segunda-feira, 15 de outubro de 2012

AutoCAD Capítulo 02 – Configuração da Área de Trabalho

Objetivos
·         Configurar a área de trabalho;
·         Definir as unidades de trabalho;
·         Configurar as ferramentas de desenho.

O desenho feito em CAD tem certos conceitos que precisam estar claros para o usuário. Alguns deles já foram citados, e outros veremos a seguir. A área de que dispomos para desenhar é infinita, dentro do plano cartesiano, e os desenhos devem ser feitos em escala real, ou seja, 1=1. Na hora de plotarmos o desenho é que entramos com uma escala. Desta forma um mesmo desenho pode ser impresso ou plotado em diferentes escalas.
Apesar de termos toda essa liberdade para trabalhar, devemos ajustar alguns parâmetros antes de começar o desenho. São eles: a área de desenho (Limits), as unidades de trabalho (Units), o Grid e o Snap, e a forma de Entrada de Dados Dinâmica que é um novo formato criado na versão anterior. A seguir veremos cada um desses comandos em detalhe.
2.1. A Unidade de Trabalho – Comando Units
Esse comando permite escolher um entre cinco sistemas qual será a unidade de trabalho. Os arquitetos trabalham em metros e os outro profissionais, em outras unidades. Vamos ajustar a área para desenhar o limite do terreno de uma casa trabalhando em metros.

Figura 2.1 – Comando Units
1.       Clique no menu Format e em Units.
2.       Na janela selecione:
Type – Decimal
Precision – 0.00
Dê OK no final.
O resultado dessa mudança aparece no canto inferior esquerdo da linha de status, onde se vê as coordenadas.
2.2.                    A Área de Trabalho – Comando Limits
Esse comando permite determinarmos a área de trabalho, que é definida por um retângulo. Essa área é calculada em função do tamanho do desenho que vamos fazer. Deve-se verificar a área que o desenho vai ocupar. Por exemplo, se você vai desenhar um terreno com 20 x 40 m, a área do desenho é 20 x 40, mas é preciso deixar uma folga para a tela, então consideramos uma área de 30 x 50.
Verificada a área, entre no comando Limits que pede as coordenadas dos cantos inferior esquerdo e superior direito da área, e com esses dois pontos definimos um retângulo. Para facilitar o trabalho, adotamos o conto inferior esquerdo como 0,0 que é o default (padrão).
1.       Clique em Format.
2.       Clique em Drawing Limits.
3.       Na linha de comandos surgirá:
Command: LimitsReset Model space limits:
Specify lower left corner or [ON/OFF] <0.0000,0.0000>: Pressione Enter para Aceitar esse valor
Specify upper right corner <400.0000,300.0000>: 30,50
4.       Clique em View.
5.       Selecione Zoom e All.

2.3.                    Criar uma Malha de Referência – Comando Grid
Esse comando liga uma malha de pontos no fundo da área gráfica. A malha serve como referência para os pontos do desenho. É como se estivéssemos desenhando em cima de um papel milimetrado. Essa malha só é desenha na área especificada nos limites do desenho. O Grid não aparece no desenho quando é plotado ou impresso. Ele pode ser ligado e desligado também com a tecla F7, ou pela linha de Status no botão Grid. Acionada essa tecla, ele liga o grid e se acionada novamente, ela desliga. A distância entre os pontos no Grid pode ser controlada com o comando Grid via teclado ou pelo menu superior da seguinte forma:
1.       Clique em Tools e em Drafting Settings.
2.       Selecione a guia Snap and Grid como mostra a figura 2.2.
3.       Na caixa de Grid X spacing e Grid Y spacing coloque 1.
4.       Clique em Grid On.
5.       Selecione OK para fechar.

