quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Blocos Dinâmicos - AutoCAD #Dica 06

O Desenvolvimento de estudos com blocos dinâmicos ajudam bastante o usuário de AutoCAD, uma das opções deste comando é a de alterar as dimensões dos blocos. Testando, percebe-se que uma mesa de quatro cadeiras pode ser facilmente transformada numa mesa com seis cadeiras, antes seria necessário explodir o bloco e editá-lo, já com o bloco dinâmico isso se torna bem mais prático. A nova ferramenta permite ainda, mover uma linha dentro do bloco, esticar, cortar, até mesmo mudar o desenho.
Ao se adquirir a experiência em editar blocos, foi feita a comparação entre o período de tempo que antes era preciso para mudar algum tamanho ou forma de alinhamento, a fim de fazer uma comparação dos dois métodos de edição. O método dos blocos dinâmicos obteve êxito; para aplicação do comando de forma usual foi preciso 2 vezes mais tempo que o necessário na utilização dos recursos dos blocos dinâmicos. Como exemplo, antes era necessário alinhar um bloco a uma parede com o comando Align, nele era necessário selecionar linhas e pontos de referência, já utilizando os blocos dinâmicos nada disso é preciso, diminuindo significativamente o tempo para execução como citado anteriormente.
Segue um breve tutorial de como utilizar blocos dinâmicos:
·         1º Passo
Para confeccionar um Bloco Dinâmico clique no ícone do Editor de Blocos Dinâmicos, (ver figura 01). Você irá para um novo ambiente, com a ativação do Block Authoring Pallets, onde estarão os Parameters, os Actions e os Parameter Sets. Quando é adicionado algum dos parameters definimo propriedades para o bloco, depois de selecioná-los é preciso adicionar uma ação ao parâmetro, como será explicado a seguir.

Figura 01: Ícone do Editor de Blocos Dinâmicos.
·         2º Passo
Como exemplo será usado algum bloco para aprender como usar a propriedade Flip. Ao clicar no ícone do Editor de Blocos Dinâmicos, selecione a opção Current Drawing, aparecerá um aviso o qual pode ser desabilitado. Abrirá então um novo ambiente, vá a sua biblioteca e abra nesse ambiente um bloco qualquer.
·         3º Passo
Selecione um parâmetro, nesse caso, o parâmetro Flip, em seguida insira o Base Point Parameter, ele corresponde ao ponto base de inserção do bloco (ver figura 02).

Figura 02: Ponto Base do comando utilizado.
Clique em qualquer parte da linha vertical onde está o Base Point Parameter, depois selecione o local desejado para a legenda Flip state.
·         4º Passo
Na Palette Actions, clique no Flip State e depois selecione o desenho da seta, pressione enter, selecione o desenho e clique próximo a ele para inserir a legenda Flip 1, (ver figura 03). Salve o seu projeto.

Figura 03: Demonstração do comando Flip aplicado ao bloco.
Assim como  foi feito com o Parameter Flip, é possível fazer com os seguintes parâmetros: Point, Linear, Polar, Aligment, Base point, entre outros, os quais facilitarão a edição do bloco desejado.


0 comentários :

Postar um comentário