terça-feira, 16 de outubro de 2012

Prometheus





Prometheus é um filme norte-americano de 2012 dirigido por Ridley Scott, escrito por John Spaihts e Damon Lindelof, e estrelado por Noomi Rapace, Michael Fassbender, Guy Pearce, Idris Elba, Logan Marshall-Green e Charlize Theron. A história do filme se passa na segunda metade do século XXI, centrando na tripulação da nave estelar Prometheus enquanto eles seguem um mapa estelar descoberto entre os restos de várias civilizações antigas da Terra. Levados a um mundo distante e para uma civilização avançada, a tripulação procura as origens da humanidade, porém encontra uma ameaça que pode causar a extinção da espécie humana.
O filme começou a ser desenvolvido no início dos anos 2000 como uma quinta entrada na franquia Alien, tanto com Scott e James Cameron desenvolvendo idéias para um filme que serviria como um episódio anterior ao filme Alien (no Brasil, Alien - O Oitavo Passageiro), de 1979. Em 2003, o projeto foi cancelado pelo desenvolvimento de Alien vs Predator, e permaneceu dormente até 2009, quando Scott voltou a mostrar interesse. Um roteiro de John Spaihts serviu como um prequela para os eventos dos filmes Alien, mas Scott optou por uma direção diferente para evitar a repetição de sugestões daqueles filmes. No final de 2010, ele trouxe Lindelof para o projeto afim de adaptar o roteiro de Spaihts e juntos desenvolveram uma história separada, que precede a história de Alien, mas não está diretamente ligado a essa franquia. De acordo com Scott, Prometheus tem "traços do DNA de Alien, por assim dizer" e se passa no mesmo universo, revelando as origens da criatura conhecida como Space Jockey, ao mesmo tempo em que explora a sua própria mitologia e idéias.
O filme entrou em produção em abril de 2010, com as fases de design extensas de desenvolvimento das tecnologias e criaturas. A fotografia principal começou em março de 2011, em cerca de 120-130 milhões de dólares de orçamento, e as filmagens ocorrendo quase exclusivamente em locações na Inglaterra, Islândia, Espanha e Escócia. O filme foi inteiramente rodado com câmeras 3D.
Enredo
Com uma nave espacial pairando sobre si, um alienígena humanóide bebe um líquido borbulhante escuro, e então começa a se desintegrar. O seu corpo cai em uma cachoeira, e o seu DNA desencadeia uma reação biogenética, que mais tarde veremos ser restos do DNA humano utilizado neles, em um planeta - muito provavelmente a Terra.
Em 2089, os arqueólogos Elizabeth Shaw e Charlie Holloway descobrem um mapa estelar entre várias culturas humanas antigas desconexas uma das outras. Eles interpretam isso como um convite de precursores da humanidade, ou "Engenheiros". Peter Weyland, o CEO de Weyland Corporation, patrocina uma expedição científica com a nave Prometheus seguindo o mapa para a lua distante LV-223. A tripulação do nave viaja em sono criogênico enquanto um andróide, David, monitora a viagem e estuda lingüística e culturas humanas.
Em 2093, a tripulação acorda ao se aproximar de um planetóide circulando um gigante gasoso, LV-223. Os tripulantes que nada sabiam sobre a missão são informados que irão buscar os Engenheiros. A Diretora da Missão, Meredith Vickers, os ordena para evitar o contato linguistico e físico para com os alienígenas. Ao aterrisar, descobrem estruturas geologicas antigas no planeta. Dentro dessas encontram cilindros, uma estátua monolítica de uma cabeça humanóide e o cadáver de um alienígena grande, pensando ser um Engenheiro. Eles encontram outros cadáveres e presumem que a espécie está extinta. David secretamente toma um cilindro para si, enquanto que os cilindros restantes começam a vazar um líquido escuro. Uma tempestade se aproxima rapidamente e obriga a tripulação