Figura 2.2 – Comando Grid.
Ao sair e voltar para a área de desenho. Surgem alguns pontos na tela a cada unidade.
2.4.                    O Passo do Cursor – Comando Snap
Esse comando permite darmos  um passo com o cursor com um determinado incremento. Esse passo controla o deslocamento do cursor sempre com o mesmo tamanho quando o Snap está ligado. Normalmente usamos o Snap coincidindo com o Grid de forma que usamos o Grid como indicador para o tamanho das linhas. Liga-se o Snap com a tecla F9 da mesma maneira que o Grid na F7, ou pelo botão Snap na linha de status.
O tamanho do passo pode ser alterado pelo comando Snap via teclado ou na mesma janela que o comando Grid visto anteriormente. O deslocamento do cursor na horizontal é controlado pelo valor de X e na vertical pelo valor do Y.
1.       Clique em Tools e em Drafting Settings.
2.       Selecione a guia Snap and Grid (Figura 2.2)
3.       Na caixa Snap X spacing e Snap Y spacing coloque 1
4.       Clique em Snap On.
5.       Selecione OK para fechar.
Não é obrigatório o  uso do Snap ao desenhar, mas ele ajuda muito quando temos um desenho no qual as linhas são múltiplas de algum valor. Às vezes ele atrapalha, então só desligar.
É possível também da um ângulo para o Snap. É como se o desenho fosse feito com um esquadro, só que aqui o esquadro pode ter qualquer ângulo. Para isso é só entrar com um ângulo no quadro Snap Angle e o cursor gira no ângulo escolhido. Consequentemente, todo o desenho será inclinado no ângulo escolhido.
O AutoCAD permite ainda trabalhamos em perspectiva isométrica. Ajustamos o Snap para Iso. Para ligarmos o modo isométrico, basta ligar a opção Isometric Snap. Depois de inciado o desenho, para mudarmos o plano da perspectiva, pressionamos a tecla CTRL + E ou F5 e os planos vão se alternando. O Snap não deve ter nenhum ângulo para usar a opção Iso, pois ela já ajusta automaticamente os ângulos das três faces da perspectiva isométrica (120 graus). A figura 2.5 mostra como os planos da perspectiva isométrica trabalham. A perspectiva isométrica pode ser usada para o desenho de perspectivas de hidráulica para banheiros.

Figura 2.5 – Snap Isométrico – Três Planos de Trabalho.
2.5.                    Modo Ortogonal – Comando Ortho
Da mesma forma que ligamos o Snap e o Grid para ajudar a termos referências durante o desenho, temos o modo Ortho que vai ligar o sistema ortogonal, permitindo que as linhas sejam sempre perfeitamente ortogonais umas às outras. Esse modo é ligado e desligado com a tecla F8, ou pelo botão Ortho na linha de Status.
1.       Aperte a tecla F8.
2.       Olhe na linha de Comandos.
3.       Você verá <Ortho on><Ortho off>.
Ao desenharmos as linhas, você verá um exemplo prático dessa função.

2.6.                    Entrada de Dados Dinâmicos
Desde a versão anterior do AutoCAD as dimensões são mostradas dinamicamente na geometria à medida que a cria ou edita. Não há mais necessidade de alternar o seu fogo entre a linha de comando e o cursor gráfico (a menos que o queira). É possível entrar com novos valores diretamente no cursor, os quais são imediatamente mostrados ao desenhar a geometria.
Você pode entrar com as coordenadas (Capítulo 04) em uma pequena janela que surge com a medida default que é atualizada conforme se move o cursor. Basta digitar o valor e dar Enter indicando a direção da linha com o cursor.
Se o prompt tiver opções, pressione a seta para baixo para ver as opções e clique numa para selecionar.
A figura seguinte mostra essa interação.

Figura 2.6 – Entrada de Dados Dinâmicos
Os dois tipos de entrada dinâmica são:
Entrada de pontos para coordenadas e entrada de dimensionamento para valores de distância e ângulos. Você pode ligar e desligar esse tipo de interação clicando no botão DYN na linha status. Para customizar a entrada dinâmica, use a caixa de diálogo Drafting Settings, através do menu Tools>Drafting Settings>Dynamic Input, ou clique com o botão direito do mouse em DYN na linha de status para mostrar a caixa de diálogo Drafting Settings.

