sexta-feira, 19 de outubro de 2012

5S

Etapa inicial e base para implantação da Qualidade Total, o Programa 5S é assim chamado devido a primeira letra de 5 palavras japonesas: Seiri (utilização), Seiton (ordenação), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (autodisciplina). O programa tem como objetivo mobilizar, motivar e conscientizar toda a empresa para a Qualidade Total, através da organização e da disciplina no local de trabalho.

Denominação
Conceito
Objetivo particular
UTILIZAÇÃO
整理, Seiri
Separar o necessário do desnecessário
Eliminar do espaço de trabalho o que seja inútil
ORDENAÇÃO
整頓, Seiton
Colocar cada coisa em seu devido lugar
Organizar o espaço de trabalho de forma eficaz
LIMPEZA
清掃, Seisō
Limpar e cuidar do ambiente de trabalho
Melhorar o nível de limpeza
SAÚDE
清潔, Seiketsu
Tornar saudável o ambiente de trabalho
Previr o aparecimento de supérfluos e a desordem
AUTODISCIPLINA
, Shitsuke
Rotinizar e padronizar a aplicação dos S anteriores
Incentivar esforços de aprimoramento
A metodologia possibilita desenvolver um planejamento sistemático, permitindo de imediato maior produtividade, segurança, clima organizacional e motivação dos funcionários, com consequente melhoria da competitividade organizacional.
Os propósitos da metodologia 5S são de melhorar a eficiência através da destinação adequada de materiais (separar o que é necessário do desnecessário), organização, limpeza e identificação de materiais e espaços e a manutenção e melhoria do próprio 5S.
Os principais benefícios da metodologia 5S são:
  1. Maior produtividade pela redução da perda de tempo procurando por objetos. Só ficam no ambiente os objetos necessários e ao alcance da mão
  2. Redução de despesas e melhor aproveitamento de materiais. A acumulação excessiva de materiais tende à degeneração
  3. Melhoria da qualidade de produtos e serviços
  4. Menos acidentes do trabalho
  5. Maior satisfação das pessoas com o trabalho
Relação com outros conceitos
Em geral, o 5S é usado com outros conceitos tais como SMED, TPM, e Just in Time. A disciplina dos 5S requer o descarte que faz parte do Seiri-utilização, "descarte" daquilo que não é mais utilizado com o propósito de obter as ferramentas e partes necessárias para a utilização. Isto é um dos princípios fundamentais do SMED, que por sua vez catalisa a produção Just in Time. O primeiro passo no TPM é a limpeza das máquinas, um dos procedimentos do 5S. Masaaki Imai inclui o uso do 5S em seu livro sobre o Kaizen. Todavia estes conceitos supracitados fazem parte da filosofia "lean" (decodificação ocidental do TPS - Toyota Productio System e disseminada no Brasil e no mundo por vários institutos criados a partir de profissionais que trabalharam na Toyota e participaram do desenvolvimento desta cultura que agrega valores como os do 5S, Kaizen, Nemawashi etc. para eliminar os desperdícios dos processos. No Brasil há grandes expoentes na prática do 5S de demais ferramentas orientais como o Sistema Lean de Consultores Independentes, a Honsha Consultoria e o Lean Institute Brasil que deriva diretamente do Lean Enterprise institute de John Womack, decodificador da filosofia.
Implementação
5S num contexto de negócios
A metodologia 5S foi adotada em várias organizações, desde pequenas empresas até as grandes corporações. Toda a implementação do 5S visa a melhorar a produtividade e o desempenho. Peterson, Jim & Smith, Roland dão exemplos de usos do 5S no contexto de negócios. Tais organizações e seus resultados incluem:
Centro de Suporte da Hewlett-Packard
  • Melhorou os níveis de qualidade da comunicação e troca de informações
  • Redução do ciclo de treinamento para novos empregados
  • Redução de reclamações
  • Redução do tempo de atendimento por cliente
  • Melhoria da produtividade
  • Maiores níveis de qualidade da produção
  • Maior segurança
  • Melhor Desempenho

0 comentários :

Postar um comentário