a retornar a Prometheus, deixando os membros da tripulação Millburn e Fifield presos na estrutura. Nesta parte, uma pista da história de "Alien" é revelada, quando eles acham a pilha de Engenheiros mortos de dentro pra fora, como nos filmes "Alien". Elizabeth Shaw pega para si uma cabeça de um engenheiro morto e o leva para a nave. Na nave, o DNA do Engenheiro é comparado e é descoberto que coincide com o dos humanos. Enquanto isso, David investiga o cilindro e descobre uma estrutura parecida com um casulo que possui um líquido preto. Ele infecta Holloway intencionalmente com a substância, e sem saberem, Shaw e Holloway têm relações sexuais.
Dentro da estrutura, uma criatura-cobra agarra o braço de Millburn, e Fifield tenta cortá-la com uma faca, mas o sangue corrosivo da criatura derrete seu capacete. O grupo mais tarde retorna para a estrutura e encontra os cadáveres dos dois tripulantes. David separadamente descobre uma sala de controle contendo um Engenheiro adormecido criogenicamente, e um mapa estelar destacando a Terra. A infecção de Holloway rapidamente devasta seu corpo, e o grupo volta para a Prometheus. Vickers se recusa a deixá-lo entrar a bordo, e o queima até a morte com um lança-chamas com o consentimento de Holloway. Mais tarde, um exame médico revela que Shaw, apesar de ser estéril, está grávida de um filho alienígena. Shaw usa uma mesa de cirurgia automatizada para retirar o espécime. Depois da cirurgia Shaw descobre que Peter Weyland estava na nave em estado de criogenia, e o mesmo explica a Shaw que ele quer perguntar aos Engenheiros o que fazer para evitar sua morte por velhice. Weyland se prepara para sair para a estrutura, Vickers o chama de "Pai".
Um Fifield alterado por mutação ataca o hangar, matando vários membros da tripulação antes de ser morto. O capitão da Prometheus, Janek, especula que a estrutura é uma nave espacial, parte de uma base de engenheiros militares que perderam o controle de suas armas biológicas. Weyland e uma equipe retornam à estrutura para despertar o Engenheiro. O Engenheiro decapita David, e matando Weyland e sua equipe, com exceção de Shaw, que consegue escapar. A cabeça ainda ativa de David revela a Shaw que o Engenheiro está indo em direção da Terra, e a cientista convence Janek a parar a nave do Engenheiro. Após ejetar Vickers e seu compartimento salva-vidas, Janek se sacrifica chocando a Prometheus contra a nave extraterrestre, derrubando ambas as espaçonaves. Vickers é esmagada pela nave do Engenheiro, mas Shaw sobrevive e vai para o salva-vidas de Vickers. Lá encontra seu filho alienígena, que cresceu a um tamanho gigantesco, e o Engenheiro, que tenta matá-la. Shaw liberta o alienígena contra o Engenheiro, que é morto ao ter um tentáculo enfiado em sua garganta(o 1° alien colocando um ovo no Engenheiro). Shaw recupera os restos de David, e com sua ajuda, eles lançam uma outra nave espacial. Ela pretende chegar a terra natal dos Engenheiros, na tentativa de entender por que eles nos odiavam e pretendiam destruir a humanidade. No barco salva-vidas, uma criatura alienígena sai do peito do Engenheiro. E assim nasce a história do "Alien", que se reproduz colocando o ovo dentro de um hospedeiro vivo
Elenco
  • Noomi Rapace ... Elizabeth Shaw
  • Michael Fassbender ... David
  • Charlize Theron ... Meredith Vickers
  • Idris Elba ... Captain Janek
  • Guy Pearce ... Peter Weyland
  • Patrick Wilson ... Charles Weyland
  • Rafe Spall ... Milburn
  • Logan Marshall-Green ... Holloway
  • Sean Harris ... Fifield
  • Kate Dickie ... Imora
  • Emun Elliott ... Chance
  • Benedict Wong ... Ravel
  • Vladimir 'Furdo' Furdik ... Mercenário 2 (Vladimir)
  • James Embree ... Mecânico 1

0 comentários :

Postar um comentário