protótipos digitais, que validam e ajudam a otimizar custos de fabricação.
Interoperabilidade DWG™: o Inventor fornece leitura e gravação direta de arquivos DWG nativos e, ao mesmo tempo, mantém total associatividade ao modelo 3D sem conversões imprecisas de risco. (O DWG da Autodesk é o formato original para armazenar e compartilhar dados de projeto ao trabalhar com o software AutoCAD. Com bilhões de arquivos DWG circulando em cada setor, é um dos formatos de dados de projeto mais comumente usados.) Isso fornece aos engenheiros a liberdade para reutilizar com segurança arquivos DWG 2D valiosos, a fim de criar modelos de peças 3D precisos e então comunicar idéias obtidas de Protótipo Digital com parceiros e fornecedores que contam com o software AutoCAD.
Simulação dinâmica: o Autodesk Inventor fornece as melhores ferramentas de simulação integradas do setor. Ferramentas extremamente integradas para cálculo, esforço, deflexão e simulação de movimento possibilitam que os engenheiros otimizem e validem um protótipo digital antes de o produto ser criado. A simulação é realizada com base em restrições do mundo real, de modo que você saiba que pode contar com os resultados da simulação. As ferramentas de simulação dinâmica no Inventor permitem que os engenheiros avaliem possíveis soluções para um problema de movimento, possibilitando as melhores tomadas de decisões e evitando riscos dispendiosos.
Documentação: o software Autodesk Inventor inclui ferramentas abrangentes para gerar documentação de engenharia e fabricação diretamente de um protótipo digital 3D validado, ajudando as equipes de projeto a comunicar-se com mais eficiência. O Inventor combina os benefícios de exibições de desenho associativas, de modo que quaisquer alterações feitas no modelo sejam refletidas no desenho — com a potência e a aceitação disseminada do formato DWG para ajudar a reduzir erros e fornecer o projeto em menos tempo.
Sistemas de roteamento: as ferramentas automatizadas do software Inventor, para a criação de sistemas roteados, incluindo tubos e canos complexos, e projeto de fiação e cabos elétricos, permitem que você crie e valide um protótipo digital mais completo, que ajuda a reduzir erros e ECOs antes da fabricação e lançamento mais rápido no mercado.
Ferramenta: as capacidades de ferramenta do software Inventor fornecem aos designers e engenheiros ferramentas inteligentes e catálogos base de molde, a fim de gerar com rapidez e precisão projetos de molde diretamente de um protótipo digital. Usando o protótipo digital do Inventor, os fabricantes de molde, ferramenta e moldagem podem validar a forma, o ajuste e a função de um projeto de molde antes de sua criação, reduzindo erros e melhorando o desempenho do molde
.
Para ajudar a validar e otimizar projetos antes da fabricação, você pode usar a ampla variedade de ferramentas de simulação e FEA (finite element analysis, análise de elemento finito) no software de simulação Algor®, que permitirá o aprimoramento da solução da Autodesk para Protótipo Digital.
O software AutoCAD® Mechanical foi desenvolvido para ajudar designers mecânicos e peritos em esboços a simplificar trabalho complexo de projeto mecânico, aprimorando a produtividade. Detalhe rapidamente desenhos de produção usando as ferramentas de fabricação específicas do setor, reduzindo erros e economizando horas. O AutoCAD, um dos softwares líder mundial em esboço profissional e design, exerce uma importante função em fluxos de trabalho de Protótipo Digital. O AutoCAD fornece a você a potência e a flexibilidade para explorar, documentar e comunicar idéias. O software AutoCAD Mechanical e AutoCAD permitem que os engenheiros documentem com precisão protótipos digitais criados no Inventor e comuniquem idéias obtidas de Protótipo Digital com colegas, parceiros e fornecedores que contam com o software AutoCAD.
