quarta-feira, 29 de julho de 2015

Uma breve história do AutoLISP



O AutoLISP deriva-se do LISP, abreviatura para LISt Processing que é a segunda mais antiga linguagem de programação de alto nível ainda usada por computadores modernos (a mais antiga é FORTRAN). Para adquirir uma compreensão do dialeto AutoLISP, é útil conhecer a história da linguagem LISP.

O Primeiro interpretador LISP foi desenvolvido no final da década de 50 por John McCarthy e um grupo de pesquisadores em computação no MIT (massachustts Institute of Technology).

O dialeto AutoLISP proveniente do LISP derivou-se do XLISP, abreviatura para eXperimental LISP desenvolvido por Davis Betts por volta de 1980. Para implementar o “AutoLISP” ao AutoCAD ficaria faltando somente criar uma ponte entre eles.

Com a criação do ADS (a linguagem C do AutoCAD) a ponta entre a AutoLISP e o AutoCAD estava criada. O AutoCAD pode ser considerado como o sistema operacional do AutoLISP pois os programas em AutoLISP rodam apenas dentro do AutoCAD. Os programas em AutoLISP podem ser movidos de uma plataforma de hardware para a outra com facilidade, mas somente se o AutoCAD estiver presente; o AutoLISP não pode rodar sem o AutoCAD.

O AutoLISP surgiu pela primeira vez no AutoCAD Versão 2.15 mas não foi documentado até a versão 2.17. Até então o nome “AutoLISP” não era usado; em seu lugar, a Autodesk referia-se às funções LISP como “o novo recurso de Variáveis e Expressões”. A linguagem era tão experimental que não havia nem mesmo previsão para looping de programa para a versão 2.18.

A pretensão inicial da Autodesk era que o AutoLISP fosse uma ferramenta de programação para programadores experientes. O brilhantismo acessível do AutoLISP surpreendeu a todos. Usuários sem nenhuma experiência em programação descobriram ser possível escrever facilmente algumas linhas de códigos que automatizavam as operações tediosas e repetitivas do AutoCAD.

0 comentários :

Postar um comentário