segunda-feira, 15 de outubro de 2012

AutoCAD Capítulo 01 - Iniciar um Desenho

Objetivos
·         Iniciar o AutoCAD;
·         Apresentar a tela gráfica;
·         Mostrar os conceitos básicos do AutoCAD;
·         Criar e salvar um desenho. 
1.1.         Início
Para iniciar o AutoCAD no Windows, você pode colocar o ponteiro do mouse sobre o ícone do AutoCAD, clicar ou ir até o botão iniciar na barra de tarefas, dar um clique e selecionar Programas, depois AutoCAD 2007. Acione o programa, surge a área de trabalho com a janela principal do AutoCAD.
Esta versão do AutoCAD inicia o programa com uma tela em que você pode escolher uma configuração de tela para entrar no AutoCAD. As opções são:
·         3D Modelingentrar no espaço para projeto em 3D.
·         AutoCAD Classicentrar com a configuração clássica, com a Tool Pallets e a Sheet Set Manager.
·         AutoCAD Defaultentrar com as paletas anteriores mais as barras de ferramentas das Express Tool (Ferramentas Expressas).
Essas paletas são detalhadas mais adiante. Essa janela pode ser desabilitada selecionando a opção:
Don’t show me this again
Mesmo desabilitando a janela, você pode selecionar as telas com o comando Workspaces, depois de entrar com outra configuração qualquer.

Figura 1.2 – Workspaces.
1.2.         A Tela Gráfica
Ao iniciarmos um desenho com a opção AutoCAD Default, surge a tela da figura seguinte que é a área de desenho. Para facilitar a visão da área de trabalho, feche as paletas Shee Set Manager e Tool Palettes clicando no X do canto superior delas. Sua tela deve ficar como a apresentada na figura 1.3, que descreve cada área da tela.

Figura 1.3 – A tela gráfica do AutoCAD.
Os comando do AutoCAD aparecem no menu superior, os quais são acionados quando posicionamos o cursor em um deles e acionamos o primeiro botão do mouse. Os menus superiores são: File, Edit, View, Insert, Format, Tools, Draw, Dimension, Modify, Window, Help e Express, se você instalou as ferramentas desse menu ao instalar o AutoCAD.
É possível entrar em todos os comandos pelo teclado, digitando o comando e teclando Enter. Alguns comandos também podem ser acionados pela barra de ferramentas padrão ou pelas barras de ferramentas dos grupos de comandos. Essas outras barras de ferramentas são acionadas clicando com o botão direito do mouse em cima de qualquer botão das outras barras, como mostra a figura 1.4.

Figura 1.4 – Inserir barra de ferramentas.
1.       Clique em Object Snap.
2.       A barra Object Snap é inserida na tela.

Figura 1.5 – Barra de Ferramentas Object Snap.
O primeiro botão do mouse é o de dados, utilizando para acionar comandos na tela e marcar pontos no desenho. O botão direito equivale à tecla Enter do teclado. No AutoCAD, para encerrar um comando teclamos Enter e o comando se encerra. Por isso essa facilidade está no mouse, dando mais agilidade ao usuário. O Enter também repete o último comando usado, portanto para repetir um comando, clique no botão direito do mouse.
Os documentos do AutoCAD são chamados desenho, drawings, visto que utilizamos uma versão inglês, e gerem arquivos com a extensão *.DWG. na barra de título do Windows podemos ver sua identificação. O primeiro desenho que você abre recebe o nome de Drawing1.dwg e assim por diante. Ao salvar o arquivo, pode-se manter este nome ou escolher outro.
1.3.         Conceitos Básicos do AutoCAD
O AutoCAD trabalha no plano cartesiano de coordenadas X, Y, por isso é importante o conhecimento de geometria descritiva para desenhar com ele. No Capítulo 4 veremos em detalhes como se desenha entrando com medidas através das coordenadas. Devemos ter em mente que o desenho em 2D será feito em um plano cartesiano com eixos x e y. Esse plano está posicionado na tela gráfica e a sua origem (0,0) está no canto inferior esquerdo da tela.
No canto inferior esquerdo da área gráfica, na linha de status vemos um contador de coordenadas. Se você deslocar o seu cursor para o canto inferior esquerdo, verá que o contador mostra as coordenadas 0,0 e conforme for deslocando para a direita, o x vai aumentar, e deslocando para cima, o y aumenta. O Desenho pode ser feito em qualquer parte dessa área.
1.4.         Iniciar e Salvar um Desenho – Menu File
É muito importante que durante o seu trabalho você vá gravando o que for sendo feito, pois se houver uma queda de energia, você pode perder seu trabalho. Como trabalhamos com o Windows, os comando para salvar e sair são idênticos aos de outros programas para Windows. Observe em seguida:
·         QNew – Começa um novo desenho. Ao acionar essa opção, surge a janela seguinte de forma que você pode escolher um arquivo-padrão de template para começar o desenho.
Um template é um arquivo que o usuário pode salvar a partir de qualquer desenho como um template (Extensão *.DWT) e depois carrega-lo como parte de um desenho novo. No Template são definidos os ajustes básicos do desenho, como, por exemplo, unidades de trabalho, limites, precisão de casas decimais, ajustes de snap, grid e ortho, etc. Eles funcionam como um arquivo com parâmetros de trabalho já previamente definidos pelo usuário.
·         Open – essa opção abre um arquivo já existente. Ao acionar o comando, surge a janela na qual você deve selecionar um arquivo. Os desenho do AutoCAD têm a extensão *.DWG, portanto selecione um arquivo com essa extensão e depois selecione Open. Essa visualização facilita a seleção do arquivo. Você pode abrir vários desenhos simultaneamente numa mesma seção de AutoCAD. Para cada desenho será aberta uma janela. Essas Janelas podem se organizar da maneira que mais lhe convier, conforme as organizações do Windows. Os comandos Copiar e Colar podem ser utilizados de uma janela para outra.
·         Close – Fecha o arquivo corrente. Se você ainda não salvou, pode salvá-lo antes de fechá-lo.
·         Save – Essa opção salva um desenho. A primeira vez que você grava, o AutoCAD pede um nome para o desenho, o qual deve ser colocando no quadro File Name. Nas próximas vezes que você selecionar Save, a gravação será automática com o nome dado anteriormente.
·         Save as – Permite salvar o desenho atual com outro nome. É útil quando você deseja ter um desenho que até certo ponto é igual a outro. A partir daí pode fazer alterações que ele já tem outro nome e não perde o anterior.
·         Exit – Essa opção sai do AutoCAD.

0 comentários :

Postar um comentário