O software AutoCAD® Electrical passa informações destinadas ao projeto elétrico para cabos e condutores diretamente para o software Autodesk Inventor, agregando dados de projeto de controles elétricos valiosos ao protótipo digital criado no Inventor. Os usuários do Inventor podem passar informações de conectividade com fio para o AutoCAD Electrical e criar automaticamente os esquemas 2D correspondentes. A integração perfeita entre o Inventor e o AutoCAD Electrical ajuda suas equipes elétricas e mecânicas a trabalhar de modo colaborativo e com eficiência em projetos de produtos mecatrônicos 2D e 3D.
Para otimizar projetos de molde por injeção e peças plásticas, use o software de simulação de moldagem por injeção Autodesk® Moldflow®.
O software Autodesk® 3ds Max® permite que você aproveite dados de engenharia para criar visualizações animadas e processadas por software de protótipos digitais criados no Inventor. O 3ds Max contém um conjunto completo de ferramentas de processamento, efeitos, modelagem e preparação de dados CAD, a fim de criar visualizações animadas e ativas estilizadas e fotorrealísticas de alta qualidade.
O software Autodesk® Navisworks® para fabricação permite que as empresas de fabricação visualizem instalações completas de fabricação, maquinaria industrial, modelos de chão de fábrica e linhas de produção em um único ambiente. O software é compatível com a visualização e a otimização de montagem completas, e permite que você combine dados de CAD de vários sistemas de projeto, independentemente do tamanho ou formato de arquivo.
As ferramentas de dados da Autodesk permitem que grupos de trabalho de projeto gerenciem e controlem todos os componentes do projeto para um protótipo digital, ajudando você a reutilizar melhor dados de projeto, gerenciar listas de material e promover a colaboração desde o início com as equipes de fabricação e clientes. Com a família Autodesk® Vault de aplicativos de gerenciamento de dados, os grupos de trabalho de projeto, engenharia e fabricação podem gerenciar o processo de Protótipo Digital ajudando a reduzir o tempo na organização de arquivos, evitar erros dispendiosos e liberar e revisar projetos com mais eficiência. Você pode facilitar ainda mais os fluxos de trabalho de Protótipo Digital com o software Autodesk® Design Review, o modo completamente digital para revisar, medir, marcar e controlar alterações em projetos — tudo sem o software de criação original.
O que os clientes podem fazer hoje com a solução Autodesk para protótipo digital? Os designers industriais usam produtos Alias da Autodesk para esboçar digitalmente idéias de projeto, além de criar modelos de conceito digital 3D para validação que podem ser compartilhados com equipes de engenharia ou fabricação.
Os engenheiros usam o Autodesk Inventor para explorar idéias com representações simples e funcionais que ajudam a gerar um protótipo digital. O software Inventor fornece a melhor interoperabilidade bidirecional no mercado entre aplicativos de projeto eletrônico e mecânico 2D e 3D. A simulação de movimento e análise de esforço integradas ajudam os engenheiros a otimizar e validar projetos completos digitalmente, além de confirmar se os requisitos do cliente foram atendidos mesmo antes de um produto ser criado.
As equipes de fabricação se beneficiam do acesso aos dados mais atuais e precisos (desenhos de liberação, modelos e BOMS) — evitando enganos causados pelo uso de documentos desatualizados. Eles podem fornecer expertise no início do processo de engenharia ao compartilhar o protótipo digital com a tecnologia DWF™ (Design Web Format™) da Autodesk, a fim de comunicar, marcar e medir projetos — se aproximando dos verdadeiros processos de fabricação sem papel.
Quais são os benefícios comerciais do Protótipo Digital?
De acordo com um estudo independente do Aberdeen Group, os melhores fabricantes da classe usam o Protótipo Digital para criar metade do número de protótipos físicos em relação ao fabricante médio, levam 58 dias a menos do que a média para lançamento no mercado, têm 48% menos custos de protótipo e, por fim, estimulam mais inovação em seus produtos. A solução da Autodesk para Protótipo digital ajuda os clientes a atingir resultados como esses.
