Conectores
Em Cabeamento elétrico do Autodesk Inventor, as peças elétricas como os conectores são peças regulares do Autodesk ou iParts com um ou vários pinos e propriedades ampliadas. Os pinos podem ser adicionados de forma individual ou como grupo.
É possível utilizar conectores genéricos do Centro de conteúdo ou criar e publicar os seus próprios. Também pode ser inserido qualquer conector que não pertença a uma biblioteca em uma montagem utilizando a ferramenta Inserir componente.
Criação de conectores
Ao criar peças de conector, edite uma peça existente do Inventor, alterne para o painel Fiação e, a seguir, adicione definições de pino e propriedades necessárias. Quando a peça for inserida em uma montagem, adicione um identificador único, ou designador de referência (RefDes), para a ocorrência dessa peça. Deste modo, completará a definição da peça de conector no contexto da montagem.
Se necessário, é possível adicionar à peça e a cada pino propriedades adicionais específicas do domínio elétrico. Também é possível definir um marcador de posição ou um valor genérico RefDes para a peça antes de inserí-la em uma montagem de cabos e fios.
Os pinos associados à geometria de modelo existente são atualizadas quando a geometria de modelo associada é alterada. Os conectores de arame não associativos não são atualizados. Dado que os pinos associativos são criados como pontos de trabalho regulares, é possível utilizar o menu de contexto para fixar o ponto de trabalho.
A geometria válida para seleções de pino inclui pontos associativos e não associativos. Os pontos não associativos são pontos arbitrários sobre qualquer face. Os pontos associativos incluem os seguintes:
• Pontos de trabalho existentes.
• Pontos centrais em qualquer componente circular, como uma face ou um furo e cortes cilíndricos das arestas de arco.
• Pontos de esboço existentes.
• Vértices de modelo.
Modificação de conectores
É possível executar a seguinte modificação em conectores:
• Adicione ou altere propriedades elétricas tanto nas peças como nos pinos.
• Alterar pinos utilizando operações de ponto de trabalho regular (Fixo, Mover/Girar 3D, Redefinir operação)
• Exclua os pinos selecionados, incluindo os pinos individuais de um grupo de pinos.
• Exclua todos os pinos de um grupo de pinos.
Nota: Quando os pinos são alterados pinos utilizando Redefinir operação, a geometria que é possível selecionar difere das seleções disponíveis quando o pino foi criado originalmente. Ao redefinir, é possível inserir ou projetar pontos de trabalho em faces de peças, arestas lineares, arcos e círculos.
Pontos de trabalho também podem ser restringidos aos pontos centrais de arcos, círculos e elipses.
Criação de conectores personalizados
Após criar um conector personalizado e adicionar os pinos apropriados, pode ser utilizado o comando Conector para preparar a peça e publicar na Biblioteca do Centro de conteúdo. É possível criar e publicar como conectores tanto as iParts como as peças que não são iParts. Uma vez criado, o conector pode ser publicado no Centro de conteúdo.
Inserção e restrição de conectores
Ao inserir e restringir conectores de acoplamento para uma montagem de cabos e fios, tenha em mente a seguinte informação:
• Se os conectores residirem na montagem de cabos e fios, podem ser restringidos a objetos de montagem de nível superior somente enquanto edita o conjunto de nível superior. Os conectores não podem ser restringidos enquanto a montagem de cabos e fios é editada no local.
• Se não tiver certeza se inserirá conectores correspondentes como subordinados da montagem de nível superior ou na montagem de fiação de seu projeto inicial, insira os conectores na montagem de nível superior sem restrições. Utilizando este método, é possível baixar os conectores de nível para a montagem de cabos e fios, antes da fiação ser criada, sem perder as restrições. Quaisquer informações RefDes adicionadas a um conector no momento em que ele é baixado de nível são perdidas, ele deve ser editado para reatribuir RefDes à fiação. Qualquer condutor ou cabo anexado a um conector no momento em que ele é baixado de nível oscila, e deve ser editado para reatribuir os fios aos pinos de conector.
• As restrições inseridas na montagem de cabos e fios fornecem mais flexibilidade aos componentes individuais da fiação para adaptar às alterações da montagem. Não se adaptam às alterações como um corpo rígido. Por exemplo, no caso de uma montagem de nível superior, se for restringido a uma submontagem, todas as peças da submontagem movem-se como um corpo rígido. No caso de uma montagem de cabos e fios, podem ser restringidos todos os conectores da submontagem a localizações diferentes e estes serão adaptados de forma independente, já que não são movidos como um corpo rígido.
0 comentários :
Postar um comentário