Figura 2.7 – Customização da Entrada de Dados Dinâmica.
Entrada de pontos
Quando a entrada de pontos estiver habilitada e dependendo de como estiver a visibilidade, aparecem os valores das coordenadas conforme você move o cursor na área de desenho, mesmo quando não estiver em nenhum comando.
Para entrar com as coordenadas (Capítulo 04), digite o valor e pressione TAB para mudar para a próxima e então digite a próxima. Ao especificar um ponto, a primeira é uma coordenada absoluta. O formato para as próximas é relativo ou polar. Se desejar entrar com uma coordenada absoluta, insira um sinal de # antes da coordenada.
Entrada de Dimensionamento
Ao selecionar os grips (Capítulo 05) e colocar o cursor sobre eles, as dimensões da entidade são mostradas. Ao mover os grips usando o comando Stretch, por exemplo, as dimensões são atualizadas dinamicamente e o ângulo relativo à linha anterior também é mostrado.
Você pode configurar na caixa de diálogo Dimension Setting somente as informações que deseja ver.
Para acessar essa caixa de diálogo, coloque o ponteiro do mouse no botão DYN na linha de status, dê um clique com o botão direito para mostrar a caixa de diálogo Drafting Settings e depois clique no botão Settings no quadro Dimension Input.

Figura 2.8 – Configurar visibilidade de dimensionamento dinâmico

2.7.                    Personalização da Área de Trabalho
Desde a versão anterior você pode criar e salvar áreas de trabalho que contêm somente aquelas barras de ferramentas, paletas e menus utilizados com mais frequência. Você pode ainda alternar entre áreas de trabalho ao mudar de tarefas.
Na caixa de diálogo Configurações de Área de Trabalho (Workspace Settings) especifique uma área de trabalho default, salve automaticamente as mudanças que fizer e defina a ordem das áreas de trabalho. É possível acessar as configurações da área de trabalho de duas formas.
No menu Tools>Workspace>Selecionar uma área gravada, ou na barra de ferramentas Workspace.
Para salvar a configuração que estiver usando, selecione Save Current As... e digite um nome, para usar o padrão do AutoCAD, selecione AutoCAD default.
Ao selecionar a opção Workspace Settings, surge a caixa de diálogo seguinte na qual serão listadas as áreas gravadas. Elas geram uma lista que pode ser gerenciada pelo usuário, mudando a ordem pelas opções Move Down e Move Up e ainda inserir um separador de nomes.
Para mudar de opção de configuração, selecione na lista o nome da configuração desejada, pelo menu Tools ou pela barra de ferramentas Workspace.
2.7.1.  Travar Toolbars e Paletas
Você pode travar a posição das barras de ferramentas e das paletas de forma que elas não se movam acidentalmente. Para travar uma barra de ferramentas ou paleta, clique no meu Window>Lock Location e escolha o tipo de barra que deseja travar ou All para todas.
Um ícone na linha de status mostra o estado travado.
Ou Clique no ícone Lock na linha de status. Com o ponteiro do mouse na área dockable da aplicação dê um clique com o botão direito.
Para destravar uma barra de ferramentas ou paleta temporariamente, pressione a tecla CTRL ao mover uma paleta. Para destravar uma barra de ferramentas ou paleta completamente, clique no ícone do cadeado com o botão direito do mouse e selecione as barras a liberar ou seleciona All para todas; use o menu Windows opção Lock Location, ou pressionve a tecla CTRL.
Exercícios
1.       Neste Exercício vamos configurar uma área de trabalho para fazer o exercício do capítulo 3.
2.       Comece um desenho novo e ajuste os limites para 15,10.
3.       Em seguida dê Zoom All.
4.       Ajuste o Snap e o Grid para 0.5
5.       Com o comando save, salve o desenho com o nome “Capítulo 02”.

0 comentários :

Postar um comentário