Como a solução da Autodesk para Protótipo Digital ajuda os clientes a fazer o
Ao lhe fornecer as ferramentas para desenvolver um protótipo digital completo, a Autodesk o ajuda a criar menos protótipos físicos — além de lançar produtos mais inovadores no mercado antes da concorrência. A posição da Autodesk é que migrar para 3D é apenas a primeira etapa na criação de um protótipo digital. No atual mercado global cada vez mais competitivo, ser o melhor na classe significa usar tecnologia para permanecer à frente da concorrência — incorporando o Protótipo Digital no processo de desenvolvimento de produto que lhe dá margem. A Autodesk fornece essa funcionalidade por meio de um conjunto completo e de fácil aprendizado de aplicativos de projeto, além de uma ampla variedade de parceiros para consulta em relação ao que é necessário para tornar o Protótipo Digital uma realidade. melhor na classe?
O que o mercado está dizendo sobre o Protótipo Digital?
- “Para ser o melhor na classe não basta migrar de 2D para 3D, mas usar o protótipo digital para responder a dúvidas sobre seu produto antes de começar a criá-lo.” —Start-IT
- “O IDC acredita que com sua nova definição de protótipo digital, a Autodesk está oferecendo uma solução de desenvolvimento de produto para SMBs que fortalecerá sua competitividade, bem como lhes fornecerá processos e ferramentas funcionais necessários para atingir a excelência de produto e a lucratividade por anos." — Gisela Wilson e Michael Fauscette, IDC
- “Um dos principais motivos pelos quais os fabricantes buscam capturar mais informações de produto eletronicamente é o protótipo digital de seus produtos. Como resultado, eles podem reduzir o protótipo físico e, assim, economizar tempo e custos de desenvolvimento.” — Aberdeen Group
- “A Autodesk fornece uma ampla variedade de soluções de software para a indústria de fabricação, incluindo sua importante oferta de projeto 3D, o Autodesk Inventor. As soluções redefinem o processo de projeto do produto ao oferecer suporte e conectar todas as disciplinas de desenvolvimento de produto, do projeto industrial ao projeto mecânico, engenharia elétrica efabricação.” — Design News
- “A capacidade de visualizar não apenas o desenvolvimento de produto em 3D, mas também de simular como esse produto teria desempenho no mundo físico estão entre os benefícios atribuídos ao protótipo digital. A pesquisa da empresa de consultoria Aberdeen Group mostra, na verdade, que o uso de protótipos digitais para empresas com excelente desempenho reduz seus custos de desenvolvimento de produtos e acelera o lançamento dos produtos no mercado.” — IndustryWeek
- “As soluções mais recentes de fabricação da Autodesk redefinem o processo de projeto do produto ao oferecer suporte e conectar todas as disciplinas de desenvolvimento de produto, do projeto industrial ao projeto mecânico, engenharia elétrica e fabricação.” — The Manufacturer
- “A abordagem de Protótipo Digital é agora adotada por alguns importantes fabricantes que já promoveram o PLM corporativo, incluindo a Boeing. Seu novo 787 Dreamliner, como o 777 antes dele, foi digitalmente desenvolvido, mas a definição digital da engenharia foi inserida na fabricação por meio de novos processos que substituíram o DCAC/MRM.” — Nancy Rouse-Tally, engenharia de desktop
- “A Autodesk está fazendo algo no qual sempre foi boa — aproveitando uma idéia de tecnologia e lhe fornecendo 80% de funcionalidade a 20% do preço. O Protótipo Digital não é diferente. Ele elimina a idéia de "caro" do PLM e o oferece para todos os outros usuários.” — Rachael Dalton- Taggart, PR, marketing e negócios de CAD
- “Antes do Inventor, eu geralmente levava 18 meses para lançar um novo projeto no mercado”, Jason Faircloth, designer e gerente de produto da Marin Bikes, Inc. afirma: “O software de análise de movimento e elemento finito permitiu que eu praticamente eliminasse os protótipos físicos. Com o software, agora são nove meses e está cada vez mais rápido — e o produto é melhor. Esse é o nosso futuro.” Os recursos de CAE do Inventor Professional permitiram que a Faircloth produzisse vários “protótipos digitais”, de modo que o processo demorado de protótipo físico fosse reduzido ou eliminado. — Engenharia de desktop
0 comentários :
Postar um comentário